Embora o Safari funcione incrivelmente bem no iPhone, ele apresenta problemas. Às vezes, o navegador nativo da Apple pode agir lentamente, travar ou não carregar completamente os sites.
Se o Safari não estiver funcionando normalmente no seu iPhone, as dicas de solução de problemas a seguir devem ajudá-lo a corrigi-lo. Apenas tente a solução final, que envolve redefinir as configurações do seu iPhone, se tudo mais falhar.
1. Atualizar iOS
Você atualizou seu iPhone recentemente? As atualizações mais recentes do iOS geralmente contêm correções para bugs e problemas conhecidos no Safari. Se o navegador se comportar de forma irregular, é essencial aplicá-los.
Comece abrindo o aplicativo Configurações no seu iPhone. Em seguida, vá para General > Software Update. Se você vir uma atualização listada, toque em Baixar e instalar para instalá-la em seu iPhone.
Se você usa uma versão beta do iOS, deve esperar um comportamento inconsistente com a maioria dos aplicativos nativos e de terceiros. Nesse caso, aguarde a próxima atualização do software do sistema (que pode corrigir o Safari) ou faça o downgrade do iOS para uma versão estável.
2. Forçar encerramento e reiniciar o aplicativo
Forçar o encerramento e a reinicialização do Safari geralmente corrige falhas temporárias que surgem nele. Abra o App Switcher deslizando de baixo para cima na tela. Se o seu iPhone usar o Touch ID, pressione duas vezes o botão Início. Em seguida, selecione Safari e empurre-o para cima e para fora do App Switcher. Depois de fazer isso, saia do App Switcher e reinicie o Safari na tela inicial.
3. Reinicie o iPhone
Se o encerramento forçado e a reinicialização do Safari não ajudaram, tente reiniciar o iPhone. É outra maneira de corrigir um navegador da Web com bugs.
Para fazer isso, pressione e solte rapidamente o botão Aumentar volume. Em seguida, pressione e solte imediatamente o botão Diminuir volume. Por fim, pressione e segure o botão Lateral. Se o seu iPhone usa Touch ID, basta manter pressionado o botão Lateral.
Quando o iPhone pedir confirmação, deslize para a direita para desligar o iPhone. Depois de desligar completamente, pressione e segure o botão Lateral novamente para reiniciá-lo.
4. Limpar dados de navegação
Um cache de navegador desatualizado no Safari também pode causar travamentos e congelamentos. Mas, mais comumente, pode impedir que o navegador carregue sites corretamente. Tente limpá-lo para que você possa começar tudo de novo.
Vá para o aplicativo Configurações e selecione Safari. Role a tela a seguir e toque em Limpar histórico e dados do site. Em seguida, toque em Limpar histórico e dados para confirmar.
Você também pode dar um passo extra e redefinir o cache DNS no seu iPhone.
5. Desativar recursos experimentais
Você habilitou algum recurso experimental para o Safari no seu iPhone? Embora sejam emocionantes de usar, eles também podem acabar causando problemas. Acesse Configurações > Safari > Avançado > Recursos experimentais e desative as opções ao lado de qualquer recurso que ainda não esteja ativo por padrão.
6. Desativar bloqueadores de conteúdo
Você tem um bloqueador de conteúdo configurado no seu iPhone? Se o Safari não estiver funcionando quando se trata de carregar sites, tente desativá-lo.Acesse Settings > Safari > Content Blockerse desligue os interruptores ao lado de quaisquer bloqueadores de conteúdo para desativá-los.
Se isso ajudou, atualize o bloqueador de conteúdo por meio da App Store ou mude para um bloqueador de conteúdo alternativo.
7. Desativar VPN
Se você usa uma VPN em seu iPhone, não se surpreenda ao se deparar com problemas de conectividade de vez em quando. Tente trocar de servidor ou desative sua VPN por enquanto.
8. Verifique as configurações do celular
O Safari está falhando ao carregar sites em dados de celular? Você deve verificar se o navegador tem permissões para usar dados de celular. Acesse Configurações > Celular e certifique-se de que a chave ao lado de Safari esteja ativada.
Se tudo estiver OK, tente habilitar e desabilitar o Modo Avião. Isso geralmente acaba corrigindo falhas com conectividade celular no iPhone.
9. Renovar Wi-Fi Lease
Se o Safari tiver problemas para carregar sites em uma rede Wi-Fi específica, tente renovar a concessão do Wi-Fi. Para fazer isso, vá para Settings > Wi-Fi e toque em Info ícone ao lado da conexão Wi-Fi. Na tela a seguir, toque na opção Renew Lease
Se o roteador Wi-Fi estiver próximo e acessível, tente reiniciá-lo.
10. Alterar DNS
O Safari ainda tem problemas para carregar sites em uma determinada rede Wi-Fi? Tente alterar os servidores DNS. Por exemplo, o DNS do Google e o OpenDNS são muito melhores para procurar endereços da web e geralmente corrigem a maioria dos problemas de conectividade.
Para alterar os servidores DNS para uma conexão Wi-Fi, abra o aplicativo Configurações, toque em Wi-Fi, toque no ícone Info ao lado da rede Wi-Fi e selecione Configurar DNS Adicione os servidores Google DNS ou OpenDNS e toque em Salvar
Google DNS:
8.8.8.8
8.8.4.4
OpenDNS:
208.67.222.222
208.67.220.220
11. Verifique o tempo de tela
Se você não puder visitar um site específico repetidamente, seu iPhone pode ter restrições de tempo de tela em vigor. Para verificar isso, vá para Settings > Screen Time > Content & Privacy Restrictions > Content Restrictions > Web ContentEm seguida, verifique se a configuração Acesso irrestrito está selecionada.
12. Redefinir Ajustes de Rede
Se você ainda tiver problemas para carregar sites no Safari, tente redefinir as configurações de rede no seu iPhone. Isso deve reverter quaisquer configurações relacionadas à rede quebradas para seus padrões.
Observação: A redefinição das configurações de rede removerá todas as redes Wi-Fi e conexões VPN do seu iPhone. Você deve adicioná-los manualmente após o procedimento de reinicialização.
Para redefinir as configurações de rede:
1. Abra o aplicativo Configurações.
2. Toque em Geral > Redefinir e selecione Redefinir configurações de rede .
3. Toque em Redefinir configurações de rede novamente para confirmar.
13. Redefinir todas as configurações
As correções acima ajudaram? Caso contrário, você deve redefinir todas as configurações do seu iPhone. Isso deve cuidar de configurações corrompidas ou configuradas incorretamente que impedem o funcionamento correto do Safari.
Observação: Redefinir todas as configurações do seu iPhone reverterá todas as configurações de rede, privacidade e relacionadas ao sistema para seus padrões. Você deve reconfigurá-los após o procedimento de reinicialização.
Ir para Configurações > Geral > Reset e toque em Reset All Settings para redefinir todos os ajustes do iPhone.
Encontre seu caminho novamente
Você voltou a navegar normalmente no Safari? Se você achar que o Safari ainda não está funcionando como esperado, você pode redefinir seu iPhone para as configurações de fábrica. Antes de prosseguir, faça um backup do seu iPhone, pois o procedimento de redefinição excluirá permanentemente todos os dados. Se isso não é algo que você deseja experimentar agora, considere mudar para um navegador alternativo, como Google Chrome ou Mozilla Firefox.