iMovie é um aplicativo de edição de vídeo simplificado para macOS e iOS. Perfeito para iniciantes ou para quem não precisa de um software de edição de vídeo de nível profissional, o iMovie é muito fácil de usar. Ainda assim, para usuários que não têm experiência com edição de vídeo em geral, o software pode ser um pouco assustador.
O que é iMovie? Quando o iMovie foi lançado pela primeira vez em dispositivos iOS, era uma versão muito básica do aplicativo de desktop Mac. Hoje, os dois aplicativos estão muito próximos em recursos, embora a interface de cada um seja adaptada para o dispositivo da Apple para o qual foram projetados.
iMovie para macOS Vs iOS
A Apple projetou especificamente as duas versões do iMovie para funcionar perfeitamente uma com a outra. Isso significa que você pode iniciar um projeto em seu iPhone ou iPad e, em seguida, simplesmente AirDrop para sua máquina desktop ou MacBook e continuar editando de onde parou.
Se você não possui um dispositivo macOS, não há problema. A versão iOS do iMovie é mais ou menos tão capaz quanto a versão para desktop. Você pode iniciar, editar e concluir projetos completos simplesmente usando seu dispositivo iOS.
No entanto, como você pode imaginar, as duas versões têm interfaces ligeiramente diferentes. Um é projetado para toque e o outro para entrada do mouse. No entanto, agora você também pode usar um mouse com iOS!
Neste guia, usaremos a versão macOS do iMovie como base, mas o básico deve ser traduzido sem problemas para a edição móvel.
O que o iMovie pode fazer?
iMovie é baseado na mesma base de software do pacote Final Cut Pro da Apple, um editor de vídeo de nível profissional bastante caro. Portanto, em termos de desempenho e estabilidade, está ao lado do Final Cut.
No entanto, você deve moderar suas expectativas em termos de ferramentas de edição. O iMovie tem mais do que o básico, mas apenas, o que não é necessariamente uma coisa ruim. Muitas vezes, menos é mais e, para usuários iniciantes, há pouca utilidade em se deparar com um milhão de painéis de controle cheios de termos desconhecidos.
Portanto, com o iMovie, você pode fazer todas as tarefas essenciais de edição. Isso inclui importar mídia, cortar clipes, organizá-los na linha do tempo e adicionar títulos na tela. O iMovie também oferece suporte para trabalho em tela verde, efeitos especiais básicos e ajustes de cores. Com apenas esses poucos recursos, você pode criar algumas edições de vídeo fundamentais impressionantes.
Se você acabou de começar a filmar com seu novo iPhone 11 Pro ou está se envolvendo com drones como o Mavic Mini ou Air 2, o iMovie é uma ótima maneira de elevar esse conteúdo. De algo que sua mãe vai gostar no Facebook a algo que milhões de pessoas vão querer compartilhar em todo o mundo.
Criando um novo projeto
O primeiro passo em sua jornada no iMovie, depois de abrir o aplicativo, é criar um novo projeto. Um projeto é o espaço de trabalho que você usará para reunir todos os elementos que farão parte do produto final e, em seguida, editá-los em um vídeo final.
Então, com o iMovie aberto, clique em Criar novo. Então clique em Filme.
Agora é hora de pegar algum conteúdo.
A primeira etapa: obter sua mídia
Agora que você tem um novo projeto aberto, você precisa de todas as mídias que potencialmente usará em seu projeto. Isso pode incluir videoclipes, clipes de som, música e afins.
Aqui vamos simplificar e usar apenas alguns videoclipes. Acabamos de baixar alguns clipes legais do Pixabay, que oferece conteúdo de domínio público e isento de roy alties. Se quiser, você também pode pegar músicas e fotos deles.
Depois de baixar seus clipes para uma pasta de sua escolha, você precisa importá-los para sua biblioteca do iMovie.
Para fazer isso, basta clicar em Arquivo e depois em Import Media, ou clique em Importar Mídia na guia Minhas Mídias na Biblioteca do iMovie.
Agora navegue até onde seus clipes estão, selecione-os e clique em Importar selecionados.
