O aplicativo Captura de tela do Mac oferece várias maneiras de capturar capturas de tela com rapidez e facilidade. Mas, apesar de estar integrado ao macOS, ele pode ocasionalmente deixar de funcionar corretamente.
Por exemplo, o aplicativo Captura de tela pode se recusar a aparecer e seus atalhos de teclado também podem não responder. Ou pode parecer que você faz capturas de tela, mas não consegue salvá-las.
Bugs e falhas, permissões insuficientes e configurações conflitantes são algumas das coisas que podem fazer com que as capturas de tela não funcionem no Mac. Quando isso acontecer, a lista de correções abaixo deve ajudá-lo a resolver as coisas.
1. Reinicie seu Mac
Se você estava fazendo capturas de tela no seu Mac sem nenhum problema há pouco, provavelmente está lidando com uma pequena falha no aplicativo Captura de tela. A melhor maneira de corrigir isso é reiniciar o Mac. Faça isso agora antes de prosseguir com o restante das correções.
2. Atualize seu Mac
Se você estiver usando uma iteração inicial de uma versão importante do macOS (digamos, macOS Big Sur), é uma boa ideia aplicar quaisquer atualizações de software do sistema pendentes. Isso resolve bugs conhecidos que interferem com as funcionalidades relacionadas ao sistema, como o aplicativo Screenshot, de funcionar corretamente no Mac.
1. Abra o menu Apple e selecione System Preferences.
2. Selecione Atualização de software.
3. Selecione Atualizar agora para instalar as atualizações pendentes.
Versões beta do macOS também podem causar problemas no Mac. Certifique-se de atualizá-lo para a versão beta mais recente ou faça o downgrade para o canal estável se nenhuma das correções abaixo funcionar.
3. As restrições podem desempenhar um fator
Alguns programas e sites, como Apple TV e Netflix, proíbem você de fazer capturas de tela. Isso acontece devido a complicações com conteúdo protegido por direitos autorais. Se suas capturas de tela aparecerem em branco sem nada, provavelmente é esse o motivo.
4. Verifique os atalhos de teclado da captura de tela
Se você tiver problemas para usar os atalhos de teclado do aplicativo Captura de tela, verifique se há combinações de teclas inativas ou incorretas.
1. Abra o menu Apple e selecione System Preferences.
2. Selecione Teclado.
3. Alterne para a guia Atalhos.
4. Selecione Capturas de tela.
5. Verifique novamente os atalhos de teclado e ative-os ou modifique-os conforme necessário.
5. Definir local para salvar a captura de tela
Por padrão, o Mac salva capturas de tela na área de trabalho. No entanto, se você não conseguir encontrar suas capturas de tela depois de tirá-las, talvez tenha especificado um local diferente anteriormente. Você deve verificar isso.
1. Pressione Shift+Command+5 para abrir o aplicativo Captura de tela. Ou acesse Finder > Applications > Utilities e abra Captura de tela.
2. Selecione Opções na barra de ferramentas flutuante.
3. Você deve ver o local de salvamento atual em Salvar em. Você pode escolher um destino alternativo na lista ou escolher outro diretório usando a opção Outro local.
6. Modificar permissões de local de salvamento
Se suas capturas de tela ainda não aparecerem na área de trabalho ou no destino de salvamento escolhido, verifique as permissões de leitura e gravação do diretório.
1. Abra o Localizador. Em seguida, localize e clique com a tecla Control pressionada no destino de salvamento (por exemplo, Desktop).
2. Selecione Obter informações.
3. Expanda a seção Compartilhamento e permissões.
4. Certifique-se de selecionar Read & Write ao lado do nome da sua conta do Mac.
5. Além disso, certifique-se de desmarcar a caixa ao lado de Locked na seção General seção.
6. Feche o painel Info painel.
Se você teve que fazer modificações nas etapas 4 ou 5 , suas capturas de tela devem ser salvas corretamente daqui para frente.
