A redefinição de fábrica do seu iPhone ou iPad envolve a limpeza de todos os dados pessoais e a reversão de cada configuração relacionada ao sistema ao seu padrão. Essencialmente, você acaba com o software do sistema revertendo para o de um dispositivo iOS ou iPadOS recém-saído da caixa.
O procedimento de reinicialização em si é totalmente direto. Você pode iniciá-lo e concluí-lo usando apenas o iPhone ou iPad sozinho ou com a ajuda de um Mac ou PC. Mas, dependendo de por que e como você deseja redefinir seu iPhone ou iPad, pode ser necessário se preparar para a redefinição fazendo backup de seus dados, desativando o Bloqueio de Ativação e cancelando o registro do iMessage.
Por que você deve redefinir um iPhone ou iPad para as configurações de fábrica
Embora você possa redefinir seu iPhone ou iPad de fábrica sempre que quiser, não há motivo para fazer isso, a menos que encontre uma ou ambas as situações abaixo.
Corrigir problemas relacionados ao software
Suponha que o software do sistema em seu iPhone ou iPad esteja com defeito ou você tenha problemas para usar um aplicativo, recurso ou funcionalidade específica. Desde que você já tenha trabalhado em todas as correções aplicáveis, reverter o dispositivo para os padrões de fábrica pode muito bem funcionar como um último esforço para resolver o problema.
Venda seu iPhone ou iPad
Se você planeja vender seu iPhone ou iPad, uma redefinição de fábrica ajuda a apagar todos os seus documentos, fotos e aplicativos. Isso não apenas protege sua privacidade, mas o comprador também recebe um dispositivo com uma cópia limpa do software do sistema no qual ele pode entrar e começar a usar imediatamente.
Como fazer backup do iPhone no iCloud ou Finder/iTunes
Antes de executar uma redefinição de fábrica do seu iPhone ou iPad, você deve fazer backup do dispositivo no iCloud ou em um Mac ou PC, ou ambos. Aqui está o porquê.
Se você está prestes a redefinir seu iPhone para corrigir um problema específico, um backup permite que você recupere os dados perdidos durante o procedimento. Ou, se você pretende vender seu dispositivo, pode usar o backup para configurar um novo dispositivo iOS ou iPadOS mais tarde e continuar de onde parou anteriormente.
Como fazer backup no iCloud
Desde que você tenha armazenamento gratuito suficiente no iCloud, você pode criar um backup baseado em nuvem do seu iPhone ou iPad contendo seus dados mais importantes. No entanto, não incluirá dados que já sincronizam com o iCloud (como suas fotos, contatos, notas, etc.).
1. Abra o aplicativo Configurações em seu iPhone ou iPad.
2. Toque no seu ID Apple.
3. Selecione a opção iCloud.
4. Role para baixo e selecione iCloud Backup.
5. Toque em Fazer backup agora.
Observação: Você deve conectar seu iPhone ou iPad a uma rede Wi-Fi para fazer backup no iCloud.
Como fazer backup no iTunes/Finder
Você pode criar um backup completo do seu iPhone ou iPad para um PC ou Mac. Se você possui um Mac com macOS Mojave ou anterior ou usa um PC, deve usar o iTunes. Se você usa um Mac com macOS Catalina ou posterior, deve usar o Finder. Comparado ao iCloud, um backup do iTunes/Finder é mais rápido de executar e mais rápido de restaurar.
Observação: Você pode baixar e instalar o iTunes para PC através da Microsoft Store ou do site da Apple.
1. Abra o iTunes/Finder no seu Mac ou PC e conecte seu iPhone ou iPad via USB. Se você nunca conectou o dispositivo ao seu computador antes, toque em Trust.
2. Selecione seu dispositivo iOS ou iPadOS no canto superior direito da janela do iTunes ou na barra lateral do Finder.
3. Ative o botão ao lado de Faça backup de todos os dados do seu iPhone neste Mac e selecione Fazer backup agora .
4. Selecione Criptografar backups para proteger seu backup com senha ou Não criptografar para executar uma backup regular.
