Seu Mac está perigosamente perto de ficar sem espaço de armazenamento? Normalmente, você pode fazer uma pequena limpeza de disco e liberar muito espaço rapidamente. Mas, às vezes, não é tão simples assim.
Um tempo atrás, falamos sobre o armazenamento “Outro” um tanto desconcertante que pode acabar consumindo dezenas, senão centenas de gigabytes de espaço em disco. Desta vez, vamos nos concentrar em outra questão intrigante: como reduzir um armazenamento de “Sistema” inchado no Mac.
O que é armazenamento do sistema?
Sempre que você acessar menu Apple > Sobre este Mac > Storage, o indicador de armazenamento interno do Mac exibirá a quantidade de dados relacionados ao sistema operacional como armazenamento do “Sistema”.
Idealmente, ele deve ficar abaixo de 20 gigabytes, mas você pode esperar que ele continue crescendo lentamente conforme você continua usando seu Mac. Se exceder isso em dois ou três dígitos, no entanto, aqui estão os motivos mais comuns pelos quais isso acontece:
- Instantâneos da máquina do tempo local.
- Grandes arquivos de log do aplicativo.
- Aplicativo inchado ou cache do sistema.
- Índice de pesquisa do Spotlight quebrado.
Se o seu Mac tiver uma alocação de armazenamento de “Sistema” muito grande, as dicas a seguir devem ajudar a reduzi-la. Não se esqueça de limpar a Lixeira e verificar a tela Armazenamento com frequência enquanto trabalha nelas.
Remover instantâneos da máquina de horário local
Se você tiver o Time Machine ativado em seu Mac, poderá acabar com uma parte do armazenamento do “Sistema” muito além dos limites de tamanho normais.Isso acontece quando o sistema operacional não consegue limpar os instantâneos mais antigos do Time Machine do armazenamento interno. É melhor verificar e se livrar deles usando o Terminal.
Observação: Se possível, crie um novo backup do Time Machine com sua unidade externa de backup conectada antes de prosseguir.
1. Vá para Finder > Applications > Utilities e abra Terminal.
2. Digite tmutil listlocalsnapshotdates e pressione Enter para exibir uma lista de todos os instantâneos locais do Time Machine junto com suas etiquetas de data relevantes.
3. Você deve excluir os instantâneos locais do Time Machine individualmente (começando com o mais antigo) e verificar se isso reduz “Sistema” na tela de armazenamento do seu Mac.
Digite tmutil deletelocalsnapshots seguido de date enome do instantâneo. Em seguida, pressione Enter para excluí-lo.
Repita conforme necessário, mas evite excluir os instantâneos mais recentes. No entanto, se você tiver sua unidade de backup externa, poderá excluí-la com segurança com o seguinte comando:
para instantâneo em $(tmutil listlocalsnapshotdates | grep -v :); faça sudo tmutil deletelocalsnapshots $snapshot; feito
Excluir arquivos de log do aplicativo
Se você já usa seu Mac há algum tempo, ele pode conter muitos arquivos de log de aplicativos. Em alguns casos, esses arquivos podem acabar consumindo vários gigabytes de armazenamento. Você pode verificá-los e excluí-los indo até a pasta Logs na biblioteca do usuário do Mac.
1. Abra o Localizador. Em seguida, selecione Go > Go to Folder.
2. Digite ~/Library/Logs/ e pressione Enter.
3. Verifique se há arquivos de log superdimensionados e exclua-os. Para facilitar as coisas, você pode alternar para a visualização List (na parte superior da janela do Finder) e usar o Sizecoluna para classificar os arquivos de log por tamanho.
Excluir arquivos de log de conexão
Logs de aplicativos à parte, seu Mac também pode conter arquivos de log de conexão massivos relacionados ao aplicativo Mail. É melhor verificar e se livrar deles.
1. Abra o Localizador. Em seguida, selecione Go > Go to Folder.
2. Digite o seguinte caminho de pasta e pressione Enter:
~/Library/Containers/com.apple.mail/Data/Library/Logs/Mail
3. Exclua todos os arquivos de log de conexão grandes dentro do diretório.
Excluir cache do sistema e do aplicativo
Tanto o sistema operacional quanto os vários aplicativos executados em seu Mac frequentemente armazenam muitos arquivos em cache. Isso ajuda a acelerar as coisas, mas, às vezes, o aplicativo e os caches do sistema podem ficar fora de controle e aumentar a leitura do “Sistema”. Tente limpar todos os caches de arquivos grandes.
Dica: Para uma explicação completa, veja como limpar o cache do Mac.
1. Abra Finder. Em seguida, selecione Go > Go to Folder.
2. Digite ~/Library/Caches/ e pressione Enter para abrir o cache do aplicativo.
3. Alterne para Lista visualize e classifique os arquivos e pastas usando a coluna Tamanho. Em seguida, exclua todos os itens grandes dentro do diretório.
Observação: Se o Finder não exibir os tamanhos das pastas na visualização em lista, abra View na barra de menus, selecione Mostrar opções de exibição, marque a caixa ao lado de Calcular todos os tamanhos e selecione Usar como padrão.
4. Reinicie o seu Mac. Se tudo estiver correto, limpe a lixeira.
5. Repita as etapas 1–4, mas use o caminho /Library/Caches/ (que abre o cache do sistema) na etapa 2 em vez disso.
Entrar/Sair do Modo de Segurança
Inicializar no modo de segurança pode ajudar a remover arquivos redundantes ou obsoletos relacionados ao sistema do seu Mac. Para fazer isso, comece desligando o seu Mac. Ligue-o novamente, mas imediatamente pressione e segure a tecla Shift até ver o logotipo da Apple.
Depois que seu Mac inicializar no Modo de segurança, vá para Menu Apple > Sobre este Mac > ArmazenamentoAguarde alguns minutos até que o indicador de armazenamento seja atualizado completamente. Em seguida, reinicie o Mac normalmente e veja se isso ajudou.
Recriar índice Spotlight
Às vezes, seu Mac pode exibir uma leitura incorreta de armazenamento do “Sistema” devido a um índice de pesquisa do Spotlight quebrado. Tente reconstruí-lo para ajudar a reduzir o armazenamento do sistema no Mac.
1. Abra o menu Apple, escolha System Preferences e selecione Holofote.
2. Alterne para a guia Privacidade. Em seguida, arraste e solte a unidade do sistema de sua área de trabalho para dentro dela.
Observação: Se a unidade do sistema não estiver visível na área de trabalho, abra o Finder e selecione Preferências no menu Finder. Em seguida, marque a caixa ao lado de Hard disks.
3. Selecione OK para confirmar que deseja que o Spotlight Search pare de pesquisar a unidade do sistema.
4. Espere um momento. Em seguida, selecione a unidade do sistema que você acabou de adicionar e remova-a usando o botão Delete (-).
Isso deve solicitar que o Spotlight Search reindexe a unidade do sistema.
Muito complicado? Use Onyx
Se os métodos acima para reduzir o armazenamento do sistema em seu Mac parecerem muito tediosos, tente usar o Onyx. É um aplicativo totalmente gratuito que pode excluir rapidamente instantâneos locais do Time Machine, remover arquivos de log desatualizados, limpar os caches do sistema e do aplicativo e reconstruir o índice do Spotlight.
Onyx também funciona como uma ferramenta de remoção de lixo. Se você continuar enfrentando problemas relacionados ao armazenamento em seu Mac regularmente, é altamente recomendável que você o use. Aqui está um passo a passo completo do Onyx.