Anonim

Procurando pelo Gerenciador de Tarefas do Mac? Embora seja um elemento básico da experiência do Windows, o macOS não possui um equivalente exato do utilitário do Windows. Em vez disso, o macOS tem um programa chamado “Monitor de atividades” que, em geral, faz o mesmo trabalho que o Gerenciador de Tarefas do Windows.

Vamos dar uma boa olhada no que é o Monitor de atividades, como ele é a alternativa ao Gerenciador de tarefas no Mac e como usá-lo.

O que é Monitor de Atividade?

Uma das principais tarefas de um sistema operacional é gerenciar todos os programas de software em execução no seu computador. Ele aloca memória e energia da CPU e garante que os vários aplicativos não pisem nos calos uns dos outros.

O Activity Monitor oferece uma janela para este mundo incrivelmente agitado e permite que você tome algumas decisões também. É basicamente o Gerenciador de Tarefas do Mac.

Esqueça CTRL+ALT+DEL: como acessar o gerenciador de tarefas

Todo mundo, mesmo quem não entende muito de computadores, já ouviu falar em “Control, Alt, Delete”. É a combinação de teclado universal para PCs com Windows que abre o gerenciador de tarefas. Permite eliminar programas travados ou congelados, entre outras coisas.

macOS não possui essa combinação de teclas para invocar o Activity Monitor. Então, novamente, esse tipo de comportamento inadequado do aplicativo de congelamento do sistema é inédito no macOS, portanto, dificilmente é um problema. Para acessar o Activity Monitor, basta procurá-lo usando o Spotlight Search (CMD+Space).

Como alternativa, você pode chegar lá acessando Finder e depois Aplicativos > Utilitários .

Entendendo as guias

O Activity Monitor contém muitas informações, informações às quais a maioria dos usuários de Mac honestamente nunca precisa prestar atenção. Antes de iniciar o Activity Monitor, vamos dar uma rápida visão geral de cada uma de suas guias principais.

A guia CPU

Independentemente do modelo de Mac que você possui, sua CPU pode fazer várias coisas diferentes ao mesmo tempo. Esta guia mostra todos os diferentes processos que estão chamando sua atenção. Cada programa ativo mostrará uma porcentagem do tempo de CPU que está sendo usado no momento. É normal que eles flutuem e o macOS dará mais tempo de CPU aos processos que estão ativos e precisam agora.

Então, por exemplo, ao exportar um projeto de vídeo no Final Cut Pro, espere que ele use quase 100% de sua CPU.

A Guia da Memória

RAM ou Memória de Acesso Aleatório é o hardware de armazenamento de informações de alta velocidade que sua CPU precisa para mantê-la alimentada com instruções. Se você ficar sem memória, seu Mac será forçado a começar a usar um espaço em disco muito mais lento.

A guia de memória mostra quanto de sua RAM está em uso e quais programas estão usando a maior parte dela. Infelizmente, não podemos fazer muito com essa informação. Porque? Porque mesmo quando os programas ativos não estão usando RAM, os sistemas operacionais modernos pré-carregam informações de forma inteligente na RAM como uma forma de melhorar o desempenho.

Um item muito melhor para ficar de olho é o gráfico de pressão de memória. Este prático recurso do Activity Monitor mostra quanta pressão a memória do sistema está sofrendo.Se ficar vermelho, significa que seu Mac está usando seu disco de inicialização para aumentar a RAM, o que é ruim para o desempenho. Isso significa que você precisa fechar alguns programas ou, se isso não for uma opção, considere atualizar sua memória RAM.

A Guia de Energia

Pode não importar muito para Macs conectados à tomada de parede, mas os usuários de MacBook certamente prestarão atenção quando a ansiedade da bateria começar. A guia de energia pode ser muito útil quando se trata de descobrir quais aplicativos estão sugando toda a energia de sua bateria.

De todas as colunas alojadas nesta guia, a Avg. Energy Impact deve ser sua referência para obter informações sobre o consumo de energia. Isso mostra quanta energia cada aplicativo está usando desde que você inicializou ou nas últimas oito horas, o que for mais longo.

As guias de disco e rede

As duas últimas abas são provavelmente muito menos interessantes para a maioria das pessoas do que as três primeiras. As guias Disk mostram quanto cada programa gravou ou leu de sua unidade. Para o usuário médio, a aplicação mais útil dessas informações é verificar se um programa está se comportando mal e travando sua unidade sem motivo.

A guia Rede também é de interesse limitado para a maioria dos usuários de Mac, mas se você estiver usando um plano de dados limitado, é uma boa maneira de ver qual software está esgotando seu limite de dados.

Destruindo Colunas Indesejadas

Isso parece uma sobrecarga de informações? Bem, a boa notícia é que você pode cortar parte do conteúdo do Activity Monitor de que não precisa particularmente.

Simplesmente clique em View>Columns na barra de menu e desmarque as colunas que você não deseja. Você também verá outras colunas para escolher se quiser adicionar ainda mais tipos de monitoramento de atividades.

Separando o ruído

Como você viu, cada guia tem várias colunas, com cada processo em uma fileira. Você pode clicar no nome de qualquer coluna para classificar os processos por seu tipo de informação específico.

Por exemplo, clicar em % CPU organizará os processos em ordem crescente ou decrescente de acordo com a porcentagem da CPU que eles estão usando .

Como encerrar uma tarefa (forçar o encerramento) usando o Activity Monitor

Digamos que um dos processos ou aplicativos em seu sistema não esteja funcionando como deveria. Isso geralmente significa que o programa não é responsivo, em vez de todo o sistema. Como você o mata? Na verdade, é bem fácil!

Basta selecionar o processo em questão clicando nele uma vez, o que o destacará. Em seguida, clique no botão “X” no canto superior esquerdo do Activity Monitor.

Será perguntado uma vez se você tem certeza de que deseja encerrar o processo. Existem duas maneiras de fazer isso, se você tiver certeza. O botão rotulado como quit solicita ao programa que finalize seu trabalho e feche. Isso é útil quando você não consegue encontrar sua janela ou ícone por algum motivo.

O botão identificado como forçar encerramento encerra o programa sem cerimônia, o que significa que existe a possibilidade de perda de dados. Não que isso importe se o programa congelou completamente.

Agora, você é o mestre!

Embora a maioria das pessoas nunca precise usar o Activity Monitor, é bom saber que este utilitário é bem feito, fácil de usar e eficaz em permitir que você veja o que está acontecendo nos bastidores e parar os problemas em suas trilhas. Da próxima vez que alguém perguntar onde fica o gerenciador de tarefas no Mac, apenas aponte para o Activity Monitor!

Gerenciador de Tarefas no Mac: O Monitor de Atividade & Como Usar