Todo mundo conhece a sensação de tocar em seu laptop depois de uma longa sessão de trabalho, apenas para se sentir mais próximo de um vulcão ativo do que de uma ferramenta delicada. Os MacBooks podem ser particularmente propensos a esse problema, mas a boa notícia é que existem maneiras de acabar com esse problema antes que ele comece.
Um MacBook superaquecido pode afetar o desempenho, fazer com que sua máquina funcione mais lentamente e pode até mesmo danificar a bateria e reduzir sua capacidade geral. Não espere até que seu computador fique muito quente para tocá-lo - tome medidas proativas para impedir que seu MacBook superaqueça.
Como impedir que um MacBook superaqueça
Se o seu MacBook tende a superaquecer, certifique-se de não cometer esses erros comuns.
Permitir ventilação adequada
Todo mundo já viu na imprensa imagens de alguém deitado na cama usando seu MacBook. Embora seja relaxante deitar na cama e navegar nas redes sociais, nem sempre é a jogada mais inteligente, especialmente se os fãs estiverem bloqueados.
A série de laptops MacBook tende a ter apenas um único ventilador de resfriamento sem tanta ventilação quanto um laptop Windows equivalente. Isso resulta em temperaturas mais altas, mas sem a ventilação correta, seu laptop pode esquentar ainda mais. Certifique-se de que está em uma superfície nivelada e nada está bloqueando as aberturas.
Certifique-se de que seus ventiladores também estejam funcionando corretamente. Se parecer que um ventilador não está girando ou você não consegue sentir o fluxo de ar, um ventilador pode estar bloqueado ou o controlador pode estar quebrado.
Limpe seu Mac
Da mesma forma que permite uma ventilação adequada, você deseja manter seu Mac o mais limpo possível. À medida que a poeira e a sujeira se acumulam em seu laptop, às vezes podem bloquear o fluxo de ar dentro do MacBook e impedir que ele esfrie adequadamente.
Ao usar lenços de limpeza eletrônicos pelo menos uma vez por semana, você pode eliminar qualquer coisa que possa ter bloqueado o fluxo pela máquina.
Atualizar o software
as atualizações do macOS são mais do que alterações anuais que trazem uma interface atualizada. A atualização do seu macOS é uma das modificações mais importantes que você fará no seu PC e traz consigo novos recursos, patches de segurança e otimização de desempenho.
Um MacBook desatualizado pode estar mais sujeito a superaquecimento. Se os técnicos da Apple descobrirem uma falha no código que possa causar problemas, uma atualização será lançada para corrigi-la. Sem fazer essas atualizações, você deixa seu sistema aberto a ameaças e vulnerabilidades.
Para atualizar seu software macOS, abra Settings > Atualização de software . Ele verificará automaticamente se há atualizações disponíveis e avisará se houver alguma disponível.
Verifique a atividade do Mac
O Activity Monitor permite que você veja todos os programas atualmente ativos em sua máquina, bem como aqueles que estão usando mais recursos. Se sua CPU estiver sobrecarregada, fechar os programas mais intensivos pode liberar recursos.
Digite Command + Space para abrir o Spotlight e depois digite Activity Monitor e pressione Enter. Isso abre o Activity Monitor e exibe todos os programas em execução tanto o primeiro plano quanto o plano de fundo. Clique no ícone % CPU na parte superior para classificar por programas que usam mais potência da CPU.
Se houver algum programa que você não reconheça, pesquise um pouco sobre ele para garantir que não seja um rootkit ou malware ou algum outro aplicativo desagradável.Se não for um aplicativo necessário ou que você esteja usando no momento, finalize o processo. Quanto menos carga você colocar em sua CPU, menor a probabilidade de sua máquina superaquecer.
Desligar as guias do navegador
Cada guia do navegador que você abre exige uma certa quantidade de recursos do sistema, especialmente o Chrome, um criminoso notório por usar uma quantidade ridícula de energia. Se possível, evite o Chrome e opte por navegadores mais amigáveis, como Safari ou Firefox.
Embora possa ser um meme que as pessoas abram 20 guias diferentes do navegador e as deixem abertas, você não deve fazer isso. Se você tiver guias do navegador abertas que não são mais necessárias, feche-as. Sua máquina não apenas funcionará muito mais rápido, mas também ajudará a impedir o superaquecimento do seu MacBook.
Use carregadores oficiais
Se você perder o carregador do seu MacBook, pode ficar tentado a investir em um de menor custo; afinal, o carregador oficial custa mais de US$ 80.Resista a esta tentação. Os carregadores não oficiais do mercado não são tão confiáveis quanto os oficiais. Além disso, podem acabar causando danos à sua bateria.
Danos à bateria de um laptop podem causar mais do que uma redução na vida útil da bateria. Baterias superaquecidas às vezes podem explodir e ferir gravemente o usuário. Use apenas carregadores confiáveis para garantir que você não cause danos ao seu MacBook ou a si mesmo.
Substitua a bateria
Se a bateria do seu MacBook estiver muito velha, ela pode começar a esquentar durante o uso ou durante o carregamento. Se for esse o caso, a única solução real é substituir a bateria por uma versão mais recente. Você pode encontrar baterias para compra no eBay ou no site oficial da Apple.
Você pode usar uma bateria mais velha por muito tempo; na verdade, os MacBooks têm uma ferramenta de análise de bateria integrada.Embora você possa substituir a bateria em casa, não recomendamos. Muitas vezes, é melhor ter uma oficina autorizada para lidar com o conserto, especialmente se o seu MacBook estiver coberto pela garantia. Você pode ver os preços para substituir uma bateria do Mac pela Apple em seu site.
Verifique se há malware
Embora seja incomum, os computadores Mac podem ser infectados por vírus e malware de vez em quando. Um dos maiores sinais de que seu sistema tem um convidado indesejado pegando carona é o superaquecimento. Se o seu MacBook estiver constantemente aquecendo, procure um software antivírus para o seu MacBook.
Muitas vezes, a correção mais fácil é remover o software ofensivo para restaurar o funcionamento completo do sistema. Evite clicar em links obscuros ou visitar sites potencialmente perigosos para que nenhum malware possa entrar no seu computador. Encontre um software antivírus confiável para Mac e execute verificações regulares.
Há muitos motivos para o superaquecimento do seu MacBook. A boa notícia é que a maioria deles não é perigosa. Apenas tome cuidado para deixar seu laptop obter a ventilação adequada de que precisa e talvez exija um pouco menos de sua CPU.