Anonim

Em nossa experiência, os Apple MacBooks são alguns dos computadores mais confiáveis ​​que você pode comprar. Exceto pelas estranhas decisões ruins de design que você pode ver explicadas pelo brilhante Louis Rossman, a maioria das pessoas acha que seus MacBooks continuam rodando. Isso é parte do motivo pelo qual uma falha grave do dispositivo pode ser um choque. Em um minuto, seu MacBook está funcionando bem, no próximo não está carregando!

Há vários motivos pelos quais o seu MacBook pode não estar carregando. Alguns você mesmo pode consertar, outros exigirão que a Apple ou uma empresa de reparo terceirizada certificada resolva.Vamos examinar as causas e correções comuns para ver qual será o seu problema específico.

Os dois tipos de MacBook “não estão carregando”

Existem algumas coisas que podem significar “MacBook não está carregando”. O mais comum é você conectar o cabo de carregamento e o seu MacBook não ligar ou a bateria continuar descarregando mesmo que você tenha conectado a energia.

O segundo motivo pelo qual alguém pode querer pesquisar esse problema é uma mensagem sob o status da bateria que diz "não está carregando". No entanto, o computador está funcionando normalmente e o nível da bateria não cai, cai mais lentamente ou aumenta lentamente com o tempo.

Esta segunda situação ocorre quando o MacBook precisa consumir mais energia do que a fornecida pelo cabo. Normalmente, isso ocorre porque você está usando um adaptador de energia com potência insuficiente.Abordaremos esse problema em breve, mas primeiro veremos o que você pode fazer se o seu MacBook estiver completamente inoperante e não carregar.

1. Meu MacBook está morto

Se o seu MacBook não liga ou não carrega mesmo quando você o conecta à energia, você pode ter um MacBook morto em suas mãos. Antes de carregá-lo para um Apple Genius, no entanto, aqui estão algumas coisas para tentar:

  • Pressione e segure o botão liga/desliga por 10 segundos, o que forçará o desligamento do MacBook. Em seguida, tente ligá-lo normalmente.
  • Depois de fazer isso e ainda não houver resposta, você pode tentar redefinir o SMC (System Management Controller). Segure Shift-Control-Option no lado esquerdo do teclado junto com o botão liga/desliga por 10 segundos. Em seguida, solte as teclas e tente ligar o MacBook normalmente.

Se isso não funcionar, você deve embalar seu notebook e levá-lo ao centro de serviço mais próximo para ser avaliado. Com esse problema mais sério resolvido, agora podemos examinar os problemas de cobrança mais comuns (e mais corrigíveis!) enfrentados pelos proprietários de MacBook.

2. Comece na fonte: verifique seu carregador

Há duas partes no quebra-cabeça se o seu MacBook não estiver carregando. Um é o próprio laptop e o outro é o carregador. A última peça de hardware é a mais fácil de verificar, então faz sentido começar por aí.

Certifique-se de que o carregador, seus cabos e conectores não apresentam nenhum dano visível óbvio. Você também deve verificar se a tomada funciona, experimentando um aparelho diferente com ela.

Se o carregador for um modelo USB, tente conectá-lo a outro dispositivo USB. Se o carregador funcionar com outros dispositivos, mas não com o seu MacBook, provavelmente não é a causa do problema.

3. Use acessórios originais da Apple

Macbooks modernos são especialmente versáteis porque usam uma porta USB-C padrão para carregar. Isso significa que você pode usar praticamente qualquer carregador de smartphone ou tablet para carregar seu laptop. Até mesmo um powerbank pode prolongar o tempo que você pode ficar sem energia antes que as luzes se apaguem.

Infelizmente, o mundo está cheio de dispositivos de carregamento de baixa qualidade ou que não atendem adequadamente aos padrões de fornecimento de energia de que o MacBook precisa. Também pode ser que o carregador simplesmente não tenha a potência necessária para fornecer energia suficiente ao MacBook.

Os carregadores de MacBook variam de 29 W a cerca de 96 W, então verifique qual o seu MacBook requer e use algo no mesmo nível ou superior. Você pode carregar um MacBook com um carregador de smartphone de 18 W, mas o computador terá que estar desligado ou em modo de espera.Mesmo assim, levará muito mais tempo para carregar totalmente.

A melhor maneira de eliminar essa causa do problema é usar o carregador e o cabo originais da Apple que acompanham o notebook. Se eles também apresentarem um erro de "não está carregando", é hora de fazer a verificação em um centro de reparos da Apple.

4.Você tem portas sujas?

Por favor, não leve para o lado pessoal, muitas pessoas têm portas sujas. Não é nada para se envergonhar! O importante é que você verifique se o acúmulo de poeira e fiapos na porta de carregamento do seu MacBook pode ser responsável por uma conexão elétrica ruim.

Isso não é realmente um problema para os MacBooks pré-Thunderbolt 3, mas se você tiver um dos modelos mais novos, eles podem sofrer os mesmos problemas que as portas Thunderbolt 3 e USB-C em geral. Acenda uma luz na porta para ver se há sujeira lá dentro.Nesse caso, você pode pedir a um técnico para limpá-los para você ou, se for um pouco mais corajoso, retirar delicadamente a sujeira do conector com um palito de plástico ou madeira. Como sempre, faça isso por sua conta e risco.

5. Sua bateria pode realmente estar morta

As baterias de lítio se desgastam um pouco toda vez que passam por um ciclo de carga. Depois de passarem pelo número nominal de ciclos, a bateria começa a perder capacidade, um processo que pode começar lentamente e depois acelerar. Em algum momento, a bateria não carrega ou mantém uma carga tão pequena que acaba em minutos. Se você clicar no ícone da bateria no MacOS e vir a mensagem “service battery”, isso significa que a bateria precisa ser verificada por um profissional e provavelmente substituída.

Existem três possibilidades aqui quando se trata de retirar a bateria. Os modelos mais antigos do MacBook têm baterias substituíveis pelo usuário.Você simplesmente retira a bateria velha e coloca uma nova. Depois desses MacBooks, veio uma geração de laptops em que a bateria podia ser removida, mas isso envolvia abrir o laptop. Se você possui um desses modelos, acesse o guia iFixit para ver o que está envolvido em obter essa bateria.

Os modelos mais recentes de MacBook são unidades seladas e mesmo se você abrir, a bateria está colada e precisa ser removida com solvente. Isso obriga você a usar um técnico da Apple e tira sua capacidade de fazer o trabalho sozinho, a menos que você tenha as habilidades técnicas certas.

Mantenha-se no comando

Esperamos que o problema de carregamento do seu MacBook seja temporário. Caso contrário, não é tão caro instalar uma nova bateria por um técnico certificado.

O que você nunca deve fazer é pedir para alguém instalar uma bateria de reposição que não seja da Apple em seu MacBook. Usar baterias de lítio de outras marcas é uma má ideia na maioria das vezes, mas é especialmente verdadeiro para os MacBooks, que foram cuidadosamente projetados.Uma bateria feita com menos precisão corre o risco de incêndio ou explosão. Vai ser muito mais caro consertar do que fazer a substituição da bateria certa pela pessoa certa!

MacBook não está carregando? 5 possíveis correções