Anonim

No Windows, você pode usar os consoles Prompt de Comando e Windows PowerShell para maior controle e gerenciamento mais rápido do sistema operacional. Ambas as CLIs (interpretadores de linha de comando) também ajudam a solucionar problemas sérios com seu PC.

O mesmo vale para o Terminal do Mac, mas sua natureza baseada em UNIX exige que você insira um conjunto diferente de comandos.

Se você passou recentemente a usar um Mac, aprenderá abaixo os equivalentes do Terminal a 15 comandos úteis do prompt de comando e do Windows PowerShell.

1. Exibir informações do sistema

Suponha que você queira identificar os vários componentes de hardware e software (processador, RAM, versão do sistema operacional, etc.) em seu computador. Nesse caso, você pode visualizar as informações no prompt de comando ou no Windows PowerShell com o comando systeminfo.

No Terminal, execute o seguinte:

system_profiler

Você também pode solicitar ao Terminal que filtre as informações por tipo de dados. Por exemplo, você pode obter uma visão geral do hardware do Mac apenas anexando SPHardwareDataType ao final do comando, por exemplo, system_profiler SPHardwareDataType.

Para obter uma lista de tipos de dados, execute o comando system_profiler -listDataTypes.

Para visualizar as informações por meio da GUI (interface gráfica do usuário) em seu Mac, mantenha pressionada a tecla Option e vá paraApple menu > System Information.

2. Ping Dispositivos e Redes

Você pode diagnosticar problemas de conectividade com sites e dispositivos locais executando o comando ping por meio do prompt de comando ou do Windows PowerShell. Isso avisa seu PC para transmitir e receber pacotes de dados, e você consegue detectar irregularidades nos tempos de resposta e perda de pacotes.

O comando ping é universal para a maioria das CLIs, mas o Terminal não define uma contagem de ping a menos que você o execute com o -c parâmetro da seguinte forma:

ping -c

3. Verifique as configurações de rede

No PC, executar ipconfig via prompt de comando carrega o utilitário de configuração do protocolo de Internet. Ele permite que você identifique configurações de rede TCP/IP juntamente com informações sobre endereços IP, máscaras de sub-rede, gateways padrão e assim por diante.

O equivalente do Terminal abre a Configuração da Interface e usa o seguinte comando:

ifconfig

Por padrão, ifconfig exibe apenas redes ativas. Para mostrar todas as interfaces, execute ifconfig -a em vez disso.

4. Descarregar Cache DNS

Um cache desatualizado do Domain Name System (DNS) em seu computador causa problemas de conectividade com sites. No Windows, executar o comando ipconfig /flushdns por meio de um console de prompt de comando elevado ajuda a limpar o cache DNS local do computador.

O Terminal equivalente a limpar o cache DNS no Mac é o seguinte:

sudo dscacheutil -flushcache;sudo killall -HUP mDNSResponder

Você deve inserir uma senha de administrador para autorizar o comando.

5. Ver todos os processos em execução

Em comparação com o Gerenciador de Tarefas do Windows, digitar tasklist no Prompt de Comando ou no Windows PowerShell permite uma visão mais clara dos processos em segundo plano do seu PC. Ele também contém informações como IDs de processo (PIDs) e estatísticas de uso de memória para cada tarefa.

No Mac, você pode executar um dos dois comandos abaixo:

  • topo
  • ps -ax

O comando top exibe uma lista dos processos que consomem mais recursos em tempo real, enquanto ps -ax mostra a lista completa de tarefas no seu Mac.

6. Fim do processo

Você também pode usar o prompt de comando e o Windows PowerShell para encerrar processos em execução com o comando taskkill.

O terminal equivalente do Mac é:

matar

Além disso, você pode usar o comando killall para encerrar todos os processos do Mac que contêm um nome específico, por exemplo, Banda de garagem. Aqui está o guia completo para encerrar os processos do Mac usando o Terminal.

7. Verifique as estatísticas da rede

O comando netstat no Windows permite visualizar uma lista de todas as conexões TCP ativas e ajuda a identificar problemas relacionados à rede.

