Se o seu MacBook, iMac ou Mac mini congelar, travar ou não funcionar normalmente, você deve reservar um tempo para diagnosticar e solucionar o problema. A melhor maneira de fazer isso é entrando e usando o Modo de segurança.
Mas se você não consegue descobrir como inicializar seu Mac no modo de segurança ou o que deve fazer para consertar o dispositivo depois de fazer isso, você encontrará tudo o que precisa saber abaixo .
O que é o modo de segurança no Mac?
Modo de segurança é uma versão simplificada da área de trabalho do Mac que carrega apenas o essencial necessário para colocar o dispositivo em funcionamento. Ele começa verificando se há problemas no disco de inicialização e inicia o sistema operacional sem extensões de terceiros, programas de inicialização ou fontes instaladas pelo usuário. Ele também limpa áreas específicas do cache do sistema (como o cache do kernel).
Isso ajuda a identificar o motivo por trás de quaisquer problemas persistentes com o sistema operacional. Por exemplo, se um item de inicialização não otimizado ou corrompido é o que causa lentidão no Mac, a inicialização no modo de segurança deve tornar isso imediatamente óbvio. Em seguida, você pode examinar os programas que são iniciados junto com o macOS e tomar as medidas necessárias.
É sempre uma boa ideia fazer uma verificação rápida online para quaisquer problemas específicos que você possa estar tendo com o seu Mac. Em seguida, tente aplicar qualquer correção rápida para resolver o problema.Por exemplo, reiniciar o dispositivo, instalar atualizações de aplicativos ou atualizar o próprio macOS pode resolvê-lo. Se isso falhar (ou se o sistema operacional estiver extremamente instável), é hora de entrar no modo de segurança.
Como inicializar um Mac no modo de segurança
O processo necessário para inicializar um Mac no modo de segurança muda dependendo se você possui um Mac com chipset Intel ou Apple Silicon.
Macs baseados em Intel
1. Abra o menu Apple e selecione Shut Down. Se o seu Mac estiver congelado, pressione e segure o botão Power até que a tela escureça.
2. Aguarde 10 segundos e pressione o botão Power. Em seguida, mantenha pressionada a tecla Shift.
3. Solte a tecla Shift quando vir a tela de login (deve demorar um pouco para aparecer, então seja paciente). Você deve ver Safe Boot em vermelho no canto superior direito da tela. Caso contrário, desligue o Mac e tente novamente.
Macs baseados em silício da Apple
- Desligue o Mac ou pressione e segure o botão Power para iniciar um desligamento forçado.
- Aguarde 10 segundos. Em seguida, pressione e segure o botão Power até que a tela Opções de inicialização apareça.
- Selecione o disco no qual deseja inicializar (você provavelmente verá apenas um rotulado como Macintosh HD) e pressione e segure o botão Tecla Shift.
- Selecione a opção Continuar no modo de segurança.
- Em seguida, solte a tecla Shift assim que vir a tela de login. Se você não vir Safe Boot em vermelho no canto superior esquerdo da tela, desligue o Mac e tente novamente.
Como usar um Mac no modo de segurança
Na maioria das vezes, inicializar no modo de segurança é suficiente para corrigir problemas causados por pequenos erros de disco, um cache de sistema obsoleto, fontes corrompidas, etc.É melhor segui-lo reiniciando imediatamente o dispositivo no modo normal. Se isso não ajudar, entre novamente no Modo de segurança e siga as sugestões abaixo.
Atualizar macOS e aplicativos
Atualizações de software de sistema mais recentes para o Mac contêm correções de bugs e aprimoramentos de desempenho. Se você tiver problemas para atualizar seu Mac normalmente, tente fazer isso no modo de segurança. Para fazer isso, abra o menu Apple, vá para System Preferences, escolha oAtualização de software e selecione Atualizar agora
Também é uma boa ideia atualizar os apps do seu Mac. Abra a App Store, vá para a guia Atualizações e selecione Atualizar tudo para aplicar todas as atualizações de aplicativos. Para aplicativos instalados fora da App Store, você deve localizar e usar as opções de atualização nos próprios aplicativos.
