Se o seu iPhone não carregar, você pode pensar que precisará comprar um novo iPhone.
Um dos principais indicadores é que seu telefone não mostra o ícone de carregamento (relâmpago) no visor, o ícone da bateria é amarelo, vermelho ou mostra carga baixa. Pior ainda, mesmo que você conecte o telefone para carregar, ele não emite nenhum som ou nada acontece.
Este guia explica por que seu iPhone não está carregando e as etapas de solução de problemas a serem seguidas antes de descartá-lo.
Causas para o iPhone não carregar
Existem vários motivos pelos quais seu iPhone não está carregando. Esses motivos incluem:
- Um cabo com defeito ou problema com o carregador.
- A fonte de alimentação ou tomada pode estar com defeito. Também pode ser a porta USB do seu computador ou o banco de energia que você está usando está esgotado.
- Um aplicativo específico ou vários aplicativos abertos em seu telefone podem estar consumindo muita energia, impedindo o carregamento do iPhone.
- Pode haver um problema com o sistema operacional do telefone que está impedindo o carregamento adequado do telefone.
- A porta de carregamento está bloqueada.
- A bateria do seu iPhone pode estar danificada ou esgotada.
O que fazer quando o iPhone não carrega
Dependendo da extensão do problema, você pode substituir seu iPhone completamente. Antes de decidir que o telefone é inútil, tente estas etapas de solução de problemas e correções quando o iPhone não estiver carregando.
1. Reinicie seu iPhone
Se o seu iPhone não carregar, uma das maneiras mais simples e rápidas de resolver o problema é reiniciá-lo e conectá-lo à fonte de alimentação novamente. Uma reinicialização geralmente resolve qualquer falha que faça com que seu iPhone não carregue, além de quaisquer outros problemas básicos que você possa ter com seu dispositivo.
2. Verifique o cabo e o adaptador de energia
Ao comprar um iPhone, uma das coisas que você encontrará dentro da caixa é o cabo Lightning para USB para carregar seu dispositivo. Às vezes, o telefone pode não carregar corretamente ou parar de carregar completamente porque o cabo que você usa para conectar ao adaptador de energia ou ao computador pode estar danificado ou com defeito.
Você pode testar com um cabo de carregamento de terceiros para o seu iPhone para verificar se o problema está no cabo original do seu iPhone. No entanto, se você usar um cabo de terceiros, certifique-se de que esteja rotulado como “Feito para iPhone/iPad/iPod”, o que indica que é de uma empresa confiável.
Se você estiver usando um adaptador de energia para carregador de parede, isso também pode contribuir para que o iPhone não carregue como deveria. Para solucionar isso, tente com outro adaptador de energia e verifique se funciona. Em caso afirmativo, substitua o adaptador de energia ou tente carregar usando um computador.
Como alternativa, tente usar um carregador sem fio se o iPhone for compatível com carregamento sem fio.
Observação: Se você estiver carregando seu iPhone usando um banco de energia e o telefone não carregar, provavelmente é o banco de energia não está funcionando corretamente ou também está morto. Nesse caso, você pode tentar usar um banco de energia diferente e ver se o dispositivo carrega.
3. Verifique se há fiapos ou sujeira no conector Lightning
Se você tentou reiniciar ou confirmou que o cabo e o adaptador de parede estão funcionando, mas seu iPhone ainda não carrega, tente verificar se há sujeira ou fiapos no conector Lightning.
É possível que fiapos de sua bolsa ou bolsos estejam presos no conector ou haja alguns detritos na porta. Esses detritos podem impedir que a energia chegue à bateria do telefone.
Verifique o conector do dock e o cabo em busca de sinais de sujeira e, se encontrar algum, você pode soprá-lo ou usar um jato de ar comprimido para limpá-lo. Não use um cotonete ou palito, pois eles podem danificar algo dentro da pequena porta.
Se não se sentir à vontade para fazer isso sozinho, visite uma Genius Bar e peça para limparem seu telefone.
4. Verifique a porta USB
Para carregar seu iPhone, você precisa usar o tipo certo de porta USB, neste caso, uma porta USB 2.0 ou 3.0. Se é isso que você está conectando e ainda não consegue carregar, existe a possibilidade de que a própria porta esteja quebrada.
O pequeno conector de metal na porta USB também pode estar ligeiramente dobrado, de modo que não pode fazer contato adequado com o cabo de carregamento do seu telefone.
Conecte seu iPhone a uma porta USB diferente em seu computador para testar se a porta está quebrada ou conecte outro dispositivo USB para ver se a porta funciona. Isso ajudará você a descartar se o problema é seu telefone ou as portas.
5. Carregue seu iPhone no lugar certo
Se o seu iPhone ainda não estiver carregando depois de tentar os métodos que compartilhamos até agora, certifique-se de carregá-lo no lugar certo.
Os iPhones exigem muita energia, o que significa que você precisa conectá-los a uma fonte de alimentação direta ou a um teclado com uma porta USB de alta velocidade para obter energia suficiente para recarregar.
Alguns dos lugares onde seu iPhone não carrega incluem alguns teclados e dispositivos periféricos como um hub de carregamento ou dock.
6. Substitua a bateria
Um dos maiores fatores que afetam a vida útil da bateria do iPhone é o que você faz com o iPhone, que pode ser qualquer coisa, desde jogos, vídeos, e-mail ou processamento de texto.
Não importa como você o usa, você ainda pode aumentar o desempenho da bateria do seu telefone porque ele foi projetado com uma densidade de energia mais alta para maior duração da bateria, para que você possa fazer todo tipo de coisa em qualquer lugar.
A bateria pesa menos, dura mais e carrega com mais rapidez e eficiência. No entanto, há um limite para o número de ciclos de carga da bateria recarregável do seu iPhone.
Idealmente, com 500 ciclos de carga completos, a bateria do seu iPhone deve reter até 80% de sua capacidade original. Eventualmente, ele pode precisar de manutenção ou substituição, especialmente se você continuar carregando seu iPhone com frequência.
A Apple oferece uma garantia de um ano para baterias defeituosas, que inclui cobertura de serviço, mas você também pode usar o AppleCare se estiver fora da garantia. Visite o serviço Apple mais próximo ou um provedor de serviços autorizado para verificar se a bateria está danificada ou descarregada e solicite a manutenção ou a substituição da bateria.
Carregue seu telefone novamente
Se você tentou todas essas soluções e ainda não está carregando o iPhone, tente colocá-lo no Modo de Recuperação ou compre um novo telefone. Se você decidir comprar um novo telefone e quiser mudar do iPhone para o Android, consulte nosso guia sobre os melhores smartphones Android que você pode comprar e uma capa protetora para telefone para acompanhá-lo.
Também mostramos como monitorar RAM, CPU e uso da bateria no seu iPhone para determinar se a bateria está fraca ou precisa ser substituída. Se o problema é que seu iPhone carrega rápido e depois lentamente, leia nosso guia detalhado sobre como os iPhones carregam para saber mais sobre isso.