Os computadores Mac têm uma reputação de desempenho de alta velocidade, não apenas na inicialização, mas também na operação diária. Como qualquer máquina, no entanto, os Macs podem ficar lentos com o tempo por vários motivos diferentes.
Se você comprou um Mac usado que não é tão rápido quanto você gostaria ou se o seu próprio Mac não é tão rápido quanto antes, existem etapas que você pode seguir para acelerar um Computador Mac. Você pode dar nova vida a um Mac bastante usado.
Como deixar seu Mac mais rápido
Se o seu Mac não funcionar tão rápido quanto antes, experimente uma dessas correções.
1. Limpar espaço de armazenamento
Se a memória do seu Mac estiver quase cheia, ele começa a ficar lento. O motivo é que o sistema operacional não tem o espaço necessário para realizar as operações de que precisa. Mova os arquivos que você não precisa mais para uma unidade externa ou exclua-os do seu Mac.
Lembre-se de esvaziar a Lixeira depois de deletar os arquivos, caso contrário, eles permanecerão lá por 30 dias e continuarão deixando sua máquina lenta. É uma boa ideia manter pelo menos 5 GB de espaço de armazenamento disponível em sua máquina para evitar lentidão.
Não tem certeza de quanto espaço de armazenamento resta? Clique no símbolo da Apple no canto superior direito e escolha Sobre este Mac e clique em Armazenamento guia para ver exatamente quanto espaço você deixou.Clique em Gerenciar para ver um detalhamento de sua unidade e quais seções usam mais memória.
2. Reiniciar o computador
Pode parecer bobagem, mas reiniciar um computador encerra todos os programas e aplicativos em segundo plano. Se você não reiniciar seu Mac regularmente (e não conseguir encerrar os aplicativos), poderá descobrir que os programas são executados em segundo plano que você não conhece.
Ao reiniciar o sistema, você desliga todos esses aplicativos e libera RAM que pode ser usada em outro lugar. Embora você não precise desligar todos os dias, é uma boa ideia executar pelo menos uma reinicialização completa uma vez a cada três ou quatro dias para acelerar o seu Mac.
3. Verifique o Monitor de Atividade
Sua CPU desempenha um papel importante na velocidade do seu computador.Se suas operações forem dominadas por outras tarefas, seu sistema pode ficar lento. Uma reinicialização resolverá a maioria desses problemas, mas se você estiver no meio de uma tarefa e não puder reiniciar, por exemplo, renderizar um vídeo, verifique no Monitor de atividades o que está sobrecarregando seu sistema.
A maneira mais fácil de acessá-lo é acessar Spotlight e pesquisar Monitor de atividades. Procure a coluna que diz % CPU e clique nela para classificar por uso. Se uma tarefa ocupar mais de 10% de sua CPU, considere se ela precisa continuar em execução. Obviamente, qualquer tarefa relacionada ao sistema operacional recebe um passe livre, como WindowServer ou kernel_task.
4. Remover aplicativos desnecessários
Assim como muitos arquivos e documentos podem tornar sua máquina lenta, os aplicativos não utilizados também podem. Reserve um tempo para examinar seus Aplicativos e remover todos os programas que você não usa ou reconhece.
Open Finder > Applications Clique no ícone de engrenagem no menu e escolha Sort By > Date Last Aberto Isso tornará mais fácil descobrir quanto tempo se passou desde a última vez que você usou um aplicativo. Qualquer um que você não toque há mais de um ano ou que você não reconheça deve ser removido do seu sistema.
5. Atualize seu SO
As atualizações do MacOS são essenciais para melhorar o desempenho do seu computador. Se você não realizou uma atualização recentemente, pode estar atrasado para uma nova atualização do sistema operacional. As atualizações podem corrigir bugs no sistema, corrigir falhas de segurança e muito mais.
Para verificar se há atualizações, abra Configurações > Atualização de software e verifique se há atualizações disponíveis. Se algum estiver disponível, clique em Atualizar agora. Verifique se você tem memória suficiente disponível para executar a atualização. Pode levar até uma hora, após a qual o sistema será reiniciado.
6. Limpe seu cache
Uma das razões pelas quais os Macs são tão rápidos durante as operações padrão é devido à forma como o sistema utiliza caches. Esses caches armazenam dados que podem ser rapidamente recuperados e reutilizados. Esses caches podem ocupar uma grande quantidade de memória, mas podem ser excluídos com segurança. Eles são reconstruídos quando necessário.
Para excluir seu cache, abra Finder e clique em Go > Go To Folder e digite ~/Biblioteca/Caches. Pressione Ir. Isso abrirá uma pasta cheia de caches. Clique no ícone de roda dentada e clique em Classificar por > Tamanho para ver quais pastas são maiores e, em seguida, considere se elas são necessárias ou não.
Outra opção é usar uma ferramenta de limpeza como o CleanMyMac para realizar essas mesmas tarefas e acelerar o seu Mac.
7. Desligar efeitos visuais
MacOS está repleto de efeitos que o tornam agradável de usar, mas podem afetar a operação de sua máquina, especialmente se seu Mac for mais antigo. A boa notícia é que você pode desativar esses efeitos para melhorar o desempenho do seu Mac.
Open System Preferences > Accessibility > Display. A partir daqui, existem várias opções. Clique em Reduzir movimento. Esta opção reduzirá alguns dos efeitos visuais especiais e acelerará o processo do computador.
Esses sete truques podem melhorar a operação e a eficiência do seu Mac, bem como sua velocidade geral. Se você achar que seu sistema não é tão rápido quanto antes, tente alguns desses truques para ajustá-lo.