A Apple vende dois dispositivos apontadores: o Apple Magic Mouse e o Magic Trackpad. Existem duas gerações de Magic Mouse, que são facilmente identificadas pelo facto de o Magic Mouse 1 utilizar uma bateria amovível e o Magic Mouse 2 possuir uma bateria interna que não pode ser removida. Bem, pelo menos não se você quiser um mouse funcional.
Embora esses mouses sejam geralmente infalíveis de usar, eles podem apresentar problemas irritantes de tempos em tempos. Se o seu Apple Mouse não estiver funcionando, aqui estão algumas possíveis correções.
Identifique o problema
Antes de começar a procurar soluções, primeiro defina o problema! Um mouse da Apple que “não está funcionando” pode significar algumas coisas diferentes:
- O mouse está morto e não liga.
- O mouse liga, mas não conecta.
- O mouse conecta, mas o cursor é errático.
- O mouse funciona por um tempo, mas desliga por alguns segundos.
Cada um desses exemplos é bastante diferente e geralmente tem causas diferentes, portanto, tenha em mente seu problema específico ao ler as possíveis soluções.
Eliminar os suspeitos mais prováveis
A próxima etapa mais importante para consertar o mouse da Apple é eliminar o Mac ou o mouse como a origem do problema.A maneira mais simples de fazer isso é testar o mouse com outro dispositivo Mac ou iOS e ver se ele se comporta normalmente. Se funcionar corretamente com um computador diferente, você pode ter certeza de que é um problema com o computador.
Você também pode experimentar um mouse diferente (da marca Apple ou não) com seu Mac. Sempre existe a possibilidade de que o problema seja o resultado de algo estranho entre aquele Mac específico e o mouse da Apple, mas as chances disso são pequenas, portanto, esta é uma etapa de diagnóstico sensata que deve economizar seu tempo de solução de problemas. Com diagnósticos básicos fora do caminho, vamos percorrer os problemas e correções mais comuns.
1. Verifique novamente as configurações do mouse e do trackpad
Antes de começar a mexer no hardware e procurar problemas, verifique novamente se as configurações do mouse e do trackpad estão corretas. Por exemplo, eles estão configurados para serem muito sensíveis ou não suficientemente sensíveis?
Você pode encontrar as configurações para ambos em Menu Apple > Preferências do Sistema .
2. Ele está carregado, ligado e as baterias estão instaladas?
O seu Apple Mouse tem uma bateria carregada? Com o Magic Mouse, você terá que usar um conjunto novo de baterias descartáveis ou usar baterias recarregáveis que são carregadas em um carregador independente.
Isso geralmente é um problema apenas se você não usa o mouse há muito tempo, pois o macOS avisa quando o nível da bateria está ficando baixo. Outro problema notório com o Magic Mouse de primeira geração tem a ver com o compartimento da bateria. Muitas baterias não são mantidas no lugar corretamente. Portanto, quando você faz o movimento típico de levantar e recolocar com o mouse, pode causar uma desconexão momentânea da bateria.
É claro que isso é incrivelmente irritante e existem várias correções na rede. Em nossa busca pelas melhores, parece que usar baterias superdimensionadas pode ser uma boa solução. Outros usuários do Apple Mouse em seu país provavelmente terão uma marca preferida de bateria para essa finalidade.
A outra solução é usar um pedaço de papel alumínio dobrado várias vezes para criar um calço improvisado. Embora as pessoas pareçam ter sucesso com esse método, há um risco maior de curto-circuito nas baterias. Como tal, você o faz por sua conta e risco, caso decida tentar.
3. O Magic Mouse 2 parece não carregar
O Magic Mouse 2 acaba com as pilhas descartáveis, o que é bom. No entanto, vimos relatos de que o dispositivo se recusa a carregar repentinamente.