Limpar dados em cache
O modo de segurança limpa automaticamente várias formas de dados em cache, mas também é uma boa ideia excluir todo o aplicativo e os caches do sistema. Isso ajuda a evitar que arquivos obsoletos causem problemas.
Por exemplo, para excluir o cache do aplicativo em seu Mac, abra o Finder, pressione Command + Shift + G para chamar a caixa Ir para a pasta, digite ~/Library/Caches/ e selecione Go Em seguida, exclua todo o conteúdo do diretório.
Para obter instruções passo a passo completas, confira nosso guia sobre como limpar o cache em um Mac.
Desativar itens de inicialização
Programas de inicialização podem causar lentidão e inúmeros outros problemas, então você deve tentar desativá-los no Modo de segurança.
- Comece abrindo o menu Apple.
- Em seguida, selecione Preferências do sistema > Usuários e grupos.
- Em seguida, mude para a aba Itens de Login, anote todos os itens de inicialização e remova-os da lista.
- Saia do modo de segurança.
Se isso ajudar, tente adicionar cada programa de inicialização, um por um, até identificar o item que está causando problemas. Você deve mantê-lo desativado e procurar atualizações de aplicativos que possam ajudar a corrigi-lo. Ou entre em contato com o desenvolvedor do aplicativo para obter suporte.
Excluir programas e extensões Sketchy
Se o seu Mac começar a apresentar problemas após a instalação de um programa, tente excluir o programa no Modo de segurança. Para fazer isso, abra a pasta Applications do Mac e arraste o programa para Trash.
Além disso, você deve desativar quaisquer extensões de aplicativos de terceiros em seu Mac. Selecione Extensions no painel System Preferences e comece a desativá-los.
Restaurar Fontes
Modo de segurança exclui o cache de fontes, e isso geralmente é suficiente para corrigir quaisquer problemas causados por fontes instaladas pelo usuário. Mas se continuar a ter problemas (como texto corrompido ou confuso), você deve restaurar a configuração de fonte padrão do sistema.
Para fazer isso, abra o aplicativo Font Book no seu Mac e selecione File > Restaurar fontes padrão. Em seguida, selecione Continuar para confirmar.
Desconectar Acessórios Externos
Acessórios de hardware externos e periféricos que você conectou ao seu Mac também podem causar problemas. Primeiro, tente desconectá-los do seu Mac.Em seguida, se isso ajudar, identifique o item que está causando os problemas conectando-os individualmente e instalando qualquer atualização de driver relevante ou software de suporte no site do fabricante.
Criar uma nova conta de usuário
Criar e entrar em uma nova conta de usuário em seu Mac permite que você identifique se o problema é causado por configurações corrompidas ou configurações com sua conta normal. Para fazer isso, vá para System Preferences > Users and Groups e selecione+ícone em forma depara adicionar uma nova conta.
Se o seu Mac funcionar corretamente após entrar na nova conta, tente reparar a permissão de disco no seu Mac. Ou considere migrar para a nova conta.
O que mais você pode fazer?
O modo de segurança não é a solução para todos os problemas do seu Mac. Se você continuar tendo problemas, talvez queira redefinir a NVRAM e o SMC. Ambas as ações podem melhorar a estabilidade do macOS.
Você também pode carregar seu Mac no modo de usuário único (pressione Command + S ) na inicialização e execute uma verificação de consistência do sistema de arquivos (use o comando /sbin/fsck -fy para isso) para corrigir problemas graves com o disco de inicialização. Obviamente, outra solução viável é reinstalar o macOS do zero.
Finalmente, se nada disso ajudou, você deve procurar ajuda profissional levando seu Mac à Genius Bar mais próxima.