A Apple tem a reputação de fabricar produtos que atraem um preço premium, mas eles também têm algumas políticas e serviços bastante generosos para garantir que você só tenha que pagar por software ou serviços uma vez e depois compartilhá-los com toda a sua família.
iCloud é a chave para tudo isso e abrange tanto o compartilhamento de armazenamento do iCloud quanto os vários outros produtos familiares do Grupo que usam o iCloud como backbone.Então, vamos ver como configurar o Compartilhamento Familiar do iCloud e fazer com que seus entes queridos participem e compartilhem todas as coisas boas que a Apple tem a oferecer.
The Apple Family Group e iCloud Family Sharing
A Apple permite que até seis pessoas (incluindo você) compartilhem serviços, aplicativos e outras vantagens sem ter que pagar por eles várias vezes. Você iniciará um grupo familiar e habilitará o compartilhamento familiar para todos nele. É claro que cada pessoa no grupo familiar precisará de seu próprio ID Apple. São esses IDs que você adicionará ao grupo.
Depois de configurar seu grupo, você pode compartilhar Apple TV+, músicas, livros e muito mais. No entanto, você pode ter que pagar por um plano especial de compartilhamento familiar do iCloud em muitos casos. Por exemplo, você precisará de um plano de compartilhamento distinto do Apple Music. A boa notícia é que esses planos de compartilhamento são apenas um pouco mais caros do que um plano individual e muito mais baratos do que seis planos individuais para uma família!
Como criar um grupo familiar
Para criar um grupo familiar você precisa, antes de tudo, ter uma pessoa que irá gerenciar esse grupo. Essa pessoa deve ser um adulto e atuará como o organizador. Provavelmente é melhor que seja a pessoa cujo cartão de crédito pagará tudo.
Agora, para adicionar pessoas ao seu Grupo Familiar, basta acessar Configurações > e tocar em Configurar o Compartilhamento Familiar. Isso funcionará em todos os dispositivos iOS que executam a versão mais recente do sistema operacional.
Em um Mac, vá para Menu Apple > System Preferencese depois Family Sharing. Isso funciona para macOS Catalina. No Mojave, a configuração está em iCloud em System Preferences em vez disso.
Adicione os IDs Apple de cada pessoa com quem deseja compartilhar, até o limite de seis. Se você tem filhos, pode criar IDs Apple para eles e adicioná-los como contas de filhos. Isso permite que você controle seus gastos por meio da aprovação dos pais.
Ao usar a função “Adicionar um Membro da Família”, um convite será enviado para a pessoa em questão. Eles só se tornarão membros do seu Grupo Familiar quando aceitarem.
O que é iCloud?
Agora que você tem um grupo familiar, pode compartilhar sua conta do iCloud com todos. O iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem da própria Apple. Você pode usá-lo com todos os seus dispositivos Apple para fazer backup de arquivos, fotos e muito mais. Todos recebem uma pequena quantidade de espaço de graça, mas para ser realmente útil, você precisará desembolsar um dos planos pagos.
Quanto maior o plano que você comprar, menos você pagará por cada gigabyte de espaço. No momento em que escrevo, a Apple oferece apenas quatro níveis de armazenamento:
- 5GB – Grátis!
- 50GB – US$ 0,99
- 200GB – $2,99
- 2TB – US$ 9,99
Este é um valor incrível para o dinheiro. Quando você considera que pode ser compartilhado, fica ainda mais atraente.
Com o iCloud, você pode fazer backup de seus dados automaticamente, descarregar fotos de alta qualidade de seus dispositivos e compartilhar e colaborar em documentos. Aplicativos, compras no iTunes e outras mídias que podem ser recuperadas dos servidores da Apple não contam para o seu limite de armazenamento. São apenas os seus dados pessoais que ocuparão espaço.
Como funciona o compartilhamento de armazenamento familiar do iCloud
Assim como em serviços como o Google One, o compartilhamento do iCloud não dá aos outros membros do grupo familiar do iCloud acesso aos seus dados. Em vez disso, todos têm acesso a um único pool compartilhado de armazenamento, mas seus arquivos e informações são mantidos separados.
Isso é ótimo, por um lado, porque significa que nenhum espaço é desperdiçado quando alguns membros precisam de mais espaço do que outros. Por outro lado, significa que um membro ainda pode monopolizar todo o espaço. Esse é um problema que você terá que resolver à moda antiga. Para ativar o compartilhamento de armazenamento, veja o que fazer.
Em um dispositivo iOS:
1. Vá para Configurações2. Toque em seu nome3. Toque em Compartilhamento Familiar4. Toque em Armazenamento do iCloud5. Atualize para pelo menos o plano de 200 GB, se necessário6. Iniciar compartilhamento familiar
7. Informe os membros do seu grupo familiar que eles podem alternar para o armazenamento compartilhado nas configurações de armazenamento do iCloud.
Em um dispositivo macOS usando Catalina:
1. Clique no Menu Apple e em Preferências do Sistema2. Clique em Family Sharing3. Clique iCloud Storage4. Clique Compartilhar
4. Basta seguir as instruções do assistente
Depois de iniciar o compartilhamento, você pode voltar ao iCloud Storage a qualquer momento para ver quanto cada membro está usando do pool compartilhado.
Compartilhamento de aplicativos e serviços
Através do iCloud Family Sharing, você só precisa comprar conteúdo como aplicativos, livros, filmes e certos tipos de assinaturas uma vez e depois compartilhá-los com os membros do seu grupo familiar. Quando um membro do grupo acessa a loja de aplicativos, ele pode tocar no ícone de sua conta e navegar pelas compras de qualquer outra pessoa do grupo, baixando o que quiser.
No caso de algo como o Apple Music, você precisa escolher o nível do plano familiar do serviço, mas uma vez feito isso, todos no grupo recebem o serviço individual como se tivessem um plano separado.
A única exceção, pelo que sabemos, são os recursos premium desbloqueados por meio de compras no aplicativo. Não há como compartilhá-los no grupo familiar.
Formas de pagamento compartilhadas
Nos seus grupos familiares, todas as compras são debitadas no cartão de crédito do organizador da família. É por isso que você não deve adicionar pessoas ao grupo que não fazem parte da sua família. A única maneira de impedir que membros adultos do grupo façam compras é desativando totalmente o compartilhamento de compras para o grupo.
Membros com menos de 13 anos têm automaticamente o recurso "Pedir para comprar" ativado. Isso significa que o organizador da família terá que aprovar ou recusar cada compra. Para membros menores de 18 anos, mas não menores de 13 anos, você tem a opção de ativar o Ask to Buy.
Compartilhar é se importar
Com tantos serviços e aplicativos excelentes, é um gesto brilhante da Apple permitir que as pessoas na mesma casa economizem compartilhando.Se ao menos outros aspectos da vida familiar fossem tão fáceis de administrar! Claro, sempre há o problema de alguns membros monopolizando todo o espaço, mas, para sermos honestos, o plano de 2 TB é muito acessível!