Anonim

Navegadores da Web, aplicativos nativos, programas de terceiros e serviços do sistema criam caches de arquivos em seu Mac o tempo todo. Esses caches consomem armazenamento, mas também ajudam a acelerar as coisas. Por exemplo, na próxima vez que você visitar Mudando para Mac, seu navegador irá carregá-lo muito mais rápido devido aos dados do site em cache. Da mesma forma, isso se aplica a quase tudo que você faz no seu Mac.

Os arquivos em cache também são limpos e atualizados rotineiramente pelos programas e serviços que os criam. Apesar disso, você ainda encontrará seu quinhão de caches obsoletos, corrompidos ou inchados que resultam em travamentos, lentidão e uma infinidade de outros problemas.Quando isso acontecer, você deve limpar o cache do seu Mac manualmente.

Os navegadores vêm com mecanismos de limpeza de cache integrados, que tornam todo o processo rápido e indolor. No entanto, limpar o aplicativo e os caches do sistema requer algum trabalho.

Se liberar espaço de armazenamento é seu objetivo, você só deve considerar a exclusão de arquivos em cache depois de passar por todas as outras opções de limpeza de disco.

Como limpar o cache do navegador no Mac

Se os sites não carregarem ou não funcionarem corretamente, limpar o cache do navegador geralmente é a primeira coisa que você deve fazer para solucionar o problema. A seguir, você aprenderá como limpar o cache do navegador no Safari e no Google Chrome.

Limpar cache do navegador no Safari

Por padrão, o Safari não exibe a opção que permite limpar o cache do navegador. Portanto, você deve mostrá-lo primeiro.

1. Inicie o Safari. Em seguida, abra o menu Safari e selecione Preferências.

2. Alterne para a guia Avançado e marque a caixa ao lado de Mostrar menu Revelação na barra de menus.

3. Abra o menu Develop (que agora você deve ver na barra de menus) e selecione Empty Caches .

Limpar cache do navegador Chrome

Se você usa o Chrome em vez do Safari, limpar o cache do navegador é relativamente simples.

1. Abra uma nova guia do Chrome e pressione Shift+Command+Delete para exibir Limpar dados de navegaçãotela.

2. Selecione a opção Imagens e arquivos em cache, defina o Intervalo de tempo como Todo o tempo e, em seguida, selecione Limpar dados.

Opcional - Limpar DNS Cache

O cache DNS (Domain Name Service) no seu Mac ajuda os navegadores a localizar e conectar-se a endereços da web rapidamente. Se o Safari ou Chrome ainda não conseguir carregar sites, um cache DNS obsoleto pode estar causando o problema. Nesse caso, limpá-lo forçará seu Mac a buscar os dados DNS mais recentes.

1. Pressione Command+Space para abrir a Pesquisa do Spotlight. Em seguida, digite Terminal e pressione Enter.

2. Digite o seguinte comando na janela do Terminal e pressione Enter.

sudo killall -HUP mDNSResponder

3. Insira sua senha de administrador e pressione Enter para limpar o cache DNS.

Como limpar o cache do aplicativo no Mac

Limpar o cache do aplicativo em seu Mac pode corrigir problemas relacionados a programas e componentes nativos do sistema (e-mail, mensagens, mapas, etc.). Embora isso seja bastante seguro, ainda recomendamos que você crie um backup do seu Mac antes de prosseguir. Você deve ter a opção de restaurá-lo caso algo dê errado.

1. Saia de todos os aplicativos abertos. Em seguida, abra o Finder e pressione Command+Shift+G para abrir a caixa Ir para a pasta .

2. Digite ~/Library/Caches (não se esqueça do til no início) e clique em Gopara abrir o cache do aplicativo.

3. Pressione Command+A para selecionar todos os arquivos e pastas e, em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Mover para Lixeirapara excluir todo o cache do aplicativo.

Reinicie seu Mac depois. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no ícone Trash no dock e selecione Empty Trash para liberar o espaço relacionado aos arquivos excluídos.

Como limpar o cache do sistema no Mac

Limpar o cache do aplicativo elimina muitos arquivos relacionados a aplicativos nativos e componentes do sistema. Se você ainda tiver problemas, poderá limpar arquivos adicionais relacionados ao sistema operacional visitando os dois locais mostrados abaixo. Não se esqueça de criar um backup do seu Mac (se ainda não o fez) antes de prosseguir.

1. Abra o Finder e pressione Shift+Command+G.

2. Digite /Library/Caches (sem o til no início) no Go to Folder caixa.

3. Pressione Command+A para selecionar todos os arquivos. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Mover para Lixeira.

4. Digite sua senha de administrador e clique em OK para excluir os itens. Se o seu Mac impedir que você limpe um determinado arquivo ou pasta, deixe-o como está.

5. Repita as etapas 1 a 4, mas use o caminho da pasta /System/Library/Caches na etapa 2. Você pode excluir todos os itens dentro desta pasta, exceto a subpasta denominada com.apple.kext.caches.

6. Reinicie seu Mac em Modo de segurança Isso ajuda a redefinir vários caches relacionados ao sistema que você não pode remover manualmente. Para fazer isso, reinicie o Mac e mantenha pressionada a tecla Shift logo após o toque de inicialização. Quando o logotipo da Apple aparecer, solte a tecla

Depois que seu Mac concluir a inicialização no Modo de segurança, basta reiniciá-lo normalmente. Se tudo estiver bem, você pode esvaziar a lixeira.

Como usar o Onyx para limpar o cache no Mac

Você também pode usar uma ferramenta de limpeza de terceiros para limpar o navegador, o aplicativo e os caches do sistema em seu Mac. Isso não apenas torna o trabalho mais fácil, mas uma ferramenta de limpeza também pode cavar fundo e remover coisas (especialmente aquelas relacionadas ao sistema) que seriam difíceis e inseguras de se livrar manualmente.

Recomendamos Onyx para Mac, uma ferramenta excelente (e gratuita) que existe há anos. Lembre-se de fazer backup do seu Mac antes de usá-lo para limpar os caches de aplicativos e do sistema.

Depois de instalar o Onyx, abra-o e mude para a guia Manutenção. Você deverá ver todas as opções de remoção de cache (Sistema, Aplicativos e Internet) listadas ao lado da seção Limpeza.

Você também pode usar o botão Opções para selecionar várias subcategorias de dados em cache. No entanto, é melhor manter as seleções padrão, a menos que você tenha problemas sérios com o seu Mac.

Depois de decidir o que deseja excluir, clique em Executar tarefas. Onyx também vem com uma série de outras ferramentas que você pode querer conferir.

CCleaner para Mac é outra ferramenta de limpeza gratuita. No entanto, o programa tem um histórico de problemas relacionados à privacidade, por isso aconselhamos que você evite usá-lo.

Fique longe, a menos que precise

Apesar do que a maioria das pessoas acredita, você não precisa limpar arquivos em cache regularmente na esperança de otimizar seu Mac. Isso só vai acabar atrasando as coisas. Você só deve excluir os caches do navegador, do aplicativo e do sistema como uma medida de solução de problemas.Caso contrário, deixe seu Mac como está e ele deve gerenciar os dados em cache perfeitamente.

Como limpar o cache em um Mac