Se você possui um iPhone e um Mac, há várias maneiras de conectar os dispositivos para sincronizar seus dados, ser mais produtivo e transferir facilmente arquivos de e para qualquer um dos dispositivos.
Uma das maneiras mais fáceis de fazer a conexão é usar um cabo USB comum. No entanto, também existem opções mais flexíveis e poderosas à sua disposição. Essas opções incluem conexão via USB-C, Bluetooth e uso de Continuidade.
Este guia analisa todas as opções que você tem para conectar seu iPhone a um Mac.
1. Como conectar o iPhone ao Mac usando um cabo
A maneira mais simples de conectar um iPhone a um Mac é usar o cabo que acompanha o iPhone. O método de cabo também é uma maneira mais rápida de conectar os dois dispositivos quando você deseja sincronizar dados ou transferir arquivos e é necessário quando deseja restaurar o iPhone para as configurações de fábrica.
Você pode querer conectar seu iPhone a um Mac para sincronizar seus dados ou transferir arquivos. Nesse caso, você pode usar o iTunes (macOS Mojave ou anterior) para sincronizar suas fotos, vídeos, álbuns, programas de TV, podcasts, listas de reprodução, filmes, audiolivros, calendários e contatos.
Nota: Se você atualizou para o macOS Catalina, não encontrará o iTunes, mas pode usar o Finder para sincronizar, atualize, faça backup e restaure seu iPhone.Você pode usar seu cabo USB ou USB-C para conectar seu iPhone a um Mac, abrir o Finder e selecionar seu iPhone no painel esquerdo da janela do Finder.
2. Como conectar o iPhone ao Mac usando uma conexão Wi-Fi
Você pode conectar um iPhone a um Mac via Wi-Fi, desde que ambos os dispositivos estejam conectados à mesma rede.
Você ainda precisará do cabo USB ou USB-C para conectar seu dispositivo ao Mac e ativar a sincronização WiFi. O iPhone que você está usando deve ter o iOS 5 ou posterior para que esta conexão funcione.
Como no iTunes, você pode selecionar seu iPhone na barra lateral se quiser sincronizar ou mover arquivos. Para desconectar o iPhone do Mac, selecione o botão Ejetar na barra lateral do Finder.
Nota: Se você estiver conectando seu iPhone a um Mac para sincronizar seus dados, o método de sincronização WiFi é muito mais lento do que usar um cabo.
3. Como conectar o iPhone ao Mac usando o iCloud
Outra forma de conectar seu iPhone é usar o iCloud, que mantém seu conteúdo atualizado em todos os seus dispositivos. Dessa forma, você pode acessar seus arquivos de mídia e outros conteúdos no seu Mac em vez de usar o iTunes.
Para conectar o iPhone e o Mac, verifique se você está conectado à mesma conta do iCloud em ambos os dispositivos e se possui as mesmas configurações de sincronização. Quaisquer alterações feitas em seu conteúdo em qualquer um dos dispositivos serão sincronizadas primeiro com o iCloud e depois com os dispositivos.
- Vá para Configurações no seu iPhone e toque no seu nome .
- Em seguida, toque em iCloud e, em seguida, entre com seu login de ID da Apple.
- Para entrar no iCloud em seu computador Mac, selecione Menu > Preferências do Sistema.
- Selecione iCloud.
- Faça login com seu ID Apple e senha e configure iCloud.
Com o iCloud, você pode sincronizar dados como Apple News, dados do Homekit, notas, arquivos e favoritos do Safari, ações e muito mais. Depois que seu iPhone e Mac estiverem conectados e conectados ao iCloud, você poderá sincronizá-los usando as mesmas configurações.
4. Como conectar o iPhone ao Mac usando Bluetooth
Bluetooth é outra maneira rápida de conectar seu iPhone ao seu Mac quando você não tem um cabo. Este método é útil quando você deseja se conectar a um ponto de acesso pessoal para compartilhar sua conexão de dados móveis quando não consegue acessar uma rede Wi-Fi.
