Anonim

É fácil pensar que seu Mac está seguro e protegido na Internet. Embora o macOS não seja tão vulnerável quanto o Windows, os proprietários de Mac ainda devem considerar o uso de um firewall para proteger seus computadores contra invasões indesejadas.

A primeira camada de proteção que você deve usar é um firewall, que bloqueia o acesso de aplicativos e serviços ao seu computador. Use as etapas abaixo para configurar o firewall do Mac.

O que é um Firewall?

Um firewall funciona como uma barreira entre seu computador e softwares nefastos na Internet. Ele protege seu computador bloqueando o acesso a ele e permitindo apenas os aplicativos e serviços nos quais você confia.

macOS tem um firewall integrado que recomendamos que você use em vez de um firewall ou software antivírus de terceiros. Esses pacotes de software de terceiros são executados no macOS e podem tornar seu sistema lento. A versão do macOS tem um efeito mínimo no desempenho do seu computador. Ele é executado em segundo plano e você nem sabe que está lá.

Como habilitar o firewall do Mac

Como a maioria das configurações do macOS, o painel de controle do firewall é encontrado nas preferências do sistema para macOS. O firewall leva apenas algumas etapas para ativar. Use as instruções abaixo para ativar o Firewall do Mac e, em seguida, configure-o, se necessário.

  1. Selecione o menu Apple no canto superior esquerdo e selecione System Preferences .

  1. Selecione Segurança e privacidade.

  1. Selecione a guia Firewall.

  1. Selecione o ícone de cadeado no canto inferior esquerdo para desbloquear as configurações.

  1. Digite o nome e a senha do administrador quando solicitado.

  1. Selecione Ativar Firewall.

Isso ativará o firewall do Mac com as configurações padrão. A maioria dos aplicativos será bloqueada, embora alguns aplicativos, serviços e processos do sistema possam passar pelo Firewall. Se tudo estiver funcionando conforme o esperado, você pode começar a usar seu computador e esquecer o Firewall sabendo que ele o mantém seguro.

Como configurar o firewall do Mac

Você precisa ativar o Firewall do Mac e configurá-lo para que seus aplicativos essenciais não sejam bloqueados. Você também pode bloquear aplicativos e serviços que possam representar uma ameaça.

  1. Selecione o menu Apple no canto superior esquerdo e selecione System Preferences .

  1. Selecione Segurança e privacidade.

  1. Selecione a guia Firewall.

  1. Selecione o ícone de cadeado no canto inferior esquerdo para desbloquear as configurações.

  1. Digite o nome e a senha do administrador quando solicitado.

  1. Selecione Opções do Firewall para configurar o Firewall

  1. Há várias configurações que você pode alterar nas opções do Firewall. A primeira é Bloquear todas as conexões com a Internet Essa configuração bloqueia todas as conexões de entrada e só deve ser alterada se você souber que não usará nenhum compartilhamento de arquivo, acesso remoto, ou aplicativos semelhantes que dependem de uma conexão de entrada.

  1. A próxima configuração que você pode alterar é Adicionar + Isso permite adicionar um aplicativo ou serviço que pode ser definido como Permitir conexões de entrada ou Bloquear conexões de entrada Você também pode selecionar Remover – para excluir um serviço ou aplicativo do Firewall do Mac.

  1. As próximas duas seções, Permitir automaticamente que o software integrado receba conexões de entrada e Permitir automaticamente software assinado baixado para receber conexões de entrada, são ativados por padrão. Essas configurações adicionam automaticamente aplicativos confiáveis ​​e confiáveis ​​à lista de aplicativos permitidos do Firewall. Este é um recurso conveniente que adiciona essas entradas sem exigir que você autorize cada aplicativo ou serviço instalado.Recomendamos deixá-los ativados, a menos que você queira um controle granular sobre o acesso de firewall concedido aos aplicativos que você instala.

  1. O próximo passo é Ativar modo furtivo Esta configuração do modo furtivo diz ao seu Mac para ignorar as conexões de entrada que estão fazendo ping em seu computador e solicitando informações sem autorização. Essa opção bloqueia solicitações não autorizadas de hackers e malware, mas não bloqueia solicitações de aplicativos e serviços autorizados. Normalmente, você não precisa ativar essa configuração em casa, pois a maioria dos roteadores domésticos oferece proteção semelhante. Pode ser uma boa ideia habilitar essa configuração se você ignorar o roteador e se conectar diretamente à Internet. Também pode ser útil ao usar redes públicas inseguras.

  1. Quando terminar de fazer as alterações, você pode selecionar OK.

  1. Por último, mas não menos importante, está o menu Configurações avançadas que pode ser usado para proteger ainda mais o seu computador. Na maioria dos casos, essas configurações não precisam ser alteradas. Eles permitem que você limite a quantidade de tempo que um usuário fica conectado a um Mac quando está ocioso e impede que os usuários alterem as preferências do sistema bloqueado sem uma senha de administrador.

Como usar o firewall do Mac

Você não pode falar sobre segurança de rede doméstica sem falar sobre um firewall. É a primeira linha de defesa contra ataques externos. Ele bloqueia o tráfego não autorizado e impede que malwares infectem seu computador. O Firewall do Mac é gratuito.

Ele faz um trabalho decente de proteger os dados do seu computador e dificilmente afeta o desempenho do seu computador. Se você passa muito tempo na Internet, considere ativar o Firewall do Mac.É ainda mais importante se você visitar locais públicos com seu laptop.

O firewall no macOS é fácil de ativar/desativar, portanto, se você decidir que não deseja que ele seja executado em segundo plano, poderá desativá-lo em menos de um minuto.

Firewall do Mac: como ativá-lo e configurá-lo