7. Verifique os serviços de armazenamento em nuvem de terceiros
Suas capturas de tela desaparecem da área de trabalho assim que você as tira? Se você tiver um serviço de armazenamento em nuvem de terceiros instalado no seu Mac, provavelmente os moverá automaticamente para sua pasta de sincronização. Veja como parar isso no OneDrive e no Dropbox:
Desativar backups de captura de tela no OneDrive
1. Selecione o ícone OneDrive na barra de menus do Mac.
2. Selecione Ajuda e configurações > Preferências.
3. Na guia Preferências, desmarque a caixa ao lado de Salvar capturas de tela no OneDrive.
Desativar backups de captura de tela no Dropbox
1. Selecione o ícone Dropbox na barra de menu do Mac.
2. Selecione o retrato do seu perfil e escolha Preferências.
3. Alterne para a guia Backups. Em seguida, desmarque a caixa ao lado de Compartilhar capturas de tela e gravações de tela usando o Dropbox.
8. Inicie o seu Mac no modo de segurança
Inicializar seu Mac no modo de segurança geralmente ajuda a resolver falhas relacionadas ao sistema que surgem aleatoriamente. Se você continuar tendo problemas com o aplicativo Captura de tela, faça isso agora.
Dependendo se o seu Mac tem um chipset Intel ou Apple Silicon, você precisa seguir um dos dois procedimentos ligeiramente diferentes para entrar no modo de segurança.
Macs com chips Intel
1. Desligue seu Mac.
2. Aguarde 10 segundos. Em seguida, mantenha pressionada a tecla Shift e ligue o Mac.
3. Solte a tecla Shift quando vir o logotipo da Apple.
Macs com chips de silício da Apple
1. Desligue seu Mac.
2. Aguarde 30 segundos. Em seguida, pressione e segure o botão Power até chegar à tela com os discos de inicialização.
3. Selecione o disco de inicialização do macOS.
4. Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Continue in Safe Mode.
5. Solte a tecla Shift.
Depois que seu Mac inicializar no Modo de segurança, tente fazer uma captura de tela. Se isso funcionar, reinicie o Mac normalmente e faça outra captura de tela. Na maioria dos casos, o aplicativo Captura de tela e seus atalhos devem voltar a funcionar normalmente.
9. Verifique se há malware no seu Mac
Você já deve ter ouvido falar que os Macs são insuscetíveis a malware, mas isso não é necessariamente verdade. Programas maliciosos podem sequestrar funcionalidades e atalhos do macOS, então você deve descartar isso se o aplicativo Captura de tela ainda causar problemas.
Malwarebytes é um removedor de malware dedicado que pode ajudá-lo com isso. Use-o para fazer uma varredura e verificar se ele detecta algo perigoso no seu Mac.
10. Redefina a NVRAM do seu Mac
A NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil) no Mac contém pequenas quantidades de dados diversos que podem ficar obsoletos e impedir várias funções no macOS. Portanto, redefini-lo pode corrigir o aplicativo Captura de tela. No entanto, você só pode fazer isso em Macs com chipsets Intel.
1. Desligue seu Mac e aguarde 10 segundos.
2. Reinicie o Mac, mas mantenha pressionada a tecla Option, Command, P e R teclas juntas ao mesmo tempo.
3. Solte as teclas depois que o Mac tocar o sinal de inicialização pela segunda vez. Se o seu Mac tiver um chip de segurança Apple T2, solte as teclas assim que o logotipo da Apple aparecer e desaparecer duas vezes.
Isso deve redefinir a NVRAM. Para obter instruções passo a passo abrangentes, confira esta postagem sobre como redefinir a NVRAM no seu Mac.
Você pode fazer capturas de tela agora
Problemas relacionados a captura de tela no Mac geralmente são fáceis de resolver, e esperamos que as correções acima tenham ajudado você com isso. Se um problema específico surgir repetidamente, a melhor maneira de corrigi-lo é instalar novas atualizações de software do sistema no Mac assim que estiverem disponíveis. Você também pode limpar o cache do sistema do Mac e ver se isso faz diferença.
Além do aplicativo Screenshot do Mac, uma maneira menos conveniente, mas nativa, de capturar imagens é usar o aplicativo Preview (selecione Arquivo >Faça uma captura de tela). Você também pode dar uma olhada nas principais alternativas de recorte de terceiros para o Mac.