O Safari sempre teve uma forte reputação de ser o navegador da Web com melhor desempenho no Mac. Incrivelmente, o macOS Big Sur o tornou ainda melhor. Agora, o Safari não só é cinqüenta por cento mais rápido em comparação com o Chrome, como também é muito mais eficiente em termos de energia do que antes.
No entanto, tudo isso não importa, a menos que você personalize o navegador para funcionar da maneira que deseja. Abaixo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre como personalizar os aspectos mais importantes do Safari no macOS Big Sur.
Personalizar a página inicial do Safari
A página inicial é a primeira coisa que você verá sempre que iniciar o Safari. Com macOS Big Sur, também é muito mais rico em detalhes, e você já deve ter notado as seguintes seções:
- Favoritos: Mostra seus favoritos de nível superior.
- Frequently Visited: Exibe sites que você visitou com frequência.
- Privacy Report: Lista o número de rastreadores que o navegador bloqueou.
- Sugestões da Siri: Links para sites baseados em aprendizado de máquina.
- Lista de Leitura: Miniaturas da sua Lista de Leitura.
- iCloud Tabs: Abra as guias do Safari de outros dispositivos Apple.
Se a página inicial parecer muito desorganizada, você pode diminuir o tom facilmente. Selecione o botão Opções no canto inferior direito da tela.Em seguida, desmarque as caixas ao lado das seções que deseja remover. Por exemplo, você pode se livrar de tudo e manter visíveis apenas as seções Frequently Visited e Reading List.
Agora a parte divertida: você também pode alterar a imagem de fundo padrão da página inicial no Safari. Use a barra de rolagem horizontal no menu suspenso Opções para exibi-los e fazer sua escolha. Ou você pode adicionar suas imagens - selecione a miniatura Adicionar para escolher uma em seu Mac.
Personalizar novas janelas do Safari
Você pode configurar o Safari no macOS Big Sur para exibir algo diferente da página inicial sempre que abrir uma nova janela. Vá para Safari > Preferences na barra de menus do Mac para abrir o painel de preferências do navegador.
Na seção Geral, use o menu suspenso ao lado de Novas janelas abertas come escolha entre as seguintes opções:
- Página inicial: Abre a página inicial padrão.
- Página inicial: Exibe qualquer site que você desejar.
- Página vazia: Abre uma janela sem nada.
- Same Page: Carrega a mesma página em sua janela atual.
- Abas para Favoritos: Carrega todos os seus favoritos em abas separadas.
- Escolha a pasta de guias: Carrega todas as páginas de uma pasta específica de Favoritos ou Marcadores.
Se você escolheu Homepage, você deve adicionar a URL do site que deseja abrir no campo ao lado de Homepage. Você também pode adicionar um botão Home à barra de ferramentas do Safari para abrir a página inicial sempre que quiser. Você descobrirá como fazer isso a seguir.
Além disso, você pode usar o Safari abre com menu suspenso para determinar como o Safari é iniciado quando você inicia uma nova sessão de navegação.
As opções incluem Uma nova janela (o padrão), Uma nova janela privada (ideal se você se preocupa com a privacidade), Todas as janelas da última sessão (se quiser continuar de onde parou), e Todas as janelas não privadas da última sessão
Personalize a barra de ferramentas do Safari no macOS Big Sur
A barra de ferramentas do Safari, que inclui a barra de endereço e as áreas adjacentes, exibe vários controles rápidos, como Barra Lateral, Voltar/Avançar e Compartilhar por padrão. Também é altamente personalizável.
Go to View > Customize Toolbar para abrir a barra de ferramentas painel de personalização. Em seguida, você pode começar a arrastar novos itens para a barra de ferramentas - Home, Mail, Preferências de sites etc. - ou arrastar os controles que não deseja.
Você também pode embaralhar as coisas, adicionar espaços vazios entre os ícones usando o bloco Espaço flexível e alterar a posição da barra de endereços (ou mesmo removê-lo completamente). Selecione Concluído para salvar suas alterações.
