Sempre que você digitar em um iPhone, perceberá rapidamente as maneiras bizarras como a funcionalidade de correção automática do teclado pode bagunçar as coisas. O motivo? Ele simplesmente não tem todas as gírias, nomes ou siglas em seu dicionário, e isso introduz muitos erros embaraçosos por engano.
A correção automática aproveita o aprendizado de máquina para fazer alterações em sua escrita com base no contexto. Ele ainda adiciona novas palavras ao dicionário do teclado ao longo do tempo. Mas isso simplesmente não é suficiente para evitar que ele cometa erros frequentes.
Dito isso, é possível melhorar sua experiência de digitação no iPhone corrigindo ativamente os problemas de correção automática. Você pode desfazer alterações imprecisas imediatamente (e acelerar o aprendizado de máquina), usar atalhos de texto para corrigir erros recorrentes ou redefinir o dicionário do teclado quando as coisas saírem do controle.
Desfazer palavras corrigidas automaticamente
Quando o seu iPhone acaba “corrigindo” por engano uma palavra que você acabou de digitar, você pode desfazer isso facilmente sem precisar digitá-la novamente.
Toque na tecla Excluir assim que a correção automática for ajustada e você verá imediatamente uma barra de sugestões com a palavra original para a esquerda dele. Selecione-o para usá-lo no lugar da palavra corrigida automaticamente.
Depois de desfazer a mesma palavra algumas vezes, o algoritmo de aprendizado de máquina da Autocorreção deve entrar em ação e salvá-lo no dicionário do seu teclado.Coloque isso em prática e logo você terá uma biblioteca substancial de palavras personalizadas que poderá usar livremente enquanto digita.
Você também pode reverter as alterações depois de terminar de digitar tudo (como um iMessage, por exemplo). Basta tocar duas vezes em uma palavra corrigida automaticamente e escolher a original na barra de sugestões.
Parar a autocorreção de entrar em ação
Em vez de desfazer as alterações feitas pela Autocorreção, você pode impedir que ela assuma o controle e modifique as palavras conforme você as digita.
O iPhone destaca uma palavra antes de substituí-la por outra. Em vez de tocar em Espaço e deixar a Autocorreção agir, basta selecionar a mesma palavra que você acabou de digitar na barra de previsão de texto do teclado na tela - ela deve aparecer dentro citações. A palavra deve aparecer sem nenhuma alteração.
Qualquer palavra que você inserir dessa forma deve eventualmente ser salva no dicionário de teclado do iPhone.
Use (ou verifique novamente suas) substituições de texto
A correção automática nem sempre salva novas palavras, não importa o quanto você as desfaça ou digite no teclado da tela. Para piorar, pode até acabar “aprendendo” seus erros e repetindo-os indefinidamente. É aí que a substituição de texto pode ser útil.
Substituição de texto é um recurso que permite acionar frases longas com o uso de atalhos. Por exemplo, você pode digitar o acrônimo “HMU” e exibir a frase “Hit me up” em seu lugar.
Mas você também pode aproveitar a substituição de texto para substituir a correção automática de palavras que não foram adicionadas ao dicionário do seu iPhone. Por exemplo, você pode definir “Ryzen” como gatilho e substituto, e seu iPhone nunca mais mudará isso para “Ruben” ou “Ryder”.
Ir para Configurações > Geral > Teclado > Substituição de texto Em seguida, toque em Adicionar no canto superior direito da tela para começar a criar um atalho. Preencha uma palavra que você não deseja que seu iPhone corrija automaticamente em Phrase e Shortcutcampos e toque em Salvar
Você pode criar quantos atalhos quiser. Eles serão sincronizados pelo iCloud com outros dispositivos iOS e iPadOS, para que você não precise adicionar seus atalhos em todos os lugares.
Você também deve verificar suas entradas de Substituição de Texto quando a Correção Automática começar a se comportar de forma estranha. Você nunca sabe se alguém pregou uma peça em você com alguns gatilhos de atalho engraçados enquanto seu iPhone estava desbloqueado!
Atualize o iPhone com o software de sistema mais recente
Ocasionalmente, você pode encontrar bugs e falhas com a correção automática no iPhone. Por exemplo, você pode encontrar a funcionalidade substituindo palavras perfeitamente corretas ou colocando-as em maiúsculas sem motivo. Quando isso acontecer, você deve aplicar as atualizações pendentes do iOS imediatamente para corrigir os problemas de correção automática.
Por exemplo, o iOS 13 teve vários problemas com a correção automática e as atualizações subsequentes ajudaram a corrigi-los. Mas problemas semelhantes podem surgir novamente, então vá para Configurações > Geral e toque emAtualização de software para instalar as atualizações mais recentes para o seu iPhone.
Nos casos em que não há novas atualizações disponíveis, tente reiniciar o iPhone. Vá para Configurações > Geral > Desligar e arraste o ícone Power para a direita da tela. Em seguida, aguarde 30 segundos antes de pressionar o botão Side para inicializá-lo novamente.
Redefina o dicionário de teclado do seu iPhone
Se a correção automática continuar a causar problemas ao fazer alterações incorretas repetidamente, você deve redefinir o dicionário de teclado do iPhone. Isso deve excluir todas as palavras personalizadas e fornecer a você um quadro limpo para começar a "treinar" a correção automática do zero.
Vá para Configurações > Geral > Reset e selecione Reset Keyboard Dictionary para redefinir o dicionário do teclado para os padrões de fábrica. O procedimento não removerá nenhuma entrada de substituição de texto que você possa ter configurado em seu iPhone.
Desative a correção automática no iPhone
Se a Autocorreção parecer muito complicada e cometer mais erros do que corrigir, você pode desativá-la completamente.
Para fazer isso, acesse Configurações > Geral > Keyboard e desative a chave ao lado de Auto-CorrectionA página também tem outros recursos relacionados ao teclado que você pode querer desabilitar, como Auto-Capitalization
Apesar de desativar a Autocorreção, você ainda pode contar com a Substituição de Texto para corrigir erros de digitação comuns que você comete (como “teh” com “the”).
Corrigindo a correção automática
Se você acabou de começar a usar um iPhone, a correção automática não é tão ruim quanto você pensa. Quanto mais você digita, melhor fica seu trabalho, e os ponteiros acima devem ajudar a eliminar os vincos. Se você está pensando em desativar a funcionalidade, no entanto, ainda é uma boa ideia passar algum tempo com ela antes de desligar. Você pode mudar de ideia.