A maioria das senhas Wi-Fi são extremamente longas e difíceis de inserir em um iPhone ou Mac. Felizmente, seu dispositivo iOS ou macOS não apenas salva todos os pontos de acesso Wi-Fi - incluindo senhas - aos quais você se conecta permanentemente, mas também os sincroniza entre seus dispositivos Apple por meio do iCloud Keychain. Isso facilita a reconexão com cada rede.
Para tornar as coisas ainda melhores, você também pode compartilhar senhas de Wi-Fi com outras pessoas. Se um amigo viesse à sua casa, por exemplo, você poderia transferir rapidamente sua senha de Wi-Fi residencial do iPhone para o Mac dele e permitir que ele se conectasse à Internet em segundos.Isso também funciona ao contrário.
Para que ninguém acabe compartilhando senhas com estranhos por acidente, tanto o remetente quanto o destinatário devem ter o ID Apple um do outro armazenado em suas listas de contatos. Mas, na maioria dos casos, isso não é um problema e você poderá compartilhar sua senha de Wi-Fi imediatamente.
A seguir, você encontrará tudo o que precisa saber sobre como compartilhar sua senha Wi-Fi do seu iPhone para outro iPhone ou Mac e vice-versa.
Adicione Apple IDs ao aplicativo de contatos
Para que o compartilhamento de senha Wi-Fi funcione entre o seu iPhone e Mac e o de outra pessoa, seu ID Apple deve ser salvo no aplicativo Contatos da outra pessoa e o ID Apple dela deve ser salvo no seu.
Se vocês dois se conhecem bem, provavelmente já é o caso, então você pode pular para a seção "Enviar ou receber senha de Wi-Fi". Caso contrário, veja como configurar um novo cartão de contato ou editar um contato existente no iPhone e Mac.
Adicionar ou editar contato no iPhone
1. Abra o aplicativo Contatos no iPhone.
2. Selecione o ícone Adicionar em forma de mais no canto superior direito da tela para começar a criar um novo contato. Se quiser editar um contato, selecione-o e toque em Editar em vez disso.
3. Toque em adicionar e-mail e digite o ID Apple. Preencha quaisquer outros detalhes, como nome e número de telefone (opcional) e toque em Done.
Adicionar ou editar contato no Mac
1. Acesse Finder > Aplicativos e abra o Contatosaplicativo.
2. Selecione o ícone em forma de adição Adicionar e selecione Novo contato. Para editar um contato, selecione-o e escolha a opção Editar opção.
3. Adicione o ID Apple aos campos home ou work. Depois de preencher qualquer outro detalhe, escolha Done.
Enviar ou receber senha Wi-Fi
Desde que você e a outra pessoa tenham os IDs Apple um do outro armazenados no aplicativo Contatos no iPhone e Mac, agora você está pronto para começar a compartilhar senhas de Wi-Fi.
Veja como enviar uma senha Wi-Fi do iPhone para um Mac e vice-versa. Também é possível compartilhar de um iPhone para outro iPhone ou de um Mac para outro Mac.
Compartilhar senha Wi-Fi do iPhone para Mac
1. Conecte o iPhone à rede Wi-Fi.
2. Abra o menu de status Wi-Fi na barra de menus do Mac (ou através do Centro de Controle no macOS Big Sur) e selecione a mesma rede Wi-Fi. O Mac deve solicitar a senha do Wi-Fi.
3. O iPhone deve exibir uma notificação chamada Wi-Fi Password. Toque em Compartilhar senha para continuar.
4. Aguarde alguns segundos para que o iPhone compartilhe a senha do Wi-Fi com o Mac.
5. Toque em Concluído para fechar a notificação. Enquanto isso, o Mac deve receber e usar a senha para entrar na rede Wi-Fi automaticamente.
Compartilhar senha Wi-Fi do Mac para o iPhone
1. Conecte o Mac à rede Wi-Fi.
2. Abra o aplicativo Configurações no iPhone e toque em Wi-Fi.
3. Selecione a mesma rede Wi-Fi. O iPhone deve solicitar a senha do Wi-Fi.
4. Enquanto isso, uma notificação Wi-Fi Password deve aparecer no canto superior direito da tela do Mac.Selecione a opção Compartilhar nela. Se você não vir isso, passe o cursor sobre a notificação e selecione Options > Share
5. O iPhone deve receber a senha do Wi-Fi e usá-la para entrar na rede automaticamente.
Não é possível compartilhar a senha do Wi-Fi? Experimente estas correções
Se você tiver problemas ao compartilhar senhas de Wi-Fi em um iPhone ou Mac, as correções a seguir devem ajudá-lo a resolver as coisas.
Ative o Bluetooth em ambos os dispositivos
O compartilhamento de senha de Wi-Fi requer que o Bluetooth esteja ativo tanto no dispositivo de envio quanto no de recebimento. Abra o Centro de Controle ou os menus de status do Bluetooth no iPhone e Mac e certifique-se de ativá-lo.
Desbloquear dispositivo de envio
É uma boa ideia desbloquear o dispositivo de envio. Se você estiver prestes a compartilhar uma senha Wi-Fi do seu iPhone, por exemplo, certifique-se de que a tela inicial esteja visível enquanto a outra pessoa seleciona a rede Wi-Fi em seu dispositivo.
Reiniciar ambos os dispositivos
Reiniciar ambos os dispositivos Apple pode corrigir qualquer pequena falha técnica que os impeça de compartilhar senhas.
Para reiniciar um iPhone, vá para Configurações > Geral > Shut Down e arraste o ícone Power para a direita. Em seguida, aguarde 30 segundos antes de manter pressionado o botão Lateral para reiniciá-lo.
No Mac, basta abrir o menu Apple e selecionar Restartpara reiniciar o dispositivo.
Aproximar os dispositivos uns dos outros
O compartilhamento de senha Wi-Fi deve funcionar com os dispositivos de envio e recebimento na mesma sala. Mas não vai doer colocá-los um ao lado do outro.
Atualizar ambos os dispositivos
A atualização do software do sistema em ambos os dispositivos deve eliminar quaisquer bugs que impeçam o funcionamento correto do compartilhamento de senha Wi-Fi.
Vá para Configurações > Geral > Software Update para atualizar um iPhone, ou System Preferences > Software Updatepara atualizar um Mac.
Se não houver conectividade com a Internet no dispositivo receptor, tente atualizar pelo menos o dispositivo emissor.
Verifique novamente o cartão de contato para o ID Apple
Mesmo se você tiver o cartão de contato da outra pessoa, ela pode não ter o ID Apple dela. Vá para o aplicativo Contatos no seu iPhone ou Mac e verifique novamente. Peça ao remetente ou destinatário para fazer o mesmo.
Conecte-se a internet
Como você acabou de descobrir, é bastante simples compartilhar senhas de Wi-Fi com pessoas que você conhece. Você também pode utilizar o mesmo método para enviar senhas para dispositivos Apple de sua propriedade.
Isso deve ser útil, por exemplo, quando você tem IDs Apple diferentes em seus dispositivos e não consegue sincronizar senhas usando o iCloud. A propósito, você sabia que pode ver suas senhas de Wi-Fi no iPhone e no Mac?