Anonim

Códigos de acesso são péssimos. Eles demoram muito para serem digitados, é fácil esquecê-los e a maioria das pessoas provavelmente escolhe algo muito fácil de adivinhar, o que prejudica sua segurança. É por isso que os métodos de desbloqueio biométrico são tão populares.

Todos, exceto os smartphones mais baratos, agora possuem leitores de impressão digital integrados. Um pequeno toque e seu telefone é desbloqueado, o que é bastante conveniente. Mas agora mais dispositivos também estão usando o reconhecimento facial, já que as telas estão ficando muito grandes. A Apple não é diferente e oferece dispositivos que usam essas duas tecnologias para protegê-los.Tecnologias oficialmente conhecidas como Face ID e Touch ID.

Mas como funcionam as verificações de Face ID e impressão digital?

O que são Face ID e Touch ID?

A resposta óbvia a esta pergunta é que o Face ID é um sistema de desbloqueio facial e o Touch ID é um sistema de desbloqueio de impressão digital. Tarefa concluída. Fim do artigo. Direita? Bem, é um pouco mais complicado do que isso porque, embora muitas empresas diferentes usem rostos e impressões digitais para desbloquear seus dispositivos, nem todas funcionam da mesma maneira.

Esses dois sistemas biométricos são soluções proprietárias da Apple para o problema biométrico. Isso é importante porque empresas como a Apple sentem que sua abordagem e tecnologia são mais seguras do que a concorrência. É importante porque hackers e outros especialistas em segurança conseguiram enganar sistemas como esses no passado.

Como seria de esperar, há uma corrida entre os criadores de sensores biométricos de segurança e aqueles que querem derrotá-los. Você deve saber como funcionam os sensores do seu dispositivo Apple e quais são suas limitações.

Como funciona o Face ID e o Touch ID?

Touch ID é o sistema biométrico mais maduro da Apple e você o encontrará em alguns modelos de iPhones, iPads e MacBook Pros. Seus sensores usam o cristal de safira como material do botão. Isso é muito duro e incrivelmente resistente a arranhões, e é por isso que as câmeras de smartphones de última geração também usam tampas de lente de safira.

Quando você coloca o dedo no botão, uma imagem de alta resolução é tirada da ponta do dedo. Um algoritmo de software proprietário examina a imagem, transformando sua impressão digital em matemática pura. Isso é então comparado com a transformação matemática armazenada da impressão digital que foi registrada quando o Touch ID foi configurado.Se forem iguais, o dispositivo será desbloqueado.

Face ID também funciona de maneira bastante inteligente. Muitos dispositivos usam uma câmera normal para reconhecimento facial. Ele compara a foto que tem registrada com a que você está apresentando para desbloquear o dispositivo. O software que faz a correspondência facial é bastante sofisticado, mas muitas dessas câmeras não conseguem diferenciar uma foto de uma máscara, portanto, podem ser enganadas e desbloqueadas.

Face ID, por outro lado, faz uso de uma câmera TrueDepth especializada para criar um mapa de profundidade muito detalhado do seu rosto. Um com mais de 30 000 pontos. Ele combina isso com uma imagem infravermelha do seu rosto para criar um perfil facial. Os componentes de hardware de aprendizado de máquina da rede neural dos processadores modernos de dispositivos móveis da Apple possibilitam esse nível de sofisticação.

Então, quão seguras são essas tecnologias e elas são boas o suficiente para você confiar?

Falha geral de segurança biométrica

Em primeiro lugar, algumas vulnerabilidades de segurança se aplicam a sistemas biométricos em geral. O maior problema em usar um aspecto de sua biologia para desbloquear algo é que você não pode mudá-lo. Se alguém conseguisse fazer uma cópia perfeita de sua impressão digital ou rosto, poderia desbloquear qualquer coisa. Se alguém descobrir uma senha ou senha, basta alterá-la.

Esse tipo de coisa aconteceu no passado e a maneira como os sensores biométricos contornaram isso foi se tornando mais detalhados e observando vários aspectos de sua biologia. Por exemplo, detalhes mais precisos de suas impressões digitais ou a presença de calor corporal. Aqueles que querem derrotar esses sistemas precisam melhorar a replicação de sua biologia, o que é impraticável para o hacker médio em certo ponto.

A maior fraqueza dos sistemas biométricos é bastante simples.Alguém pode simplesmente pegar seu dedo ou rosto e forçá-lo a desbloquear o dispositivo. Isso é diferente de uma senha ou código que você pode “esquecer” ou reter. Trataremos desse cenário no final do artigo.

Qual é o nível de segurança do Face ID e do Touch ID?

Esta é uma pergunta um tanto carregada, pois depende de qual é a sua definição de 'seguro'. Normalmente, a segurança de sistemas como esses é expressa como a probabilidade de alguém vencê-los aleatoriamente. Esse é o método de “força bruta” para quebrar uma fechadura digital. Para o Touch ID, há apenas uma chance em 500.000 de a impressão digital de alguém ser semelhante à sua para que o Touch ID seja enganado.

Claro, isso é muito diferente em comparação com alguém fazendo uma impressão de sua impressão digital ou criando impressões falsas a partir de uma digitalização. Então, novamente, a probabilidade de isso acontecer depende de quem você é e se alguém estaria motivado a seguir esse caminho extremo.Se você é um VIP que atrai esse tipo de atenção, não deveria usar a biometria, pois, em nossa opinião, ela não é segura o suficiente nesse nível de risco.

Face ID é mais seguro do ponto de vista da força bruta de acordo com os números da Apple. Com uma chance em um milhão de uma pessoa aleatória se parecer o suficiente com você. Gêmeos idênticos são talvez a exceção aqui. E quanto a fotografias ou máscaras que reproduzem seu rosto? O Face ID tem contramedidas para isso. Conforme mencionado acima, as fotos não funcionarão, pois a câmera pode detectar a profundidade. Ele usa tecnologia de rede neural para também mitigar o uso de máscaras.

Não há números para nos dizer o quão eficaz isso é, mas, novamente, para o usuário médio, ninguém vai gastar milhares ou mesmo milhões de dólares criando tecnologia para derrotar o Face ID. Se você for o presidente de um país, não use fechaduras biométricas.

Ativando o Killswitch biométrico do iOS

Agora resta apenas um problema. E se alguém estiver em posição de forçá-lo a desbloquear o telefone? Afinal, eles só precisam apontar para o seu rosto ou colocar o dedo nele. Se você acha que pode estar entrando nessa situação, basta clicar no botão liga/desliga cinco vezes e a biometria será desativada em favor de uma senha.

No iPhone 8 e superior, você precisa apertar o botão lateral e qualquer um dos botões de volume. Esses métodos podem ser diferentes quando você ler isso, então certifique-se de procurar o método killswitch biométrico para seu dispositivo iOS específico.

Resumindo: Face ID e Touch ID são bastante seguros para a maioria das pessoas, mas não para pessoas que precisam de segurança de nível militar. No entanto, se você for muito paranóico, use uma senha de seis dígitos.

S2M explica: como funciona a leitura de impressão digital do Face ID &? Eles são seguros?