Anonim

Uma olhada no Activity Monitor do seu Mac revelará um processo chamado WindowServer na seção superior da lista. É um dos muitos processos do sistema que o seu Mac não pode prescindir.

Neste explicador, mostraremos a natureza do WindowServer e o que ele faz no seu Mac. Também abordaremos os motivos pelos quais o processo está sempre sendo executado em segundo plano e o que fazer quando ele se torna um devorador de CPU.

O que é WindowServer no Mac?

WindowsServer é um componente central do sistema operacional Mac responsável por projetar a interface visual dos aplicativos em sua tela. O WindowServer também gerencia outras interfaces gráficas de usuário (GUI) importantes do sistema, como o Dock e a barra de menus. Tudo o que aparece na tela do seu Mac foi possível graças ao WindowsServer.

macOS inicia o WindowServer automaticamente quando você faz login no seu Mac. O processo permanecerá ativo em segundo plano, alimentando a interface gráfica/visual de todos os aplicativos até que você saia ou desligue o Mac. Além de fornecer suporte gráfico para aplicativos, alguns aplicativos em segundo plano sem uma interface voltada para o usuário também dependem fortemente do WindowServer.

O WindowServer é seguro?

WindowServer no Mac é um processo de sistema inofensivo. Na verdade, ajuda os aplicativos e outros processos do sistema a funcionar corretamente. Você só deve se preocupar com o WindowServer quando ele sobrecarrega a CPU, aumenta o ruído do ventilador ou diminui o desempenho do seu Mac.

Você pode ficar tentado a forçar o encerramento do WindowServer se achar que ele está usando uma quantidade insana de recursos da CPU no Activity Monitor, mas não deveria. Você não pode usar seu Mac sem que esse processo seja executado em segundo plano.

Forçar o encerramento do WindowServer fechará todos os aplicativos ativos, atualizará o sistema operacional e desconectará você do Mac. Quando você entrar novamente, o macOS iniciará automaticamente o WindowServer em segundo plano novamente e o ciclo continuará. Isso mostra a importância do processo para o bom funcionamento do seu Mac.

Apesar de ser um processo de sistema seguro, o WindowServer às vezes causa mau funcionamento do seu Mac. Na próxima seção, explicamos por que isso acontece e como reduzir o alto uso de CPU do WindowServer pela raiz.

O que causa o alto uso da CPU do WindowServer (e como corrigir)

Naturalmente, o consumo de CPU e memória do WindowServer dependerá do número de aplicativos ativos usando o processo em seu Mac. No entanto, os seguintes fatores podem resultar em problemas de alto uso da CPU:

1. Você tem muitos itens em sua área de trabalho

Lembre-se de que tudo na tela do seu Mac foi colocado lá pelo WindowServer. Quanto mais itens (ícones, arquivos, pastas, etc.) houver em sua área de trabalho, mais poder de processamento será necessário para o WindowServer mantê-los lá.

Se o WindowServer estiver usando energia excessiva da CPU e houver mais de 50 itens em sua área de trabalho, exclua arquivos e ícones desnecessários. Melhor ainda, mova-os para uma única pasta na área de trabalho.

2. Muitos aplicativos ativos e Windows

Ter muitos aplicativos e janelas ativos também pode fazer com que o uso da CPU do WindowServer dispare. Feche janelas e aplicativos desnecessários que você não está usando.

3. Um programa com erros está causando o problema

Se o uso da CPU do WindowServer disparar apenas quando você inicia um aplicativo específico, o aplicativo provavelmente tem um bug que está causando o mau funcionamento. Para identificar o aplicativo que está causando o problema, feche todos os aplicativos ativos e reinicie-os um de cada vez. Use um aplicativo por pelo menos 3-5 minutos e verifique o uso do WindowServer no Activity Monitor.

Se um aplicativo aumentar anormalmente o consumo de CPU do WindowServer, atualize o aplicativo e verifique se isso corrige o problema. Caso contrário, entre em contato com o desenvolvedor do aplicativo para registrar um relatório de bug.

4. Seu mouse para jogos é outro possível culpado

Alguns usuários de Mac observaram que usar um mouse para jogos em seus dispositivos fazia com que o WindowServer no Mac usasse muita energia da CPU. Desconecte qualquer acessório de jogo conectado ao seu Mac e verifique se isso reduz o uso da CPU do WindowServer.

5. Efeitos Visuais e Animação

macOS vem com um recurso de “transparência” que desfoca o fundo das janelas ativas contra a imagem da área de trabalho. Embora esse recurso adicione algum tipo de efeito estético e visual às janelas do aplicativo, ele pode fazer com que o WindowServer consuma muita energia da CPU, especialmente quando você tem muitas janelas abertas.

Go to System Preferences > Accessibility > Exibir e marque Reduzir transparência e Reduzir movimento .

6. Configuração de vários desktops virtuais ou monitores externos

WindowServer consome mais energia da CPU e memória se você usar um monitor externo. O processo usa ainda mais poder de processamento para transmitir imagens para vários monitores. Se você usar vários monitores com seu Mac, desconecte um monitor e veja se isso reduz o uso da CPU do WindowServer.

O uso de vários desktops virtuais ou Spaces no Mission Control também pode fazer com que o WindowServer sobrecarregue sua CPU. Para corrigir o problema, reduza o número de áreas de trabalho virtuais no Mission Control ou vá para System Preferences > Mission Control e desmarque Reorganizar espaços automaticamente com base no uso mais recente

Se o problema persistir, retorne ao menu Mission Control e desmarque Os monitores têm espaços separados.

Observação: Desativar “Os monitores têm espaços separados” no Mission Control reduzirá o uso da CPU do WindowServer, mas seu monitor externo pode ficar em branco se você usa um aplicativo no modo de tela inteira.

WindowServer no Mac simplificado

Espero que agora você saiba o que é o WindowServer e por que o processo é executado em segundo plano o tempo todo.

Se o WindowServer usar um poder de processamento excessivamente alto em seu Mac, use as etapas de solução de problemas acima para diagnosticar e corrigir o problema. Se o problema persistir, reinicializar o Mac ou redefinir a NVRAM restaurará a normalidade do processo.

O que é o WindowServer no Mac (e é seguro?)