Se você quiser voltar para a aparência anterior, basta arrastar o conjunto padrão da parte inferior do painel de personalização da barra de ferramentas e soltá-lo na barra de ferramentas do Safari.
Personalizar como as guias funcionam
Muitas vezes, você provavelmente acabará com dezenas de guias abertas ao usar o Safari. Existem algumas coisas que você pode fazer para mudar o funcionamento das guias.
Comece abrindo o painel de preferências do Safari. Na seção Geral, você pode determinar como as novas guias são abertas usando o menu ao lado de Novas guias abertas come selecionando entre as seguintes opções:
- Página inicial: Abre a página inicial padrão
- Página vazia: Abre uma guia em branco
- Página inicial: Abre a página inicial
- Mesma página: Duplica sua guia atual
A seção Guias do painel Preferências também fornece várias opções que permitem determinar o comportamento das guias. Por exemplo, você pode marcar a caixa ao lado de Quando uma nova guia ou janela for aberta, torne-a ativa se quiser que o Safari mude o foco para novas guias automaticamente.
Personalizar a pesquisa inteligente do Safari
Safari permite pesquisar qualquer coisa usando a barra de endereço ou o campo de pesquisa inteligente. Por padrão, ele usa o Google para gerar resultados de pesquisa.
Para mudar isso, acesse o painel Preferências do navegador e mude para Pesquisar seção. Em seguida, use o menu suspenso ao lado de Mecanismo de pesquisa para escolher entre Yahoo, Bing e DuckDuckGo.
Como o campo de pesquisa inteligente é preenchido com sugestões de mecanismos de pesquisa, sugestões, favoritos e principais acessos do Safari, não se esqueça de desmarcar algumas das caixas ao lado das opções relevantes ao lado de Campo de pesquisa inteligente para reduzir a confusão.
Uma outra coisa; mude para a seção Avançado e marque a opção Mostrar endereço completo do site para tornar a revelação do Safari completa URLs de sites na barra de endereços.
Personalizar o Safari usando extensões
Em comparação com Chrome e Firefox, o suporte de extensão para Safari é bastante limitado. Mas ainda há uma boa quantia que pode ajudar a aprimorar sua experiência de navegação.
Por exemplo, você pode usar o Honey para obter ofertas incríveis, o Grammarly para corrigir erros de digitação, o Evernote Web Clipper para adicionar itens às suas anotações, etc. Você também pode instalar um bloqueador de conteúdo para remover anúncios e que outras coisas indesejadas sejam carregadas no Safari.
Vá para Safari > Safari Extensions para pesquisar e baixe extensões da Mac App Store. Você pode gerenciá-los indo para a seção Extensions do painel de preferências do navegador. A maioria das extensões ativas aparecerá na barra de ferramentas do Safari.
Personalizar sites no Safari
O Safari oferece várias maneiras de alterar o funcionamento dos sites. Comece adicionando um ícone de Preferências do site à barra de ferramentas por meio de View > Customize Toolbar Em seguida, carregue um site e selecione o ícone Preferências do site para revelar as opções de personalização disponíveis.
Por exemplo, você pode optar por abrir o site no modo Leitor, configurá-lo para carregar com ou sem bloqueadores de conteúdo, alterar as configurações de zoom da página e assim por diante. Você também pode modificar as permissões de câmera, microfone e localização.
Safari lembrará suas preferências e carregará o site da maneira que você quiser a cada vez. Para gerenciar os sites que você configurou ou para aplicar suas preferências a todos os sites em geral, acesse a seção Websites nas Preferências do navegador.
Trabalhe com mais ajustes do Safari
Além das personalizações acima, você pode realizar uma série de ajustes adicionais no Safari usando o painel Preferências do navegador. Você pode alterar o local de download padrão, modificar como o preenchimento automático funciona em formulários da web, alterar suas configurações de privacidade e segurança e assim por diante. A Apple fez um ótimo trabalho ao organizar as coisas de maneira organizada, portanto, não tenha medo de passar algum tempo trabalhando nas coisas sob o capô.