Quase todo usuário de Mac enfrenta esse problema mais cedo ou mais tarde – o mouse continua desaparecendo no seu Mac. Parece que acontece aleatoriamente e sem nenhuma razão óbvia. No entanto, um cursor que desaparece pode ser uma fonte de muitos problemas.
Como é uma grande parte da sua interação com o computador, problemas com o cursor podem arruinar a experiência do usuário e causar muito estresse. Se o seu trabalho depende de um mouse ou trackpad, pode ser especialmente irritante.
Na maioria das vezes, você pode corrigir o desaparecimento do mouse movendo e clicando em toda a tela do computador, mas não é o método mais sofisticado e não resolverá o problema. A melhor maneira de lidar com isso é descobrir primeiro o que está causando o desaparecimento do cursor. Em seguida, você pode tentar algumas coisas diferentes para corrigi-lo.
Por que seu mouse desaparece
Pode parecer que seu cursor desaparece em momentos aleatórios. Na realidade, isso pode estar acontecendo por alguns motivos diferentes.
Se você perceber que o mouse continua desaparecendo no seu Mac, verifique se uma destas coisas está acontecendo:
- Você tem muitas guias ou navegadores abertos e seu Mac está com pouca memória disponível.
- Você está usando vários monitores.
- O cursor desaparece especificamente ao assistir a vídeos do YouTube.
- Você está executando aplicativos de terceiros em seu Mac e isso está causando conflitos de software.
Quando o cursor desaparece apenas enquanto você está usando um aplicativo específico no Mac e funciona bem quando você alterna para qualquer outro local do computador, é hora de entrar em contato com o desenvolvedor do aplicativo. Se nenhum dos aplicativos parece ser o problema, tente uma das soluções a seguir e veja se isso traz o mouse de volta.
Visite o Dock ou o menu para trazer o cursor de volta
Quando o mouse desaparece, seu primeiro impulso provavelmente será mexer na tela do computador. Em vez de fazer isso sem rumo, role para baixo até o Dock (parte inferior da tela) e role para cima novamente. O cursor deve reaparecer então.
Se ainda estiver f altando, mova-o até a barra Menu. Clicar em qualquer lugar no menu deve trazer o cursor do mouse de volta.
Use seu touchpad ou trackpad
Usando o trackpad ou touchpad, tente deslizar com três dedos para a direita. Isso o levará à tela Widgets. Aguarde cerca de 10 segundos e deslize para a esquerda para voltar à tela principal.
Outra coisa a tentar é deslizar para cima e para baixo com quatro dedos no trackpad ou touchpad. Veja se um desses truques traz seu mouse de volta.
Alterar o tamanho do cursor
Quando o ponteiro sumir, tente alterar seu tamanho. Você pode fazer isso através de System Preferences Acesse o menu Apple e selecione Preferências do Sistema > Acessibilidade > DisplayEncontre a guia Cursor e altere o tamanho do cursor arrastando a barra deslizante.
Você também pode obter ajuda da Siri para fazer isso. Se a Siri estiver habilitada no seu Mac, use um atalho para acessá-la e faça com que ela aumente o tamanho do cursor para você. Os atalhos padrão para acessar a Siri são: Function (fn) + Space, (hold) Comando (Cmd) + Espaço, ou (mantenha pressionado) Option ( alt) + Space
Use o botão direito do mouse ou clique e arraste
Quando o mouse desaparece, clicar nele de certas maneiras pode trazê-lo de volta. Tente clicar com o botão direito do mouse ou no touchpad primeiro. Se isso não funcionar, vá para a área de trabalho, clique e arraste como quando você seleciona um grupo de arquivos. O cursor deve reaparecer depois que você soltar.
Alterne entre os aplicativos
Use o Comando (Cmd) + Tab atalho de teclado para abrir o alternador de aplicativos.Ao fazer isso, segure Cmd primeiro e pressione Tab Alterne entre os aplicativos alguns vezes para frente e para trás e veja se isso traz o ponteiro de volta.
Use o Controle de Missão
Às vezes, simplesmente lançar Mission Control pode restaurar seu cursor. Para abrir o Mission Control, pressione a tecla Mission Control (F3) no teclado ou use um Control + Up atalho de seta.
Se você configurou os Hot Corners do Mission Control em sua tela, mova o cursor para um deles quando ele desaparecer. Este movimento simples muitas vezes trará seu mouse de volta.
Use o comando Force Sair
Quando o cursor desaparecer, abra o menu Forçar encerramento e veja se isso resolve o problema. Para fazer isso, pressione Command (Cmd) + Option (Alt) + Escape (Esc). Se o mouse não reaparecer, tente forçar o encerramento de um aplicativo que você acha que pode estar causando o problema.
Redefina a NVRAM do seu Mac
Redefinir a NVRAM é uma tentativa comum ao solucionar problemas do seu Mac. A NVRAM é responsável por armazenar dados e configurações do computador se a energia estiver desligada. Também pode ajudá-lo a corrigir o problema do desaparecimento do cursor.
Para redefinir a NVRAM, primeiro desligue o computador e ligue-o novamente. Ao ouvir o som de inicialização, pressione Command (Cmd) + Option (Alt) + P + R. Continue pressionando as teclas até ouvir o Mac reiniciar novamente.
Reinicie seu Mac
Às vezes, simplesmente reiniciar o Mac pode ajudar a resolver o problema e trazer o mouse de volta.
No entanto, se o mouse continuar desaparecendo no seu Mac, você pode querer ir mais longe e reiniciar o computador em modo de segurança . Dessa forma, você pode descobrir se algum aplicativo de terceiros está causando isso.
Para reiniciar o Mac, desligue-o e ligue-o novamente. Ao ouvir o som de inicialização, pressione e segure a tecla Shift. Continue segurando até ver a tela de login. Uma vez no modo de segurança, veja se o cursor está funcionando. Em seguida, reinicie o Mac novamente para retornar ao modo normal.
Aprenda a usar seu Mac sem mouse
A solução definitiva para o problema do cursor que desaparece é aprender a usar o Mac sem um mouse. Você pode começar aprendendo os atalhos de teclado essenciais para o seu Mac e, em seguida, passar para atalhos específicos, como atalhos para tirar capturas de tela ou atalhos de teclado que podem ajudá-lo a descongelar o computador.
Você tentou alguma de nossas soluções para corrigir o problema do desaparecimento do mouse? Qual funcionou melhor para você? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.