Se você usa o Google Chrome em um PC, mas prefere o Safari no iPhone e Mac, provavelmente está farto da rotina constante de ter que vasculhar e reinserir senhas em ambos os navegadores. Mas isso não será mais uma tarefa tão difícil.
A extensão iCloud Passwords do Chrome, que a Apple lançou junto com o iCloud para Windows versão 12, agora permite o preenchimento automático de senhas do iCloud Keychain no Chrome no Windows.
Além disso, o iCloud Passwords também permite que você carregue e salve novas senhas criadas no Chrome diretamente no iCloud Keychain.
Se você deseja configurar e usar senhas do iCloud, encontrará abaixo tudo o que precisa saber sobre a mais recente extensão do iCloud para Chrome da Apple.
Instalar/atualizar o iCloud para Windows
Antes de poder usar a extensão iCloud Passwords do Chrome, você deve instalar o iCloud para Windows no seu PC. Se você já possui o aplicativo instalado, deverá atualizá-lo.
Instalar o iCloud para Windows
Você pode instalar o iCloud para Windows como um aplicativo da Microsoft Store. Ou você pode configurá-lo como um aplicativo de desktop padrão pegando o instalador no site da Apple. Do ponto de vista da conveniência, é melhor obtê-lo na Microsoft Store.
Depois de concluir a instalação do iCloud para Windows, abra-o e faça login com suas credenciais de ID Apple. Se você tiver configurado a autenticação de dois fatores, deverá inserir o código recebido em seu iPhone ou Mac para concluir o login.
Observação: Senhas do iCloud à parte, você também pode usar o iCloud para Windows para sincronizar o iCloud Drive e o Fotos com seu PC e seus favoritos entre Safari, Chrome e Firefox.
Atualizar iCloud para Windows
Se você usa a edição Microsoft Store do iCloud para Windows, seu PC deve atualizar automaticamente o aplicativo para a versão 12 - um pré-requisito para senhas do iCloud - ou posterior.
Caso você tenha desativado as atualizações automáticas da Microsoft Store, selecione a opção Downloads e atualizações no menu da Microsoft Store (localizado na canto superior direito da tela) e selecione Update ao lado de iCloud for Windows.
Para o aplicativo padrão iCloud para Windows, abra Apple Software Update através do Iniciarem vez disso e aplique qualquer atualização pendente do iCloud para Windows.
Adicionar extensão de senhas do iCloud
Após instalar ou atualizar o iCloud para Windows em seu computador, você pode adicionar imediatamente a extensão iCloud Passwords ao Chrome. Abra o aplicativo iCloud para Windows (pela bandeja do sistema), marque a caixa ao lado de Passwords e selecione Apply .
Na caixa pop-up exibida, selecione Download para abrir a página Senhas do iCloud na Chrome Web Store. Em seguida, selecione Adicionar ao Chrome para adicionar senhas do iCloud ao Chrome.
Você deve então autenticar a extensão iCloud Passwords no Chrome. Selecione o ícone de senhas do iCloud no menu Extensões do Chrome e ele solicitará um código de verificação de seis dígitos.
Ao mesmo tempo, você verá o próprio código na forma de uma notificação do iCloud para Windows logo acima da área da bandeja do sistema. Insira-o e pronto.
Preencher senhas automaticamente com senhas do iCloud
Quando você encontrar um formulário de login no Chrome, a extensão do iCloud Passwords ficará azul com um símbolo em forma de chave dentro para indicar que possui uma ou mais credenciais de login para o site. Basta selecionar o ícone e escolher o nome de usuário e a senha que deseja preencher.
Dica: Para facilitar as coisas, é uma boa ideia adicionar a extensão iCloud Passwords do Chrome à barra de ferramentas do Chrome. No menu Extensões, selecione Pin ao lado de iCloud Passwords.
Se o mesmo ícone aparecer em branco, você deve autenticar novamente o iCloud Passwords antes que ele possa preencher automaticamente a senha do site. Selecione o ícone e um pop-up do iCloud para Windows exibirá o código que você precisa inserir.
Por outro lado, um ícone de extensão do iCloud Passwords cinza indica que não há nenhuma senha que você possa preencher no site.
Nos casos em que o gerenciador de senhas integrado do Chrome contém uma senha para um formulário de login, o navegador a inserirá automaticamente, como costuma fazer. Se desejar, você pode selecionar Senhas do iCloud e escolher um conjunto diferente de credenciais de usuário, se disponível, nas Chaves do iCloud.
Salvar senhas no iCloud Keychain
Se você criar uma nova senha no Chrome, a extensão do iCloud Passwords para Chrome solicitará que você a salve no iCloud Keychain. Ele também deve solicitar que você faça isso ao usar uma senha do gerenciador de senhas do Chrome. Você pode escolher aceitar, negar ou adiar para a próxima vez.
No entanto, a extensão iCloud Passwords não sincroniza suas senhas. Isso significa que você não encontrará suas senhas do iCloud Keychain no gerenciador de senhas do Chrome, ou vice-versa, apenas adicionando-o ao Chrome.
iCloud Passwords também limita o funcionamento do gerenciador de senhas integrado do Chrome, impedindo que ele salve as credenciais de login. Isso é um problema ao criar novas senhas no Chrome ou se você quiser adicionar senhas ao Chrome ao usá-las no iCloud Keychain.
Usando senhas do Chrome no Safari
O iCloud Passwords é basicamente uma via de mão única, pois não carrega as senhas existentes do Chrome para as Chaves do iCloud, a menos que você faça login com cada uma delas pelo menos uma vez.
No Mac, você pode reduzir esse problema importando manualmente suas senhas do Chrome para o Safari. Baixe o Chrome no seu Mac, faça login com sua Conta do Google e saia do navegador. Em seguida, abra o Safari e vá para File > Import From > Google Chrome No pop-up exibido, marque a caixa ao lado de Senhas e selecione Importar
Se você usa o Safari em um iPhone, basta preencher automaticamente as senhas diretamente do próprio Chrome. Instale o Chrome por meio da App Store e faça login. Em seguida, vá para Settings > Passwords > Autofill Passwords e permitir senhas de Chrome
Senhas do iCloud: melhor do que não ter nada
A extensão iCloud Passwords para Chrome não é perfeita. Ele não pode sincronizar suas senhas no Chrome e no Safari e também não permite que você salve nada no gerenciador de senhas do Chrome. Mas ajuda você a evitar ter que procurar e inserir manualmente as senhas do Safari no Chrome, então ainda é melhor do que não ter nada.
Se usar senhas do iCloud parecer um incômodo (e, de muitas maneiras, é), você pode querer investir em um gerenciador de senhas multiplataforma dedicado, como 1Password, LastPass ou Dashlane.