A Apple iniciou uma revolução na computação. Eles abandonaram as CPUs da Intel em troca de uma versão seriamente aprimorada do silício que você encontrará nos iPhones e iPads. É um grande negócio e se você quiser saber o que torna este novo chip “M1” da Apple tão especial, confira nosso artigo Apple M1 Vs Intel i7 antes de ler o resto deste.
Supondo que você queira comprar uma das novas opções M1 MacBook 13”, qual você deve escolher? Há pelo menos uma diferença de preço de $ 300 nessa decisão, mas há mais do que dinheiro. Então, quando se trata do M1 MacBook Air versus o M1 MacBook Pro, em qual você deve gastar seu dinheiro?
O chip M1: sob o capô
Uma das principais razões pelas quais há alguma confusão entre esses dois modelos de MacBook é porque eles parecem ser praticamente idênticos sob o capô. A verdade é que ambas as máquinas são essencialmente iguais.
A única diferença é que o modelo básico M1 Air tem sete núcleos de GPU, enquanto todos os outros MacBooks M1 têm oito. Em termos de processador central real, é a mesma unidade. Existe apenas um design de processador M1.
Entre os dois MacBooks, você obtém as mesmas opções de RAM e SSD e duas portas Thunderbolt 3. As diferenças mais óbvias estão do lado de fora, começando com o fato de que o M1 MacBook Air é completamente sem ventoinha.
A vantagem sem ventilador
Assim como um iPad, o M1 MacBook Air é resfriado passivamente. Não há ventilador e não há saídas de ar. Isso porque o M1 é tão eficiente em termos de energia que pode funcionar sem gerar muito calor.
O que há de tão bom em não ter um fã? Considere o seguinte:
- Sem ventoinha significa ausência de ruído. Sempre.
- O ventilador foi o último componente móvel do MacBook Air. Agora é um dispositivo totalmente de estado sólido.
- Não há aberturas para entrada de poeira no computador.
Embora os computadores MacBook Air M1 não tenham estado no mercado por tempo suficiente para fornecer evidências disso, esperamos que esses computadores sejam excepcionalmente confiáveis. Os ventiladores acabam falhando, mas com o Air esse problema desaparece.
O aspecto do ruído é menos importante, pois parece que o ventilador no M1 MacBook Pro quase nunca entra em ação, a menos que você esteja fazendo cargas de trabalho pesadas e sustentadas.
Imagem corporal
A diferença de peso entre os MacBooks M1 é insignificante.Além disso, embora o Air seja um pouco mais fino, não é o tipo de diferença que afetará sua capacidade de colocá-lo em uma bolsa. A diferença real, como sempre foi, é que o Air tem um corpo cônico em forma de cunha. Em vez do quadro mais robusto e profissional do Pro.
Algumas pessoas acham que o formato de cunha oferece melhor ergonomia de digitação, portanto, se você for um digitador pesado, lembre-se disso.
Diferenças de Desempenho
Se os dois modelos de computador tiverem exatamente o mesmo processador, por que haveria uma diferença de desempenho? Mais uma vez, a resposta a esta pergunta está ligada à presença de um fã. O resfriamento ativo permite que o processador M1 funcione em velocidade total em todos os núcleos indefinidamente. Sem um ventilador, o calor aumentará com o tempo e a velocidade da CPU terá que ser reduzida para colocar as coisas sob controle novamente.
Isso demora um pouco, no entanto, para tarefas de CPU que requerem apenas curtos picos de esforço da CPU, não há diferença no desempenho entre os dois computadores. No entanto, se você estiver fazendo algo como exportar seu grande projeto de vídeo, o MacBook Air ficará para trás. A diferença no desempenho máximo sob carga não é enorme, mas é perceptível.
A barra de toque(y)
A outra diferença controversa entre o M1 MacBook Air e o M1 MacBook Pro é a barra de toque. Esta pequena faixa de tela sensível ao toque é exclusiva dos modelos MacBook Pro. Se você não tem certeza do que é a Touch Bar, confira Tudo o que você precisa saber sobre a Touch Bar do MacBook Pro.
A Touch Bar parece ser um recurso que as pessoas odeiam ou amam, com pouco espaço no meio.Portanto, é difícil dizer se você o considerará um pró ou um contra nesta comparação. Em vez da Touch Bar, o M1 MacBook Air possui uma linha normal de teclas. A escolha é realmente sua.
Embora você deva observar que o M1 MacBook Pro possui uma tecla de escape física. Isso aborda uma reclamação comum dos que odeiam a Touch Bar.
Resistência da bateria
Todos os MacBooks M1 melhoraram significativamente a duração da bateria, em comparação com os modelos Intel que eles substituem. No entanto, também há uma diferença notável entre as duas opções de laptop M1.
O Air é classificado para 15 a 18 horas de uso, dependendo do que você está fazendo. Menos se você realmente está pedindo para levantar pesos. Para o mesmo conjunto de cenários, o Pro é classificado entre 17 e 20 horas. Assim, você terá duas horas a mais em média.
Desempenho de tela e áudio
Tanto o MacBook Air quanto o MacBook Pro têm telas e alto-falantes excelentes. Só que o Pro é um pouco melhor. Com mais 100 “nits” de brilho e um corpo e alto-falantes que oferecem mais potência ao som, o Pro oferece mais. No entanto, o MacBook Air não é desleixado e ainda dá uma surra em praticamente todos os outros laptops de sua classe de preço neste departamento.
Opções de cores
Se você quiser algo diferente de Space Grey ou Silver, então o Air oferece Gold como uma opção. Gostaríamos que houvesse mais cores em ambas as linhas de modelos, mas o Air supera ligeiramente o Pro neste departamento.
Quem deve comprar o MacBook M1 Air?
Achamos que a grande maioria dos usuários que procuram um MacBook de 13” deveriam comprar o Air. Os modelos anteriores do MacBook Air eram significativamente menos potentes do que o 13” Pro. O que os tornou práticos apenas para tarefas de computação leve.Agora, qualquer coisa que o Pro 13” pode fazer, o Air também pode fazer. Embora um pouco mais lento em alguns casos.
Se você consegue viver sem a barra de toque e tela e som um pouco melhores, recomendamos que economize $ 300 ou gaste-os em uma atualização de armazenamento ou RAM.
Quem deve comprar o MacBook M1 Pro?
Se você realmente precisa do seu MacBook para fins mais profissionais, como edição de vídeo ou outras tarefas pesadas. Considere o M1 MacBook Pro 13. As atualizações de tela e alto-falante tornarão sua vida mais agradável por um lado. A grande melhoria aqui é a CPU M1 ativamente resfriada.
Se você estiver analisando números ou exportando projetos de vídeo que serão executados por mais de dez a quinze minutos, o M1 MacBook Pro 13 superará o desempenho do M1 MacBook Air.Além disso, não se esqueça de que o Pro possui um núcleo de GPU adicional em comparação com o modelo básico $ 999 Air. Em aplicativos (como editores de vídeo) que usam aceleração de GPU, essa é uma fonte adicional de desempenho extra.
O Pro é claramente a máquina superior e, se você não se importar com a diferença de preço, terá o laptop mais poderoso já feito neste formato. No entanto, para a maioria das pessoas, a divisão entre esses dois modelos simplesmente não chega à diferença de preço. Portanto, considere cuidadosamente se as melhorias marginais oferecidas pelo modelo Pro valem o preço pedido.