Ao usar seu Mac, você ficará surpreso com a rapidez com que os downloads do navegador consomem o armazenamento interno. Instaladores de programas, arquivos ZIP compactados, tipos de arquivos de documentos e assim por diante podem aumentar rapidamente para dezenas ou até centenas de gigabytes. Mas isso não é tudo.
Vários aplicativos nativos e de terceiros (digamos, Apple TV e Spotify) permitem que você baixe multimídia e outras formas de conteúdo para acesso off-line. Isso sem falar nos vários downloads diversos (como arquivos de software do sistema do iPhone) que seu Mac pode fazer durante o uso regular.
Se você está prestes a ficar sem espaço de armazenamento no Mac, pode contar com vários métodos para excluir downloads no seu Mac e liberar espaço rapidamente. Vamos explorá-los em detalhes abaixo.
Verifique a pasta de downloads do Mac
Por padrão, todos os três principais navegadores da Web no Mac (Safari, Google Chrome e Mozilla Firefox) salvam arquivos em uma pasta de downloads especialmente designada em sua conta de usuário. Você pode acessá-lo imediatamente usando o Finder.
Basta abrir uma janela do Finder e selecionar Downloads na barra lateral. Se a opção estiver ausente, selecione Go na barra de menu e escolha a opção Downloads opção .
Você deverá ver uma lista de downloads de navegadores no Mac. Aplicativos não nativos também podem usar o mesmo diretório para salvar arquivos (por exemplo, Skype e Transmission), então não se surpreenda ao ver downloads adicionais espalhados por dentro.
É melhor mudar a pasta Downloads para Lista visualizar e classificar arquivos usando a Data ou Tamanho colunas. Isso deve facilitar a identificação dos arquivos que economizam mais espaço.
Para excluir um arquivo, clique com a tecla Control pressionada e selecione Mover para a lixeira. Você também pode manter pressionada a tecla Command para selecionar e mover vários arquivos para a lixeira do Mac simultaneamente.
Em seguida, esvazie a Lixeira. Para fazer isso, pressione Control e clique no ícone Trash no Dock e selecione Empty Trash.
Excluir histórico de downloads
Sempre que você realizar um download na internet, Safari, Chrome e Firefox automaticamente manterão um registro do mesmo. No entanto, excluir o arquivo baixado usando o Finder não remove a entrada correspondente do seu navegador da web.Se a privacidade for uma preocupação, você deve excluir o histórico de download separadamente.
Excluir histórico de download – Safari
Abra o menu Exibir e selecione Mostrar downloads. Em seguida, selecione Clear para excluir o histórico de download do Safari. Ou clique com a tecla Control pressionada e escolha Remover da lista para excluir entradas individuais da lista.
Excluir histórico de download – Chrome
Abra o menu Chrome e selecione Downloads Em seguida, selecione o ícone Mais no canto superior direito da tela e escolha Limpar tudo para remover Histórico de downloads do Chrome. Se desejar, você pode excluir entradas individualmente selecionando o ícone em forma de x ao lado de cada download.
Excluir histórico de downloads – Firefox
Abra o menu Firefox, aponte para Library e selecione Downloads Em seguida, selecione Limpar downloads para se livrar do histórico de download. Para remover entradas individuais, clique com a tecla Control pressionada e selecione Remover do histórico em vez disso.
Use o utilitário de gerenciamento de armazenamento
Finder à parte, você pode usar o utilitário integrado de gerenciamento de armazenamento para excluir downloads no seu Mac. Você pode acessá-lo abrindo o menu Apple e selecionando Sobre este Mac >Storage > Manage.
Escolha Documentos na barra lateral de gerenciamento de armazenamento e mude para Downloadsguia para abrir uma lista de downloads em seu Mac.
Classifique seus downloads usando o Kind, Último acesso e Tamanho colunas.Em seguida, selecione um arquivo e use o botão Excluir para removê-lo do seu Mac. Mantenha pressionada a tecla Command para selecionar e remover vários itens.
O utilitário Storage Management também permite que você se livre de vários downloads fora do navegador localizados fora da pasta Downloads no Mac. Percorra as opções da barra lateral (Mensagens, Música, iOS Files, etc.) para identificar downloads específicos para vários aplicativos e serviços em seu Mac.
Por exemplo, iOS Files permite que você remova instaladores de software de sistema do iPhone do armazenamento interno.
Além disso, você pode ir para a tela Recomendações e ativar Otimizar armazenamento . Isso deve solicitar que o Mac libere espaço removendo automaticamente downloads de vídeos antigos da Apple TV e anexos de e-mail.
Remova ou gerencie downloads nos aplicativos
A maioria dos aplicativos que permitem baixar conteúdo off-line também oferece opções integradas para excluí-los. Por exemplo, no Apple Music, você pode selecionar um álbum baixado e usar a opção Remover download para excluir as faixas do seu Mac.
Se um aplicativo não apresentar essa opção, você pode verificar o local de armazenamento off-line nas Preferências oudo aplicativo Configurações páginas. Em seguida, visite manualmente o diretório usando o Finder para remover os arquivos.
Aplicativos e serviços baseados em nuvem que sincronizam arquivos com seu Mac também podem oferecer opções para alterar a forma como armazenam arquivos localmente. No iCloud Photos, por exemplo, abra o menu Photos, selecione Preferences e mude para Otimize o armazenamento do Mac
Isso deve excluir automaticamente as fotos locais e substituí-las por espaços reservados de baixa resolução quando o seu Mac estiver quase sem espaço de armazenamento.
Pesquisar downloads no Finder
Se você não conseguir localizar um arquivo específico na pasta Downloads no Finder ou no utilitário Storage Management, tente procurá-lo.
Comece abrindo uma nova janela do Finder. Em seguida, digite o nome do arquivo ou a extensão na barra Search no canto superior direito da janela. O Finder deve começar a filtrar os arquivos correspondentes no seu Mac imediatamente.
Se você vir o arquivo que está procurando nos resultados da pesquisa, clique nele com a tecla Control pressionada e selecione Mover para Lixeira.
Além disso, você pode digitar downloads na barra de pesquisa para revelar qualquer pasta de download oculta no Mac. Por exemplo, você pode localizar a pasta Mail Downloads (que armazena anexos de e-mail) dessa maneira.
Use OmniDiskSweeper e Onyx
OmniDiskSweeper e Onyx ajudam você a lidar com downloads indescritíveis no Mac. Ambos os aplicativos são leves e totalmente gratuitos.
OmniDiskSweeper
OmniDiskSweeper fornece um navegador que exibe os tamanhos de armazenamento de cada arquivo e pasta em seu Mac. Ele permite que você explore locais de forma conveniente e identifique qualquer coisa incomum (como um diretório de download oculto). Você pode selecionar itens e excluí-los permanentemente usando o ícone Trash.
Ônix
OnyX não permite que você interaja diretamente com os arquivos no seu Mac. Mas oferece a capacidade de liberar conteúdo, como cache do navegador, histórico de downloads, downloads de e-mail e assim por diante, facilmente. Ele também permite que você exclua os caches de aplicativos e do sistema do Mac.
OnyX pode ser um aplicativo um tanto complexo de usar. Recomendamos verificar nosso guia OnyX para obter mais detalhes.
Downloads do Mac excluídos
Você não deve ter dificuldade em localizar os vários navegadores e downloads de aplicativos em seu Mac na maior parte. Portanto, é uma boa ideia excluí-los rotineiramente para manter o armazenamento interno sob controle. Se você ainda precisar de espaço livre adicional, procure reduzir o armazenamento “Outro” e o armazenamento “Sistema” no seu Mac.