Se você sabe que o carregador e o cabo Lightning estão funcionando corretamente, testando-os em outro dispositivo, por exemplo, convém verificar a porta de carregamento. Assim como o USB-C, o design da porta Lightning permite o acúmulo gradual de poeira e outros detritos.
Cada vez que você insere o cabo de carregamento, você enfia um pouco mais de lixo lá dentro. A solução é usar um objeto fino para retirar a sujeira. Um palito fino de madeira ou plástico serve.
Seja gentil ao tentar desalojar o que quer que esteja impedindo o contato do cabo Lightning. Se você não se sentir confortável fazendo isso, um técnico de informática local ficará feliz em ajudar. Ainda é mais barato do que comprar um mouse totalmente novo!
4. Desligue e ligue novamente o mouse
Embora nem sempre seja claro por que um mouse da Apple não está funcionando, simplesmente reiniciar o mouse parece resolver esse problema com mais frequência. Ambos os mouses Apple Magic podem ocasionalmente ter esse problema estranho que é resolvido apenas desligando-o e ligando-o novamente.
5. Ativar e desativar o Bluetooth
Esta é outra correção simples, mas muitas vezes eficaz. Basta ativar e desativar o Bluetooth no seu dispositivo Mac ou iOS e conectar o mouse da Apple novamente.
6. O mouse está emparelhado com outra coisa?
Se você não consegue ver seu mouse Apple na lista de dispositivos Bluetooth, pode ser que ele também tenha sido emparelhado com outro dispositivo nas proximidades, que o agarrou antes que seu Mac tivesse um chance. Certifique-se de que nenhum outro dispositivo, como um iPad ou outro Mac, esteja conectado ao mouse no momento. Em seguida, tente novamente.
7. Verifique se há interferência de sinal
Os mouses da Apple usam a tecnologia Bluetooth, que opera na mesma frequência sem fio do Wi-Fi. Embora na maioria das vezes o Bluetooth faça um bom trabalho ao ignorar todas as outras ondas de rádio que ocupam o espaço aéreo, há um limite.
Se você tiver muitos dispositivos Wi-Fi ou Bluetooth em execução na mesma área do mouse, tente desativar parte dessa possível interferência para ver se as coisas melhoram.
8. Verifique a janela do sensor e a superfície da área de trabalho
Esta é possivelmente uma das coisas mais comuns que ouvimos dos usuários. Verifique a janela do sensor óptico do mouse quanto a sujeira e outros detritos. Um grande culpado é o cabelo humano ou animal. Procure cuidadosamente por um cabelo enrolado e extraia-o cuidadosamente com uma pinça. Cabelos longos podem ser tão finos que você não os vê imediatamente, mas eles ainda causam estragos no sensor do mouse.
Também preste atenção à superfície em que você está usando o mouse. Superfícies brilhantes ou de vidro podem oferecer um verdadeiro desafio, então experimente o mouse em uma superfície diferente antes de presumir que há algo errado com ele.
9. Dicas para usuários do trackpad
A maioria das dicas acima se aplica aos Magic Trackpads, bem como ao mouse Apple Magic, mas há algumas coisas que são específicas para o trackpad.
A principal causa de um trackpad que não está rastreando corretamente tem a ver com o funcionamento do dispositivo. Assim como em um iPhone ou iPad, o Magic Trackpad usa mudanças na condutividade quando seu dedo toca sua superfície para rastrear o movimento do ponteiro. Qualquer coisa que atrapalhe essa condutividade também pode tornar o rastreamento errático.
Certifique-se de que a superfície do trackpad esteja seca e limpa. Remova qualquer joia que possa estar aterrando você. Desconecte as fontes de alimentação de terceiros do trackpad ou do Mac, se estiver usando enquanto estiver conectado ao próprio computador.
Isso deve abranger os motivos mais prováveis pelos quais seu Apple Mouse não está funcionando. Só não se esqueça que (se o seu mouse ainda estiver na garantia) você também pode obter ajuda da própria Apple.