A Apple se esforça muito para melhorar e otimizar o Safari no Mac, e isso mostra. O navegador carrega sites muito rapidamente e usa menos bateria em comparação com Chrome e Firefox e sincroniza dados com o iPhone e iPad como um encanto. Apesar disso, no entanto, o Safari tem problemas.
Um tempo atrás, conversamos sobre como corrigir problemas de carregamento lento de páginas no Safari. Desta vez, vamos orientá-lo sobre o que você deve fazer para corrigi-lo quando o Safari não estiver funcionando no seu Mac; se ele congela, trava ou não abre completamente.
(Destaque – Safari não funciona no Mac_ XX maneiras de corrigir)
1. Forçar Sair do Safari
Se o Safari congelou em você e não está funcionando no seu Mac, tente forçar o encerramento dele. Para fazer isso, abra o menu Apple no canto superior esquerdo da tela e selecione Force QuitComo alternativa, pressione Command + Option + Escape Na caixa Force Quit Applications que aparece, escolha Safari e selecione Force Quit
Em seguida, aguarde alguns segundos e reinicie o navegador. Se continuar travando ou travando durante a abertura, passe para a próxima correção.
2. Reinicie o Mac
Reiniciar o seu Mac pode resolver a maioria dos problemas que surgem em programas nativos e de terceiros. Experimente se você não reinicia há algum tempo.
3. Atualize o Safari
Executar o Safari com as atualizações mais recentes instaladas é a melhor maneira de evitar que bugs conhecidos relacionados a software causem problemas. O navegador padrão do Mac é integrado ao macOS, então você deve atualizar o próprio sistema operacional se quiser atualizar o Safari.
Para fazer isso, abra o menu Apple, selecione System Preferencese selecione Atualização de software. Se você vir uma atualização listada, selecione Atualizar agora.
4. Limpar cache do navegador
Um cache de navegador desatualizado é outro motivo que pode fazer com que o Safari não funcione corretamente no seu Mac. Tente limpá-lo.
1. Abra o Safari. Em seguida, selecione Safari na barra de menus e escolha a opção Preferências.
2. Alterne para a guia Avançado e marque a caixa ao lado de Mostrar menu Revelação na barra de menus.
3. Isso deve revelar um novo item chamado Develop na barra de menu. Abra-o e selecione Empty Caches.
Isso deve excluir o cache do Safari. Reinicie o navegador e verifique se ele funciona corretamente.
Observação: Você pode voltar ao painel de preferências do Safari e desativar o menu Desenvolver, se desejar.
5. Desativar extensões
As extensões ajudam a melhorar sua experiência de navegação no Safari. Mas extensões não otimizadas ou desatualizadas também podem acabar causando congelamentos e travamentos aleatórios.
Para confirmar, comece desativando todas as extensões. Selecione Safari na barra de menu, escolha Safari Extensions e desmarque as caixas ao lado de cada ativo extensão.
Dica: Se você não ocultou o menu Revelação antes, pode abri-lo e selecionar Desativar extensões para desativar todas as extensões instantaneamente.
Saia e reinicie o Safari. Se o navegador começar a funcionar corretamente, reative as extensões uma de cada vez. Isso deve permitir que você identifique a extensão que está causando problemas. Você pode optar por remover a extensão do Safari. Ou você pode procurar uma atualização para a extensão na Mac App Store que pode ajudar a corrigi-la.
6. Excluir preferências do Safari
Excluir o arquivo que armazena suas preferências do Safari pode corrigir problemas causados por configurações incorretas do navegador. Antes de começar, no entanto, saia ou force o encerramento do Safari.
1. Abra Finder. Em seguida, pressione Command+Shift+G para abrir a caixa Vá para a pasta.
2. Copie e cole o seguinte caminho e selecione Go:
~/Library/Containers/com.apple.Safari/Data/Library/Preferences
3. Clique com o botão direito do mouse no arquivo com.apple.Safari.plist e selecione Move to Trash . O Safari irá recriar automaticamente o arquivo mais tarde, então não se preocupe.
Reinicie seu Mac. Em seguida, abra o Safari e verifique se funciona normalmente. Se você deseja reconfigurar as configurações do seu navegador (página inicial, novas guias, mecanismo de pesquisa padrão, etc.), acesse o Safari Preferências painel.
7. Entre no modo de segurança
Se você teve problemas para abrir o Safari, seja para limpar o cache ou para desativar quaisquer extensões ativas, tente inicializar em Modo de segurança.
Comece desligando seu Mac. Em seguida, aguarde pelo menos 10 segundos e ligue-o enquanto mantém pressionada uma das teclas Shift.
Após inicializar no modo de segurança, abra o Safari. Deve iniciar sem problemas. Faça as correções de 4 a 6 novamente e reinicie o Mac normalmente.
Em alguns casos, simplesmente entrar e sair do Modo de segurança sozinho pode acabar consertando o Safari, bem como quaisquer outros programas que não funcionem corretamente.
8. Limpe o cache do Mac
Você tentou excluir o cache do navegador Safari anteriormente. Agora, é hora de limpar o aplicativo do Mac e o cache do sistema. Isso pode resolver problemas no Safari causados por dados desatualizados ou corrompidos em aplicativos relacionados e no sistema operacional.
9. Verifique o disco de inicialização
Se nenhuma das correções acima ajudou, vale a pena verificar e corrigir erros no disco de inicialização do seu Mac. O macOS tem a ferramenta Utilitário de Disco que pode ajudar com isso. Mas primeiro você deve reiniciar seu Mac no modo de recuperação.
1. Desligue seu Mac. Em seguida, ligue-o enquanto mantém pressionadas as teclas Command e R. Solte-os assim que vir o logotipo da Apple. Você entrará no modo de recuperação logo depois.
2. Escolha a opção Disk Utility e selecione Continue.
3. Selecione Macintosh HD à esquerda da janela do Utilitário de Disco. Em seguida, selecione o ícone Primeiros Socorros.
4. Selecione Executar para verificar erros relacionados ao disco. O Utilitário de Disco tentará corrigir qualquer um que encontrar.
5. Selecione Concluído.
6. Selecione Macintosh HD – Data à esquerda do painel Utilitário de Disco e repita as etapas 3– 5.
7. Abra o menu Apple no canto superior esquerdo da tela e selecione Reiniciar.
Após reiniciar seu Mac normalmente, abra o Safari e verifique se o reparo do disco de inicialização ajudou.
Começar a navegar novamente
Esperançosamente, você acabou consertando o Safari na metade do caminho. Se você teve que passar por todas as correções e nada funcionou, você pode querer reinstalar o macOS. Pode haver um problema subjacente profundo que impede o Safari de funcionar corretamente e que apenas uma nova instalação do sistema operacional pode corrigir. Ou você pode tentar mudar para um navegador alternativo, como Chrome ou Firefox, pelo menos por enquanto.