Depois de escolher todas as mídias para importar, você está pronto para começar a montar seu projeto de vídeo.
Colocando seus clipes na linha do tempo
Seu vídeo é montado em uma “linha do tempo”. Cada clipe é arrastado para a linha do tempo na ordem em que você deseja usá-los. Como você pode ver aqui, arrastamos nossos quatro clipes para a linha do tempo na ordem que gostaríamos. Tudo o que você precisa fazer é colocar o clipe relevante da biblioteca de mídia na linha do tempo.
Você notará que a linha do tempo também possui faixas diferentes. Por exemplo, há uma faixa dedicada para música de fundo.
Há uma cabeça de reprodução que "desliza" pela linha do tempo. Onde quer que o playhead esteja, você verá o “quadro” atual do seu vídeo exibido na janela de visualização, que é a mistura total de todo o áudio, vídeo, texto e outros elementos que você compôs naquela posição.
Dividindo clipes
Agora que você organizou seus clipes, você deve cortá-los nos segmentos certos. Para dividir um clipe, basta mover a cabeça de reprodução para o ponto em que deseja fazer o corte. Em seguida, clique com a tecla Alt pressionada e escolha Dividir clipe.
Seu clipe original agora é magicamente composto por dois clipes! Você pode mover os dois clipes para qualquer posição na linha do tempo, mas aqui, como você não deseja o restante do clipe, basta clicar com a tecla Alt pressionada na parte que não deseja e clicar em Excluir.
Este é um bom momento para mencionar que a edição de vídeos com o iMovie não é destrutiva. O clipe original é completamente intocado. Portanto, sinta-se à vontade para cortar e descartar itens na linha do tempo como quiser.
Adicionando títulos e transições
Agora temos nossos clipes na forma e na ordem que queremos.Isso torna um bom momento para adicionar um pouco mais de tempero à produção. Os títulos são elementos de texto que podem ser colocados em seus clipes. Útil se, por exemplo, você quiser dizer ao público o nome do seu vídeo ou fornecer informações extras.
Para adicionar um título, mude para a guia Títulos. Em seguida, arraste qualquer título de sua preferência para o clipe onde deseja que o título apareça.
Agora basta clicar no texto fictício na janela de visualização e digitar o seu próprio.
A seguir, colocaremos algumas transições interessantes entre nossos clipes. Simplesmente mude para a guia Transitions e arraste a transição para o espaço entre os clipes, onde deseja que a transição aconteça.
Um bom começo
Parabéns! Agora você aprendeu o suficiente sobre o iMovie para montar um vídeo básico. No entanto, para criar algo com ótima aparência e som, sugerimos que você examine as seguintes funções do iMovie a seguir, assim que se sentir confortável o suficiente para seguir em frente:
- Separando o áudio do clipe
- Cortando clipes
- Ajustando cor e contraste
- Substituindo o plano de fundo em imagens de “tela verde” (Chroma Keying)
- Adicionando música ao seu projeto
Apesar de ser um programa relativamente simples, o iMovie é bastante profundo. Portanto, reserve um tempo para explorar seus recursos mais avançados.
Finalizando seu filme
Para finalizar este tutorial básico sobre o iMovie, vamos exportar o filme que temos. Lembre-se que exportar o filme não é o mesmo que salvar seu projeto! Certifique-se de salvar seu projeto através do menu Arquivo como faria em qualquer outro programa.
Para exportar seu filme, clique no pequeno botão de compartilhamento no canto superior direito. Então click on File. A menos que você queira, por exemplo, enviar o vídeo diretamente para o YouTube.
Nesta janela, você pode ver quanto tempo seu clipe terá e seu tamanho estimado. Você pode ajustar sua resolução e qualidade aqui, mas na maioria das vezes não há problema em simplesmente deixar os valores padrão no lugar.
Se estiver satisfeito com essas configurações, clique em Avançar, escolha um local para salvar e conclua a exportação do seu vídeo. Vai demorar um pouco para renderizar, mas ao final do processo, sua obra-prima deve estar pronta para ser exibida ao mundo.