Você se preocupa em perder os dados e configurações do seu Apple Watch devido a corrupção de software ou falha de hardware? Nesse caso, você provavelmente está procurando maneiras de criar um backup do dispositivo. O mesmo se aplica antes de apagar um Apple Watch, pois isso permite que você recupere tudo mais tarde.
Mas aqui está o problema. Você não encontrará uma opção clara no Apple Watch ou no iPhone para proteger seus dados do watchOS. Portanto, se você se sentir confuso, mergulhe para descobrir o que deve fazer para fazer backup e restaurar um Apple Watch.
Seu Apple Watch faz backup dos dados automaticamente
Se você usa um Apple Watch há algum tempo, deve ter percebido que ele é essencialmente uma extensão do iPhone. Você recebe notificações, transmite músicas, sincroniza fotos etc., exigindo conectividade constante via Bluetooth e Wi-Fi com seu dispositivo iOS. Mesmo a variante de celular do Apple Watch (que pode funcionar por conta própria até certo ponto) precisa que você tenha um iPhone para gerenciá-la.
Portanto, o Apple Watch tira proveito disso fazendo backup contínuo de si mesmo no seu iPhone. Em outras palavras, você não precisa fazer nada de especial para manter seus dados seguros! Apenas certifique-se de que ambos os dispositivos continuem se comunicando, e isso deve acontecer automaticamente em segundo plano.
Qualquer backup do seu iPhone que você fizer no iCloud ou em um computador também deve incluir os dados do Apple Watch.No entanto, apenas backups criptografados podem conter dados de saúde e condicionamento físico. Os backups do iCloud são sempre criptografados, mas se você preferir fazer backup de um iPhone no seu Mac ou PC, escolha a opção Criptografar backups no Finder ou no iTunes.
Como forçar o backup de um Apple Watch
Backups automáticos à parte, também há uma maneira de criar manualmente um instantâneo completo dos dados do Apple Watch. Isso envolve desemparelhar o smartwatch do seu iPhone.
No entanto, o procedimento também reverte seu Apple Watch para as configurações de fábrica, portanto, é melhor usá-lo durante a solução de problemas ou antes da venda. Você pode restaurar os dados de backup no mesmo ou em um dispositivo watchOS mais recente. Para desemparelhar seu Apple Watch, eis o que você deve fazer:
Comece mantendo o iPhone e o Apple Watch próximos um do outro. Também é melhor abrir o Centro de Controle do Apple Watch (deslize de baixo para cima no mostrador do relógio) para verificar se ele possui uma conexão ativa com o seu iPhone (você verá um ícone verde do iPhone como confirmação).
Em seguida, abra o aplicativo Watch em seu iPhone, mude para Meu relógio e selecione All Watches Continue tocando no ícone Info ícone a seguir ao Apple Watch que você deseja desemparelhar. Na tela que aparece em seguida, escolha Desemparelhar Apple Watch
Em seguida, você deve inserir sua senha de ID Apple para desativar o Bloqueio de Ativação e tocar em Desemparelhar. Se você usa um modelo de celular, pode optar por manter ou remover seu plano de celular. Escolha o primeiro caso planeje emparelhá-lo com seu iPhone novamente.
Isso deve enviar uma cópia completa dos dados do Apple Watch para o seu iPhone e reverter o dispositivo watchOS para as configurações de fábrica. O procedimento de desemparelhamento deve levar vários minutos para ser concluído.
O que contém um backup do Apple Watch
Um backup do seu Apple Watch contém tudo o que é necessário para restaurar o dispositivo ao seu estado atual, como dados de aplicativos, layouts de aplicativos, configurações de mostrador do relógio e assim por diante. Ele também inclui seus dados de saúde e condicionamento físico, mas, novamente, seu iPhone faz backup apenas no iCloud ou de forma criptografada em um computador.
No entanto, um backup do Apple Watch não conterá seus emparelhamentos Bluetooth, informações de cartão de crédito ou débito ou a senha do dispositivo. Também não incluirá suas mensagens, pois elas sincronizam ativamente com o iCloud como parte do Mensagens para iCloud.
Você também pode visualizar seus backups do Apple Watch por meio da tela de gerenciamento de armazenamento do iPhone. Abra o aplicativo Settings e toque em > General > iPhone Storage > Watch to get to them.
Como você deve ter notado, os backups do Apple Watch são ridiculamente pequenos, pois consistem principalmente em configurações relacionadas a aplicativos. A maioria dos outros tipos de dados, como suas fotos, músicas e gravações de voz, já estão presentes no seu iPhone e sincronizados ativamente ou copiados para o iCloud.
Como restaurar um backup do Apple Watch
Você pode restaurar um backup do Apple Watch enquanto configura um novo dispositivo watchOS do zero ou imediatamente após desemparelhar seu Apple Watch atual do iPhone.
Escolha a opção Restaurar do backup enquanto trabalha no Assistente de configuração do aplicativo Watch. Em seguida, escolha o backup que deseja restaurar. Você deve ver uma marca de data que ajuda a determinar a idade de um backup. Siga o restante das instruções em seu Apple Watch para concluir a configuração.
Consulte nosso guia sobre como emparelhar um Apple Watch com o iPhone se precisar de ajuda adicional ao configurar seu Apple Watch. Se você tiver algum problema, também pode verificar maneiras de resolver problemas de emparelhamento em um Apple Watch.
Proteja seus dados do Apple Watch
Como você acabou de ver, você não precisa se esforçar para fazer backup de um Apple Watch. Basta mantê-lo conectado ao seu iPhone, e o software do sistema em ambos os dispositivos deve funcionar em conjunto para proteger seus dados e configurações. Mas se você deseja redefinir ou distribuir um dispositivo watchOS, simplesmente desemparelhando-o deve garantir que você tenha um backup completo de tudo nele.