Anonim

Na maioria dos casos, o uso diário de um MacBook Air ou MacBook Pro deve ser relativamente silencioso. No entanto, às vezes, os ventiladores de alta frequência nesses laptops aumentam e resultam em um ruído ensurdecedor. Por que o seu MacBook Pro é tão alto e barulhento? Aqui estão alguns motivos prováveis, juntamente com possíveis correções.

Por que os fãs geralmente giram

Primeiro, vamos identificar por que seus fãs geralmente giram. Quando os componentes do seu MacBook, especialmente a CPU, estão trabalhando duro, eles geram calor como subproduto. Os ventiladores sugam o ar quente e o ar frio é puxado para dentro do sistema, evitando o superaquecimento do computador.

Embora isso seja normal quando você está jogando videogame ou pressionando o sistema de outra forma, não deve acontecer quando o computador está ocioso ou sendo usado para navegar na Web ou escrever um documento em um processador de texto. Os ventiladores podem ligar brevemente sob cargas leves, mas não devem permanecer ligados. Se o fizerem, você precisa investigar mais.

Aplicativos em segundo plano

Embora você não use o MacBook para tarefas pesadas em primeiro plano, pode haver muita coisa acontecendo em segundo plano. É durante os períodos ociosos que seu macOS pode realizar algumas tarefas de limpeza. Por exemplo, o macOS Spotlight Search é um culpado comum, pois indexa o conteúdo do seu Mac quando você não o está usando.

Você pode verificar facilmente quais programas e processos estão usando os recursos de sua CPU abrindo o Activity Monitor. Você pode encontrar isso usando um dos dois métodos:

  • Aplicativos > Utilitários > Monitor de atividades.
  • Pressione Command + barra de espaço para abrir Spotlight e digite Monitor de Atividade.

Se quiser saber mais sobre como usar o Activity Monitor, consulte o guia The Activity Monitor & How To Use It. Se você quiser saber como acabar com esses processos que consomem muita CPU, então 5 maneiras de forçar o encerramento de aplicativos no seu Mac tem as respostas.

Não bloqueie as saídas de ar

Além do novo MacBook Air M1, todos os MacBooks têm saídas de ar.

Os dispositivos MacBook Pro podem tê-los nas laterais e na parte traseira do computador. Como as aberturas não estão na parte inferior, você não as bloqueará quando o dispositivo estiver no seu colo.

No entanto, se você colocar o laptop em uma superfície macia (um travesseiro ou cama), poderá bloquear a ventilação traseira e fazer com que os ventiladores girem mais, pois não há fluxo de ar suficiente para deslocar o ar quente fora do sistema.

Você pode usar uma “mesa de colo” para evitar o bloqueio das saídas de ar. Existem muitas opções que fornecem uma superfície ideal que nunca bloqueará as aberturas de ventilação.

Verifique se há sujeira nas aberturas

Além das saídas de ar bloqueadas, pode haver obstruções internas que impeçam o ar de fluir livremente. Limpar as aberturas de ventilação do seu MacBook pode ser uma solução.

Lembre-se das seguintes dicas ao limpar suas aberturas:

Uma pequena escova macia é uma boa escolha para limpar as próprias aberturas de ventilação.

Você pode (com cuidado) usar um espanador de ar comprimido. Siga as instruções incluídas e evite desligá-los durante o uso. Eles podem lançar um fluxo de gás frio e causar condensação dentro do computador ou de suas aberturas.

Tente usar um aspirador de teclado com uma pequena escova para remover a poeira da ventilação. Tenha cuidado ao usar um dispositivo energizado próximo a equipamentos de computador sensíveis.

Considere a limpeza interna do MacBook

Com o tempo, a poeira pode se acumular dentro do seu MacBook e entupir os ventiladores, tornando-os menos eficazes. Abra o laptop para limpar a poeira de dentro seguindo as dicas abaixo.

  • Se o seu MacBook ainda estiver na garantia, procure uma oficina certificada para fazer a manutenção.
  • Se quiser fazer isso sozinho, use o iFixit Essentials Electronics Toolkit ou, pelo menos, uma chave de fenda P5 Pentalobe para os modelos Retina MacBook Pro e MacBook Air. Aqui estão algumas etapas básicas, como exemplo, para entrar no MacBook Pro 2019:

  1. Você precisa remover seis parafusos pentalobe do painel inferior.
  2. Use espátulas para soltar os lados esquerdo e direito do painel.
  3. Deslize-o da maneira correta para evitar amassados ​​na tampa.
  4. Remova cuidadosamente qualquer poeira acumulada nos ventiladores.

Procure um vídeo do YouTube para o seu modelo exato para ver como abrir seu laptop e limpar os ventiladores.

Redefinir o controlador de gerenciamento do sistema

Às vezes, o sistema de controle do ventilador de um MacBook pode apresentar problemas. Isso pode ser corrigido redefinindo o System Management Controller (SMC). O método exato de como fazer isso varia de acordo com o modelo.

Redefinir o SMC em Macs equipados com T2

Se não tiver certeza se seu Mac é um modelo T2, use o Google para pesquisar o nome do modelo e o termo “T2”. Para os modelos mais recentes de MacBook com o chip de segurança T2:

Desligue o computador.

  1. No teclado integrado, pressione e segure o controle esquerdo, Opção esquerda e Shift direito teclas para sete segundos.

  1. Sem soltar nenhum desses botões, mantenha pressionado o botão liga/desliga.

  1. Espere mais sete segundos, então solte todos os quatro botões .
  1. Aguarde alguns segundos e pressione o botão liga/desliga como de costume para ligar o computador.

Redefinir o SMC em Macs não T2

A maioria dos MacBooks de 2017 ou anteriores não possui um chip T2 e, portanto, possui um método de redefinição diferente:

Desligue o computador.

  1. Usando o teclado integrado, pressione e segure Shift esquerdo, Control esquerdo e esquerdo Opção chaves.

  1. Enquanto segura as três teclas com a mão esquerda, mantenha pressionado o botão liga/desliga.

  1. Espere 10 segundos.
  2. Libere tudo, aguarde alguns segundos e ligue o Mac normalmente.

Redefinir o SMC no Mac com bateria removível

Siga as etapas abaixo para redefinir o SMC em um Mac com uma bateria removível:

  1. Desligar o computador.
  2. Remova a bateria.
  3. Segure o botão liga/desliga por 5 segundos.
  4. Coloque a bateria de volta.
  5. Ligue seu Mac.

Uma atualização do macOS pode ser a solução

No passado, alguns modelos de MacBook foram vítimas de bugs do ventilador, onde o ventilador respondia incorretamente a vários níveis de temperatura. Se o seu fã desenvolveu problemas após uma atualização recente, considere fazer o downgrade do macOS. Como alternativa, se houver uma atualização pendente, instale-a para ver se isso resolveu o problema.

A resposta, meu amigo, está soprando no vento

Depois de tudo isso, espero que agora você tenha um MacBook um pouco menos propenso a provocar um furacão sem um bom motivo.

Se você está prestes a atualizar seu laptop, considere um dos modelos M1 MacBook Air ou MacBook Pro mais recentes. Eles usam Apple Silicon que funciona em temperaturas muito mais baixas.

O MacBook Air M1 não tem nenhuma ventoinha! Nosso próprio M1 MacBook Pro ainda não conquistou seus fãs, apesar de trabalhar duro para fazer vídeos para o canal Online Tech Tips do YouTube. Se você está curioso sobre a linha M1, confira Apple M1 vs. Intel i7: The Benchmark Battles.

Ventiladores do MacBook Pro barulhentos e barulhentos? 5 maneiras de corrigir