Anonim

Você modificou ou excluiu arquivos do seu Mac por acidente? Ou você planeja reinstalar o macOS devido a problemas com corrupção de dados?

Se você já se deu ao trabalho de configurar o Time Machine no Mac, não precisa se preocupar com isso. Além de usar a solução de backup local integrada do Mac para recuperar dados perdidos, você também pode reverter alterações em arquivos e documentos.

O que você pode fazer com o Time Machine?

Time Machine é uma solução de backup incremental que mantém automaticamente cópias atualizadas dos dados do seu Mac em uma unidade de armazenamento externo ou unidade NAS (Network Attached Storage). Além disso, ele contém vários instantâneos de arquivos e pastas da seguinte forma:

  • Backups de hora em hora nas últimas 24 horas.
  • Backups diários do último mês.
  • Backups semanais de todos os meses anteriores.

Portanto, se você fez alterações em um arquivo ou pasta, pode examinar rapidamente os backups do Time Machine e restaurar uma cópia pré-modificada sem problemas. O mesmo se aplica aos itens que você excluiu permanentemente e deseja recuperar.

O Time Machine exclui instantâneos mais antigos quando a unidade de backup começa a ficar sem espaço. Mas se for um volume proporcionalmente maior em comparação com o armazenamento interno do seu Mac, você provavelmente poderá recuperar dados de quando ativou o Time Machine pela primeira vez.

Além de recuperar arquivos e pastas individuais, o Time Machine também permite que você restaure todos os dados no seu Mac se você tiver que reinstalar o sistema operacional. Você pode até usar o Time Machine enquanto configura um novo Mac do zero.

Então, abaixo, você descobrirá exatamente o que deve fazer para restaurar um Mac a partir de backups do Time Machine.

Restaurar arquivos e pastas no Mac usando o Time Machine

Se você deseja restaurar uma cópia anterior de um arquivo ou pasta que você modificou ou excluiu por engano, o Time Machine deve ajudá-lo a recuperá-lo. Você também pode restaurar vários itens no mesmo diretório simultaneamente.

1. Abra o aplicativo Finder e navegue até o local do arquivo ou pasta que deseja reverter ou recuperar.

2. Selecione o ícone Time Machine na barra de menus do Mac e escolha a opção Enter Time Machine. Caso não o veja, abra o Launchpad e selecione Other > Máquina do tempo.

3. Use os botões Up e Down à direita da pilha de janelas do Finder para navegar instantâneos anteriores da pasta. Como alternativa, você pode usar a linha do tempo na borda direita da tela para alternar entre os backups disponíveis.

4. Selecione o arquivo ou pasta que deseja restaurar. Se você deseja restaurar vários itens do mesmo instantâneo, mantenha pressionada a tecla Command enquanto os seleciona.

Dica: Você pode visualizar a maioria dos formatos de arquivo no Time Machine usando o Quick Look (selecione o item e pressione Espaço).

5. Selecione o botão Restore.

6. Se você estiver restaurando um item modificado, o Time Machine deve apresentar três opções como a seguir:

Mantenha o original: Ignore a restauração do arquivo ou pasta.

Mantenha ambos: Mantenha cópias do item atual e do item restaurado.

Substitua: Substitua o item atual.

Se você estiver restaurando um arquivo ou pasta excluído, o Time Machine irá copiá-lo sem solicitar nada.

Você terminou de restaurar os itens usando o Time Machine. Repita as etapas acima para quaisquer outros arquivos ou pastas que deseja recuperar.

Restaurar todos os dados no Mac usando o Time Machine

Se você tiver um problema que exija a reinstalação do software do sistema do Mac ou a compra de um novo Mac, você pode usar o Time Machine para restaurar seus dados.

Para fazer isso, você precisa acessar um software chamado Migration Assistant. Você o encontrará ao configurar o macOS. No entanto, se você já terminou de fazer isso, pode invocá-lo abrindo Launchpad e selecionando Other > Migration Assistant

Depois de ver o Assistente de Migração na tela, siga as etapas a seguir:

1. Selecione a opção De um Mac, backup do Time Machine ou disco de inicialização no Migration Assistant e selecione Continue .

2. Selecione sua unidade de backup do Time Machine e selecione Continue. Caso não o veja, verifique se ele está fisicamente conectado ao seu Mac. No caso de uma unidade NAS, confirme se o seu Mac está conectado à mesma rede.

3. Por padrão, o Migration Assistant seleciona automaticamente o instantâneo mais recente da unidade de backup do Time Machine. No entanto, você pode expandi-lo para escolher um instantâneo diferente. Selecione Continue depois de fazer sua escolha.

4. Escolha os tipos de dados que deseja transferir do backup, como a pasta Aplicativos, pasta da conta do usuário, sistema e informações relacionadas à rede, etc.

Você também pode expandir sua conta de usuário e selecionar pastas individuais, por exemplo, Documentos e Imagens. Em seguida, selecione Continue.

5. Se você optar por importar uma conta de usuário, o Migration Assistant solicitará que você crie uma senha que você pode usar para fazer login.

Nota: Se você iniciou o Assistente de Migração após configurar seu Mac, deve escolher entre substituir sua conta de usuário atual e configurá-la como uma conta separada.

6. Aguarde até que o Time Machine termine de fazer o backup dos seus dados. Você se deparará com a tela Migration Completed assim que o Migration Assistant concluir a cópia de seus dados - selecione Donepara sair do Assistente de Migração.

Se você fez apenas uma transferência parcial de seus arquivos e pastas, sempre poderá acessar o Assistente de Migração e restaurar dados adicionais posteriormente.

De volta para o Futuro

Como você acabou de ver, o Time Machine torna incrivelmente conveniente restaurar arquivos e documentos em um Mac. Mas é sempre melhor criar backups adicionais do seu dispositivo macOS apenas para ter mais opções no futuro.

Por exemplo, usar o Utilitário de Disco para criar imagens de disco ou configurar e armazenar arquivos no iCloud Drive pode ajudar a proteger ainda mais seus dados.

Como restaurar um Mac a partir de backups do Time Machine