5. Aguarde até que o iTunes ou Finder termine de criar o backup.
Como desativar o Find My iPhone/iPad
Backups à parte, você deve desativar a funcionalidade Find My se planeja usar um PC ou Mac para restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica. Isso evita que outras pessoas façam uma redefinição sem sua permissão.
Você também deve desativar o recurso, independentemente do método de redefinição de fábrica de sua preferência, caso pretenda vender o dispositivo. Caso contrário, seu iPhone usa um recurso chamado Bloqueio de Ativação que impede que qualquer outra pessoa faça login no dispositivo.
1. Abra o aplicativo Configurações em seu iPhone.
2. Toque no seu ID Apple.
3. Toque em Find My.
4. Toque em Find My iPhone ou Find My iPad.
5. Desligue a chave ao lado de Find My iPhone ou Find My iPad.
6. Digite sua senha de ID Apple e toque em Turn Off.
Como cancelar o registro do iMessage (somente iPhone)
Se você está prestes a vender seu iPhone e mudar para um dispositivo Android, você deve cancelar o registro do iMessage. Caso contrário, você pode ter problemas para receber mensagens de texto de seus contatos do iOS.
1. Abra o aplicativo Configurações em seu iPhone.
2. Role para baixo e toque em Mensagens.
3. Desligue a chave ao lado de iMessage.
Como redefinir o iPhone para as configurações de fábrica
Agora que você concluiu o backup do seu iPhone ou iPad (e desativou o Find My e/ou cancelou o registro do iMessage), você pode redefinir as configurações de fábrica usando o próprio dispositivo ou conectando-o a um Mac ou PC.
O uso da opção integrada de redefinição de fábrica no iOS e iPadOS é o mais conveniente, mas você deve usar o computador se tiver problemas para interagir com o dispositivo. Suponha que o problema seja sério o suficiente para que você não consiga desativar o Find My. Nesse caso, você não poderá executar a redefinição de fábrica, a menos que force a reinicialização do iPhone e entre no modo de recuperação.
Como fazer a redefinição de fábrica usando iPhone e iPad
1. Abra o aplicativo Configurações em seu iPhone.
2. Selecione Geral.
3. Selecione Reset.
4. Toque em Apagar todo o conteúdo e configurações.
5. Toque em Apagar agora.
Importante: Toque em Faça backup e apague se não o fez t faça um backup do seu iPhone ou iPad antes.
6. Digite a senha do seu dispositivo.
7. Toque em Apagar iPhone para confirmar.
Como fazer a redefinição de fábrica usando o iTunes ou o Finder
1. Abra o iTunes ou o Finder no seu Mac ou PC. Em seguida, conecte seu iPhone ou iPad via USB.
2. Selecione seu dispositivo iOS ou iPadOS no iTunes ou Finder.
3. Selecione Restore iPhone ou Restore iPad.
Observação: Você não pode prosseguir além desta etapa, a menos que desative o Buscar no seu iPhone ou iPad.
4. Se você já fez backup do seu dispositivo, selecione Não fazer backup. Caso contrário, selecione Back Up.
5. Selecione Restore.
Aviso: Não desconecte o dispositivo do computador durante o procedimento de redefinição de fábrica.
Redefinição de fábrica concluída: Restaurar backup ou desligar
Após o procedimento de redefinição, seu iPhone ou iPad carregará o Assistente de configuração. Você pode optar por restaurar seus dados de um backup do iCloud ou iTunes/Finder, se desejar.
Ao chegar na tela Apps & Data, selecione Restore from iCloud Backup or Restore from Mac ou PC,dependendo de como você deseja restaurar os dados em seu iPhone ou iPad. Se você for vender o dispositivo, basta desligá-lo.