A Touch Bar agora é um recurso que você encontrará em todos os produtos MacBook atuais, exceto no MacBook Air. Se você for comprar um novo MacBook no futuro, é quase certo que ele virá com esse recurso. Especificamente, todos os modelos MacBook Pro de 2019 têm uma barra de toque e todos, exceto os laptops MacBook Pro de 13 polegadas de nível básico de 2016 a 2018, também os têm.
Se você nunca usou a Touch Bar antes e não tem ideia do que esperar, aqui estão os fatos mais importantes que achamos que todo usuário da Touch Bar do MacBook Pro deve saber.
O que é a Touch Bar do MacBook Pro?
A Touch Bar é uma pequena tela sensível ao toque OLED localizada no mesmo local que a linha superior de teclas de função em Macs anteriores. Onde as teclas “F” podem assumir qualquer função, as próprias teclas não mudam. A Touch Bar oferece uma superfície de controle dinâmico que pode imitar as teclas F tradicionais, mas também pode ser qualquer outra coisa.
A Touch Bar tem causado bastante divisão. Muitas pessoas adoram e, novamente, muitas pessoas gostariam que não estivesse lá. A Apple fez algumas alterações na barra de toque em alguns modelos recentes para equilibrar esses críticos. Por exemplo, o MacBook Pro 2019 de 16 polegadas vê o retorno de uma tecla Escape física, que muitos usuários profissionais citaram como o principal problema com a Touch Bar.
Como uso a Touch Bar?
A beleza da Touch Bar é que você a usa da mesma forma que qualquer tecla do teclado. Basta tocar na tecla que você vê para executar sua função. A diferença é que a Touch Bar mudará as teclas que está mostrando com base em qual aplicativo está ativo no momento.
Esses controles não precisam ser apenas botões normais. Eles podem ser controles deslizantes, botões que se abrem em mais botões ou qualquer outra coisa que os desenvolvedores queiram fazer com aquela pequena quantidade de imóveis.
A barra de toque é dividida em duas
A Touch Bar é dividida em zonas com diferentes funções dedicadas. O terço direito é conhecido como “Control Strip”. Isso tem o botão Siri, os controles de brilho e os botões de volume. A faixa de controle pode ser expandida tocando na pequena seta em seu lado esquerdo. A outra parte da Touch Bar é onde você encontrará os botões do aplicativo.
Quais aplicativos suportam a Touch Bar?
Como a Touch Bar é parte integrante do macOS, em vez de um complemento de terceiros (afinal, este é o jardim murado da Apple), você provavelmente não ficará surpreso ao descobrir que o software nativo da Apple aproveita ao máximo a Touch Bar. Safari, iMovie, Garageband e outros mostram o que a Touch Bar pode fazer.
Por exemplo, no Safari, você verá uma pequena visualização de suas guias abertas e poderá alternar entre elas usando a Touch Bar. No Garageband você tem acesso rápido ao instrumento e aos controles de reprodução, facilitando muito a produção musical.
E os aplicativos de terceiros? Bem, é aqui que as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Muitos aplicativos profissionais agora incluem suas funções personalizadas para este novo dispositivo de entrada.
O Photoshop, como um excelente exemplo, permite ajustar rapidamente itens como tamanho e tipo do pincel. Adicione camadas, desfaça ações e muito mais. Claro, você pode fazer tudo isso simplesmente usando atalhos de teclado. A maioria dos profissionais experientes em Photoshop fará exatamente isso.
Isso não torna a Touch Bar sem valor. Alguns tipos de controle se beneficiam de ter esse controle versátil. Percorrer uma linha do tempo de edição, ajustar a cor, ajustes finos e qualquer coisa que funcione melhor com o controle de estilo analógico é um bom candidato para um tratamento de Touch Bar.
A Touch Bar é Multi-Touch!
Assim como no iPhone e no iPad, a entrada de toque na barra de toque do MacBook Pro é multitoque de 10 entradas. Isso pode não parecer tão importante se você usar apenas um dedo para usar a maioria das funções.
No entanto, aplicativos como o GarageBand precisam disso quando você opera instrumentos usando a Touch Bar. Ele também abre todos os tipos de possibilidades para desenvolvedores terceirizados.
Você pode personalizar a Touch Bar!
Uma das melhores coisas sobre a Touch Bar é o fato de que você pode personalizá-la usando o utilitário integrado da Touch Bar no macOS. É aqui que a Touch Bar pode estar no seu melhor, para usuários avançados que precisam que certas funções estejam ao seu alcance e onde o tempo cumulativo economizado é importante.
Para fazer isso, clique no menu Apple e depois em Preferências do sistema. Em seguida, abra o teclado.
Tudo o que você precisa fazer agora é clicar no botão "Personalizar faixa de controle" e verá esta seleção de botões da Touch Bar.
A etapa final aqui é arrastar e soltar os botões que você deseja que apareçam na Touch Bar diretamente sobre ela. Depois de configurá-lo da maneira desejada, clique em "Concluído" e pronto.
As teclas F estão a apenas um botão de distância
Se você está vindo de um MacBook sem Touch Bar, pode sentir um pouco de pânico imediatamente no momento em que precisar usar as teclas F. A boa notícia é que recuperá-los é muito fácil. Simplesmente segure o botão “FN” no teclado e eles aparecerão.
Você pode trazer de volta as teclas F permanentemente
Se você preferir que as teclas de função sejam os itens padrão exibidos pela sua Touch Bar, não poderia ser mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é, mais uma vez, clicar no menu Apple > System Preferences.
Nesta tela, você verá dois menus suspensos importantes. O primeiro é rotulado como “Touch Bar shows” e o segundo é rotulado como “Press Fn key to ”.
Se você não vir essas opções, certifique-se de que sua Touch Bar esteja ativa antes de abrir as Preferências do Teclado. Se você estiver usando periféricos externos com a tampa do MacBook fechada, as opções estarão ausentes.
Basta mudar a primeira opção para “F1, F2, etc. Keys” e a segunda para “Show Control Strip”.
Agora a Touch Bar sempre mostra as teclas F e mostrará a faixa de controle padrão se você segurar a tecla Fn. Claro, você pode misturar e combinar essas configurações como quiser. Este é apenas um exemplo de configuração.
Mantendo contato
Se você ama ou odeia a Touch Bar, parece que ela veio para ficar. Então, por que não aproveitar ao máximo e encontrar novas maneiras de melhorar a facilidade com que você usa seu MacBook Pro. Pode demorar um pouco para se acostumar, mas depois de abraçar a vida da Touch Bar, pode ser difícil voltar atrás.