Anonim

Os usuários de Mac costumam ser criativos, o que inclui fotógrafos e videomakers. Isso significa que você provavelmente tem um monte de cartões SD espalhados ou dentro de suas câmeras e outros dispositivos. De tempos em tempos, os cartões SD podem apresentar problemas e precisam ser formatados.

Felizmente, isso é algo que você pode fazer com o seu Mac, mas pode não ser perfeitamente óbvio como. Vamos percorrer o processo de como formatar um cartão SD em um Mac e tudo o que você precisa saber para executar essa tarefa com segurança.

Aviso! A formatação apaga todos os dados!

Sim, você provavelmente já sabe disso. Mas é preciso dizer. Caso você não saiba, a formatação apagará todos os dados do seu cartão SD. Portanto, se você puder e os dados atualmente no cartão forem importantes, faça backup em algum lugar.

Além disso, verifique novamente se você está formatando o cartão SD e não outra unidade, como um pen drive USB, stick ou disco rígido externo. Verifique se você selecionou a letra da unidade correta!

Quando formatar um cartão SD

A formatação de um disco, que inclui cartões SD, reescreve a estrutura do disco para que os dispositivos saibam como armazenar, recuperar e excluir dados. É um pouco como construir as prateleiras da biblioteca antes de enchê-las de livros.

Isso é um grande trabalho e também significa que todos os dados no disco serão perdidos. Portanto, a primeira situação em que você formata um cartão SD é aquela em que você não se importa com os dados que estão no cartão.Ou porque você já fez o backup, ele está corrompido ou você não o quer mais.

Corrupção de dados em um cartão SD significa que o cartão ou o dispositivo tem um problema. Também pode acontecer como resultado de uma falha ou acidente. Tal como uma perda de energia durante a gravação no cartão.

Se o cartão SD ainda estiver fisicamente correto, geralmente você pode formatá-lo e continuar usando-o. Se o cartão estiver com defeito, a formatação geralmente falhará. Tornando-o um indicador rápido da integridade da unidade.

Você também desejará formatar um cartão SD quando precisar usá-lo com um dispositivo que precise de um formato diferente daquele que o cartão usa atualmente. Existem vários tipos de formato, cada um com seus prós e contras. A principal consideração é se o dispositivo com o qual você usará o cartão SD pode ler esse formato específico ou não. A seguir, veremos qual formato é melhor para um cartão SD.

Qual formato você deve usar?

Existem vários formatos que você pode usar para cartões SD, mas na maioria das vezes a escolha correta é FAT32 ou exFAT. A maioria dos dispositivos e sistemas operacionais de computador pode ler qualquer um desses formatos. O exFAT tem a vantagem de suportar tamanhos de arquivo maiores que 4 GB. Verifique o manual do dispositivo ao qual o cartão SD se destina para garantir a escolha do formato ideal.

Não escolha nenhum dos formatos macOS registrados. Eles são apropriados apenas para unidades internas do Mac e unidades externas que serão usadas apenas com um Mac, onde a integridade dos dados também é importante.

O que você precisa para formatar um cartão SD no Mac

Se você possui um MacBook recente, provavelmente sabe que não há portas em seu computador além de duas ou quatro portas USB-C Thunderbolt 3. Os MacBooks mais antigos têm slots de cartão SD integrados, portanto, usar um cartão SD nessas máquinas é simples.

Se o seu Mac não tiver um slot para cartão SD, você precisará comprar um leitor de cartão SD USB ou obter um dock station USB-C ou Thunderbolt 3 que possua um como uma de suas portas. Os leitores de cartão por si só são muito baratos, mas as docas podem ser bastante caras. Portanto, siga apenas a rota mais cara se você estiver no mercado para uma doca de qualquer maneira. Se você já tiver um dock station com portas USB A, um leitor de cartão SD USB padrão funcionará perfeitamente.

Certifique-se de obter um leitor de cartão que aceite cartões SD de tamanho normal e o tipo micro-SD mais comum.

Como formatar um cartão SD no Mac usando o utilitário de disco

O método nativo de formatar um cartão SD em um Mac é usar o Utilitário de Disco integrado. Isso é rápido e fácil de fazer, especialmente se você souber quais configurações escolher:

  1. Conecte seu leitor de cartão SD e insira o cartão SD no slot apropriado.
  2. Abra Spotlight Search (comando + espaço) e procure por Utilitário de Disco . Abra o aplicativo.
  3. No painel esquerdo, em externo, procure seu cartão SD. Selecione-o, certificando-se de que é o drive correto.

  1. Agora clique com o botão direito do mouse na unidade e selecione Erase…

  1. Dê à unidade um nome de volume, se desejar.

  1. Escolha um formato, sugerimos exFAT na maioria dos casos.
  2. Escolha Opções de segurança e escolha um nível de segurança contra eliminação. Configurações mais altas dificultam a recuperação de dados, mas tornam a formatação mais demorada.

  1. Selecione Apagar e espere o processo terminar.

Agora você pode usar o cartão SD novamente, desde que não esteja danificado de alguma forma. Se não tiver certeza, confira este artigo sobre corrupção de cartão SD.

Formatando um cartão SD com o aplicativo oficial da SD Alliance

Os cartões SD são fabricados de acordo com os padrões estabelecidos pela SD Card Alliance. Esses padrões também incluem como os cartões devem ser formatados para máximo desempenho e confiabilidade.

Portanto, se você estiver em uma máquina Windows ou Mac, a Alliance recomenda que você use seu aplicativo de formatação.

  1. 13 maneiras de corrigir “Esta mensagem não foi baixada do servidor” no iPhone e iPad
  2. Como apagar todo o conteúdo e configurações no Mac
  3. MacBook não aparece no AirDrop? 10 maneiras de corrigir
  4. 14 coisas que você nunca deve perguntar à Siri
  5. Como clicar com o botão do meio no macOS usando o trackpad ou o Magic Mouse
  6. Não consegue encontrar sua impressora AirPrint no iPhone? 11 maneiras de consertar
  7. Como configurar e usar o Magic Mouse no Windows
Como formatar um cartão SD no Mac