- Para fazer isso, abra Configurações no seu iPhone e toque em Geral .
- Tap Bluetooth.
- Alterne o controle deslizante do Bluetooth on/green.
- No seu Mac, selecione Menu > Preferências do sistema e selecione Bluetooth . Como alternativa, vá até a barra de menus do Mac e selecione o ícone Bluetooth.
- Selecione a imagem do seu iPhone na lista de itens Bluetooth do seu Mac.
- Verifique se há uma solicitação de conexão no iPhone e selecione Conectar.
Observação: Se esta for a primeira vez que você tenta conectar seu iPhone a um Mac via Bluetooth, pode ser necessário um código de confirmação para concluir o processo. Use as instruções em ambos os dispositivos e insira o código exatamente como exibido. Se os dispositivos tiverem problemas para “encontrar” um ao outro, certifique-se de que a distância entre eles seja próxima o suficiente para que o Bluetooth funcione.
5. Como conectar o iPhone ao Mac usando o Continuity
O recurso Continuidade da Apple permite que você conecte seu iPhone, Mac, iPad, Apple Watch e iPod touch juntos.
Depois de iniciar sessão no seu ID Apple em todos esses dispositivos, você pode usar os recursos de Continuidade para se mover entre os dispositivos e fazer coisas como:
- Transferir uma página da web que você está visualizando em um Mac para um iPhone
- Escreva um e-mail no seu Mac e envie-o do seu iPhone
- Obtenha direções no aplicativo Mac Maps e envie-as para o seu iPhone para usar mais tarde
- Responda chamadas do iPhone usando seu Mac e muito mais
Alguns recursos do Continuity que você pode usar para conectar o iPhone ao Mac incluem Handoff, chamadas de celular do iPhone e área de transferência universal.
Com o recurso Handoff, você pode começar a trabalhar em seu iPhone ou Mac, alternar para outro dispositivo próximo e continuar de onde parou.
O recurso de chamadas de celular do iPhone permite que você faça e receba chamadas do seu Mac, enquanto a área de transferência universal permite copiar fotos, texto, vídeos e imagens no seu iPhone e colá-los no seu Mac, ou vice-versa.
Observação: você precisa do iOS 8 ou posterior e do macOS 10.10 Yosemite ou superior para executar o Handoff e o Continuity. Para usar a área de transferência universal, você precisa de um Mac com macOS 10.12 Sierra ou mais recente.
Outros recursos do Continuity incluem encaminhamento de mensagem de texto, Hotspot instantâneo, AirDrop, Desbloqueio automático, Câmera de continuidade, Esboço de continuidade, Marcação de continuidade, Sidecar e Apple Pay.
- Para usar o Continuity, certifique-se de que todos os seus iPhones e Macs estejam conectados com a mesma conta do iCloud e conectados à mesma rede Wi-Fi.
- Ative o Bluetooth no iPhone e Mac.
- Ative o Handoff no seu Mac acessando Menu > Preferências do sistema > Geral. Marque a caixa Permitir Handoff entre este Mac e seus dispositivos iCloud.
- No iPhone, habilite o Handoff acessando Settings > General > Handoff.
- Alterne o controle deslizante Handoff para On.
Observação: Se você estiver conectando seu iPhone a um Mac para copiar seus arquivos de música, inscreva-se no iTunes Match para copiar músicas para o seu iPhone e, em seguida, sincronize sua música através da nuvem.
Vincule seu iPhone ao seu Mac facilmente
Esperamos que você tenha conseguido conectar seu iPhone a um Mac usando qualquer um dos métodos listados acima. Temos mais recursos para ajudá-lo a conectar seu iPhone a uma TV via USB ou usando métodos sem fio, como espelhar a tela do iPhone no Mac ou fazer backup do iPhone no Mac, entre outros guias.