O Apple Watch é uma das peças de tecnologia mais impressionantes da era moderna. É um rastreador de fitness, dispositivo de comunicação e enciclopédia, tudo no seu pulso. Você pode manter contato com a família, controlar sua casa inteligente e muito mais com apenas alguns toques.
É claro que o Apple Watch depende do Bluetooth para parear com seu telefone e, às vezes, o Bluetooth não funciona conforme o esperado. Se o Apple Watch não estiver pareando com o telefone, veja algumas etapas que você pode seguir para resolver o problema.
1. Verifique as configurações e a distância
O emparelhamento é afetado por várias configurações do telefone e pela distância entre o telefone e o Apple Watch. Verificar se não há problemas com essas configurações é o primeiro passo para corrigir problemas de pareamento.
Ajuda a saber o significado dos ícones no seu Centro de Controle. O ícone em forma de avião indica Modo Avião Este ícone fica laranja quando ativo. O ícone com uma torre transmitindo um sinal indica Celular Data e ficará verde quando ativo.
O ícone que se parece com um ponto com duas ondas saindo de cima é o ícone Wi-Fi. Quando ativo, este ícone ficará azul. O ícone final que se parece com um nó é o ícone Bluetooth. Quando ativo, será azul.
Vários desses ícones também ficam visíveis no Apple Watch quando você desliza de baixo para cima. No entanto, há outro ícone no seu relógio a ser observado: o ícone de um telefone. Quando o telefone e o relógio estiverem conectados, esse ícone ficará verde. Se você vir o ícone de Wi-Fi e um nome de rede, isso significa que seu relógio está conectado por Wi-Fi.
Por outro lado, um ícone de telefone vermelho com uma linha atravessada indica problemas de conexão.
2. Aproxime seu relógio e telefone
A solução mais fácil costuma ser a mais óbvia, e esse certamente é o caso do Apple Watch e do iPhone. O alcance de uma conexão Bluetooth é de aproximadamente 30 pés, mas é melhor se o Apple Watch e o iPhone estiverem lado a lado durante o emparelhamento.
Tente manter os dois a uma distância de 30 cm um do outro ao iniciar o emparelhamento.
3. Verifique se o modo avião está desativado
Tanto o Apple Watch quanto o iPhone podem ativar o Modo Avião. O Modo Avião desativa Wi-Fi, dados de celular e Bluetooth. Embora isso permita que você use seu telefone em um avião, torna impossível emparelhar um iPhone e um Apple Watch.
Desative o Modo Avião antes de iniciar o emparelhamento. Se o Modo Avião estiver ativo, basta tocar no ícone para desativá-lo.
Você também deve garantir que o modo avião não esteja ativo em seu relógio. Deslize de baixo para cima na tela para acessar o Centro de Controle e verifique se o ícone do Modo Avião não está ativo.
4. Verifique se o Bluetooth está ativado
Seu Apple Watch usa Bluetooth para parear com um iPhone. Isso significa que seu iPhone precisa ser detectável, o que requer que o Bluetooth esteja ativo. Se o ícone do Bluetooth estiver totalmente branco com um logotipo cinza, significa que o Bluetooth está desativado.
Toque no ícone para reativar o Bluetooth. Aguarde alguns segundos para ligar novamente e tente emparelhar o Apple Watch novamente.
5. Verifique as atualizações do iOS
Um possível motivo pelo qual seu Apple Watch pode não estar pareando com seu iPhone é devido a uma nova atualização do iOS. Você pode verificar se uma atualização do iPhone está disponível acessando Configurações > Geral > Atualização de software Se uma atualização estiver disponível, ela aparecerá junto com a opção de baixar e instale a atualização.
Se nenhuma atualização estiver disponível, você verá um texto que diz “Seu software está atualizado.” Você não pode verificar as atualizações do Watch se o Apple Watch não estiver emparelhado com seu iPhone, portanto, certifique-se de que seu iPhone esteja totalmente atualizado.
6. Redefinir configurações de rede do iPhone
Muitas vezes, um bug ou erro nas configurações de rede do próprio iPhone pode resultar em problemas de emparelhamento. Para redefinir as configurações de rede, abra Settings > General > Reset e depois toque em Reset Network Settings.
Lembre-se de que usar esse recurso significa que você precisará se reconectar a qualquer rede salva anteriormente, e qualquer rede configurada manualmente ou confiável retornará ao seu status padrão.
7. Verifique seu hardware
Às vezes, o Apple Watch pode não emparelhar devido a um problema de hardware. Uma falha ou erro na inicialização pode não causar nenhum outro problema com a operação do seu dispositivo, exceto com o emparelhamento. Aqui estão algumas maneiras de corrigir problemas de hardware.
Reinicie o telefone e o Apple Watch
Uma solução possível para o Apple Watch não parear é desligar o iPhone e o Apple Watch e ligá-los novamente. Para fazer isso com seu iPhone, pressione o botão de bloqueio e os botões de aumentar volume até que a opção de desligar apareça na tela.
Com o Apple Watch, você pode desligá-lo mantendo pressionado o botão lateral (mas não a coroa) e deslizando para desligar. Esses mesmos botões ligarão cada dispositivo respectivo novamente. Depois de desligar e ligar novamente, tente emparelhar os dispositivos mais uma vez.
Redefinir seu Apple Watch
Se nada mais do que você tentou funcionar, você pode redefinir o Apple Watch para as configurações de fábrica. Isso limpará todas as informações salvas que possam causar problemas de emparelhamento, mas também removerá todas as configurações, rostos personalizados e muito mais. Você precisará reconfigurar completamente o Apple Watch após esta etapa.
Para fazer isso, abra seu Apple Watch e vá para Configurações > Geral > Redefinir > Apagar todo o conteúdo e configurações. Depois de tocar nesta opção , não há como voltar atrás, mas se nada mais funcionar, vale a pena tentar.Você deve sempre fazer backup do seu Apple Watch na nuvem antes de executar esta etapa, caso queira restaurá-lo mais tarde.
Ainda está tendo problemas com o Apple Watch não pareando?
Essas sete etapas devem funcionar para corrigir praticamente qualquer problema que você tenha com o Apple Watch não emparelhado. Se você tentar tudo nesta lista e ainda assim não conseguir emparelhar, pode haver um problema mais profundo com seu iPhone ou seu relógio. Se for esse o caso, leve-o a uma oficina autorizada para ser examinado – isso pode significar que o rádio Bluetooth está com defeito.
A boa notícia é que raramente são necessários reparos reais, e a maioria desses problemas pode ser resolvida desligando e ligando novamente o relógio ou reiniciando-o.