Anonim

O aplicativo Terminal no Mac pode ajudar a identificar quais serviços auxiliares e processos executados em segundo plano podem estar causando lentidão no Mac. O aplicativo Terminal ajuda o usuário a entrar no macOS por meio de uma interface de linha de comando. Ao digitar os comandos no Terminal, verifique se os espaços, caracteres e letras maiúsculas estão corretos.

Nota: Para este guia, estamos usando um MacBook executando macOS Big Sur.

Como eliminar um processo usando o aplicativo de terminal do Mac

As etapas básicas necessárias para encerrar um processo usando o Terminal:

  1. Faça backup de seus arquivos e pastas
  2. Iniciar aplicativo Terminal
  3. Ver a lista de processos em execução
  4. Localize o processo que deseja encerrar
  5. Kill the process using a Terminal command

1. Faça backup de seus arquivos e pastas

Pode ser uma boa ideia fazer backup de seus dados, arquivos e pastas usando o Time Machine, para evitar ter que restaurar seu Mac a partir de um backup devido a exclusão acidental. O Time Machine é fácil de configurar e usar.

Com o Time Machine, você também pode voltar no tempo e ver como era um arquivo no passado recente. Confira o link acima para ler nosso artigo sobre como configurar o Time Machine.

2. Inicie o aplicativo de terminal

Há várias opções que você pode usar para abrir o Terminal no seu Mac, que incluem usar um atalho de teclado, Launchpad ou abrir o Terminal a partir da pasta Aplicativos.

  1. Para iniciar o Terminal usando um atalho de teclado, pressione Command + barra de espaço para abrir Spotlight . Pesquise por Terminal e clique duas vezes nele para abrir o aplicativo.

  1. Você também pode abrir o Terminal através do Launchpad. Selecione Launchpad no Dock, selecione a pasta Other e selecione Terminal.

  1. Como alternativa, navegue até Go na barra de menus, selecione Utilities, e clique duas vezes em Terminal para iniciá-lo.

Uma janela padrão do Terminal será aberta, mostrando a data e a hora em que você se conectou pela última vez e o prompt de comando onde você digitará o comando que deseja executar. Você também verá o diretório atual (em funcionamento) cujo padrão é sua pasta pessoal.

3. Veja a lista de processos atualmente em execução

Se quiser visualizar rapidamente todos os processos ativos no seu Mac, você pode abrir o Activity Monitor e ver cada processo classificado pelo uso da CPU. Você também pode ver os mesmos processos classificados pela quantidade de RAM usada na guia Memory.

Siga os passos abaixo para visualizar os processos no Terminal.

  1. Digite top na janela do Terminal que você acabou de lançar e você verá uma lista de processos em execução no momento e os recursos que eles estão consumindo.

  1. Você também pode digitar ps -ax para listar os processos em execução junto com seus PIDs, tempo de execução decorrido, nome do processo e localização.

4. Encontre o Processo que Deseja Fechar

Você pode identificar rapidamente um processo na lista de processos com base no PID ou no nome na coluna CMD. Você pode usar os seguintes métodos para encontrar o PID:

  • Verifique o monitor de atividades e role para baixo para encontrar o processo relevante na janela do Terminal.
  • Use o comando grep para localizar um processo por seu PID ou seu nome e filtrar as informações desejadas. Você pode usar o comando grep junto com o comando ps ax para listar apenas o processo que deseja eliminar.
  • Por exemplo, você pode digitar ps ax | grep GarageBand para encontrar o GarageBand em vez de procurá-lo entre as centenas de processos atualmente em execução no seu Mac.

O resultado que você verá será mais ou menos assim:

Este exemplo mostra que o Garageband tem um PID de 547 e também a pasta de onde o Garageband foi iniciado.

5. Mate o processo usando um comando de terminal

Você pode forçar o encerramento do aplicativo usando o Comando + Opção+ Esc combinação de teclas, mas apenas aplicativos individuais são listados na janela Forçar encerramento de aplicativos, em vez de todos os processos em execução no seu Mac.

  1. Para matar um processo indesejado, anote o PID do processo e digite kill no Terminal. Pressione Enter e o processo será encerrado imediatamente. Por exemplo, para encerrar o GarageBand, digitaremos kill 547.

  1. Alternativamente, você pode usar o comando killall para matar um processo por seu nome e matar todos os processos que contêm seu nome. Por exemplo, killall GarageBand terminará todos os processos que tenham GarageBand em seu nome.

Nota: Verifique os processos cuidadosamente antes de usar o comando killall.

Forçar o encerramento de aplicativos que não respondem

Terminal é uma maneira rápida de forçar o encerramento de um processo ou programa no macOS se o programa não responder ou travar inesperadamente. Espero que as etapas mencionadas acima resolvam seu problema. Se o problema persistir, considere atualizar o aplicativo ou encontrar um aplicativo alternativo.

Este guia ajudou você a eliminar um processo problemático no seu Mac? Compartilhe conosco em um comentário abaixo.

Como matar um processo usando o terminal no macOS