No Mac, executar o mesmo comando produz resultados semelhantes:

netstat

Para visualizar uma lista de sinalizadores e opções específicas do Terminal, digite man netstat.

8. Reparar erros de disco

O utilitário de linha de comando Check Disk no Windows, que pode ser invocado executando chkdsk no prompt de comando ou no Windows PowerShell, permite que você para verificar e reparar erros relacionados ao disco.

O equivalente do Terminal no macOS é o comando fsck (verificação de consistência do sistema de arquivos). Comece inicializando seu Mac no modo de usuário único - pressione Command + S na inicialização . Em seguida, execute o seguinte:

/sbin/fsck -fy

9. Criar Link Simbólico

Links simbólicos (symlinks) são cruciais se você achar impossível alterar os locais que aplicativos e programas usam para armazenar arquivos.

Por exemplo, você pode usar um link simbólico para sincronizar qualquer pasta com um serviço de armazenamento em nuvem, fazendo com que pareça estar dentro do diretório de sincronização padrão. No Windows, você usa o comando mklink /J.

No macOS, o Terminal equivalente é:

In -s

Para saber mais, confira como os links simbólicos funcionam no Mac.

10. Programar desligamento

Se você deseja desligar seu PC após um determinado período de tempo, use o comando shutdown -f -t .

No Mac, use o seguinte comando:

sudo shutdown -h +

Você sempre pode usar o comando sudo killall shutdown para cancelar um desligamento agendado.

11. Comparar diferenças de arquivos

No Windows, você pode comparar a diferença entre dois arquivos usando o comando fc.

O terminal equivalente do Mac é:

diff

O comando diff vem com várias opções. Por exemplo, você pode usar a opção -i para fazê-la ignorar diferenças de maiúsculas e minúsculas em arquivos de texto. Execute man diff para ver uma lista completa de opções.

12. Encontre a senha do Wi-Fi

Sempre que precisar identificar a senha de uma conexão Wi-Fi rapidamente, você pode usar o netsh wlan show profile key=clear no seu PC.

No Mac, você deve executar o seguinte comando no Terminal:

security find-generic-password -ga “” | grep “senha:”

13. Atualize o Mac

No Windows, você pode instalar atualizações do sistema operacional por meio do Windows PowerShell com Get-WindowsUpdate e Install-WindowsUpdate comandos. É mais rápido e menos lento em comparação com o uso da GUI.

Os equivalentes do Terminal para atualizar o macOS são:

  • softwareupdate -l para verificar e visualizar atualizações e identificadores pendentes.
  • softwareupdate -i para instalar uma atualização.

14. Renovar Concessão de IP

Liberar e renovar a concessão de IP (Internet Protocol) pode corrigir problemas relacionados à conectividade em seu computador. Isso envolve a execução dos comandos ipconfig /release e ipconfig /renew por meio do prompt de comando no Windows.

O Mac oferece uma opção de GUI por meio de System Preferences > Network> Wi-Fi/Ethernet > Avançado > DHCP > Renovar DHCP No entanto, você também pode usar o seguinte comando do Terminal:

sudo ipconfig set DHCP

Se você não souber o nome da interface de rede, use o comando ifconfig para identificá-lo, por exemplo, en0.

15. Verifique o tempo de atividade

Você pode verificar o tempo de atividade do seu PC com o comando (get-date) – (gcim Win32_OperatingSystem).LastBootUpTime Windows PowerShell.

No Terminal do macOS, execute o seguinte comando:

tempo de atividade

O comando uptime ajuda a determinar se é hora de desligar ou reiniciar o Mac. Isso geralmente ajuda a resolver falhas técnicas aleatórias que impedem o macOS de funcionar corretamente.

Mudando para Terminal

O Terminal do Mac permite que você execute a maioria das tarefas com as quais você se acostumou com o prompt de comando e o Windows PowerShell no PC. Embora os comandos equivalentes acima não sejam exaustivos, eles sempre devem ser úteis.

15 terminais Mac equivalentes ao prompt de comando do Windows e comandos do PowerShell