Se você usa um iPhone ou iPad, provavelmente já experimentou o travamento do dispositivo em algum momento ou outro. Isso geralmente é causado por um aplicativo que ocupa mais memória do que o esperado. Quanto mais antigo for o seu iPhone ou iPad, maior a probabilidade de travar ao trabalhar com aplicativos modernos.
Existem várias maneiras de descongelar um dispositivo que não responde. Se eles falharem, uma reinicialização forçada corrigirá a maioria dos problemas em um iPad ou iPhone.
Como Descongelar um iPad
Existem várias maneiras de corrigir problemas de congelamento em um iPad. Se uma solução funcionará ou não, depende do que causou o congelamento em primeiro lugar.
Se o seu iPad estiver com pouca energia, ele frequentemente limitará o desempenho. Se você estiver usando aplicativos que consomem muita memória, eles podem fazer com que o iPad congele. Se o seu iPad travar, primeiro tente conectá-lo à energia.
Se conectar o iPad à energia não funcionar, feche todos os aplicativos que puder. Muitos aplicativos (ou alguns aplicativos intensivos) podem tornar o dispositivo lento. Se estiver usando o iOS 12 ou posterior em seu iPad, você pode fechar os aplicativos clicando duas vezes no botão Home e deslizando de baixo para cima na tela.
Fique de olho em aplicativos específicos que podem causar o travamento do iPad. Se houver um aplicativo que congela com mais frequência do que outros, considere desinstalá-lo e reinstalá-lo. Os dados do aplicativo podem estar corrompidos ou pode haver um problema com a instalação original que causou esses problemas.A reinstalação geralmente resolve esses problemas.
Como redefinir um iPad
Se nenhuma das soluções acima resolveu o problema, você precisará reiniciar o iPad. Existem duas maneiras principais de fazer isso, dependendo do modelo do iPad que você possui. Também há uma diferença entre uma reinicialização “suave” e uma “reinicialização forçada”.
Para executar uma reinicialização suave, pressione e segure o botão liga/desliga até que o controle deslizante apareça na parte superior da tela. Deslize o controle deslizante para a direita para desligar o iPad. Quando ele desligar totalmente, pressione e segure o botão liga/desliga novamente até que o logotipo da Apple apareça.
Claro, uma reinicialização suave só funciona se o dispositivo estiver respondendo. Se estiver completamente congelado e não responder a nenhuma entrada, uma reinicialização forçada pode ser necessária. Existem diferentes maneiras de executar esta função dependendo se o seu iPad tem um botão Home ou não.
- Se o seu iPad tiver um botão Home, pressione e segure o Botão Power e o Home Button ao mesmo tempo. Mantenha-os pressionados até que o dispositivo reinicie e o logotipo da Apple apareça.
- Se o seu iPad não tiver um botão Home, pressione e segure o botão de volume ou o botão superior para reiniciar. Se o seu dispositivo não responder, pressione e solte rapidamente o botão Aumentar volume e, em seguida, o mesmo para o botão Diminuir volume botão e, em seguida, pressione e segure o botão Power para forçar a reinicialização do dispositivo.
Como Descongelar um iPhone
Um iPhone pode travar pelos mesmos motivos que um iPad. Se você tiver muitos aplicativos abertos, estiver com pouca energia ou se houver um aplicativo com defeito, seu iPhone pode ficar lento e não responder.
Como o iPad, a primeira opção que você deve tentar é conectar seu telefone à energia. Isso geralmente elimina quaisquer problemas causados por níveis baixos de bateria. Se isso não funcionar, tente fechar o máximo de aplicativos possível. Em iPhones modernos, você faz isso deslizando de baixo para cima na tela e segurando até que os aplicativos apareçam.
Se isso não descongelar seu telefone, reiniciar ou redefinir é o próximo passo.
Como redefinir um iPhone
Como o iPad, existem diferentes tipos de redefinições para o iPhone. Uma “redefinição suave” é essencialmente um ciclo de energia, enquanto uma reinicialização forçada é usada quando o iPhone está completamente bloqueado e você não pode usá-lo.
Para executar um soft reset, pressione Volume Up ou Volume Down e o botão Sleep/Wake ao mesmo tempo até que o controle deslizante apareça.Quando isso acontecer, deslize para a direita para desligar o dispositivo. Dependendo de quantos aplicativos você abriu, pode levar alguns segundos para o telefone desligar completamente. Depois disso, pressione e segure o botão liga/desliga até que o logotipo da Apple apareça.
Para executar uma reinicialização forçada, pressione e solte o botão Aumentar volume e faça o mesmo para o botão Diminuir volume botão. Por fim, mantenha pressionado o botão Sleep/Wake até que o logotipo da Apple apareça.
Como fazer backup de seus dados
Se o seu iPhone ou iPad congela com frequência e você não consegue encontrar a causa, pode haver um problema em um nível mais profundo. Nesse caso, seus dados podem estar em risco, por isso é uma boa ideia fazer backup de seu dispositivo para evitar a perda de qualquer informação importante.
Existem várias maneiras de fazer backup de suas informações, e elas funcionam tanto para iPad quanto para iPhones.A primeira (e mais fácil) opção é fazer backup via iCloud. Para fazer isso, vá para Configurações > > iCloud > Backup do iCloud. Você pode escolher o que especificamente será copiado para o iCloud. Mas o mais importante a lembrar é rolar para baixo e garantir que iCloud Backup esteja definido como On.
A próxima opção é fazer backup de seu dispositivo usando seu computador. Se estiver usando um Mac, procure seu dispositivo na barra lateral do Finder. A partir daqui, vá para o topo da janela do Finder e clique em Geral Selecione a opção para fazer backup de todos os seus dados no seu Mac e clique em Faça backup agora. Dê tempo ao processo para ser concluído, mas será feito backup dos seus dados.
No Windows, você precisará usar o iTunes para fazer um backup. Conecte seu dispositivo via USB e abra o iTunes. Clique no ícone na janela do iTunes do seu dispositivo e clique em Resumo. Na janela Resumo, clique em Fazer backup agora.