Anonim

Você finalmente conseguiu! Você mudou para um Mac do Windows, o que significa que você visitará Mudar para Mac no futuro! Por enquanto, você está olhando para a área de trabalho do macOS e, embora pareça com o Windows, as coisas não estão onde você espera que estejam.

Estamos aqui para ajudá-lo a se atualizar rapidamente. No final deste artigo, você saberá as coisas mais importantes da perspectiva de um usuário do Windows para começar a trabalhar rapidamente. Estamos usando o macOS Catalina aqui, portanto, alguns dos recursos mais recentes podem não se aplicar a versões mais antigas, como Mojave ou High Sierra.

O botão Apple é seu amigo

A primeira coisa com a qual você deve se familiarizar depois de mudar do Windows para o Mac é o botão Apple no canto superior esquerdo da tela. Basta mover o ponteiro do mouse para lá e o menu deve aparecer. As duas entradas mais importantes no menu do botão Apple são Sobre este Mac e Preferências do sistema

“Sobre este Mac” mostra informações essenciais sobre o seu Mac. Isso inclui seu número de série, especificações, quanto armazenamento está disponível e muito mais. É um utilitário muito útil.

System Preferences é o equivalente macOS do Painel de Controle no Windows.

Aqui você encontrará todos os utilitários para ajustar as configurações do seu Mac. Se você deseja alterar suas configurações de rede, comportamento do mouse ou preferências de exibição, é aqui que deve fazê-lo.

Como clicar com o botão direito (e usar gestos)

Ooh, cara, vindo do Windows, tentar descobrir o botão direito do mouse (clique alternativo na linguagem do Mac) pode ser incrivelmente frustrante. Você pode configurar o Magic Trackpad ou o Magic Mouse para clicar com o botão direito do mouse de maneira semelhante a uma máquina Windows. Basta ajustar as configurações do mouse em Preferências do Sistema. No entanto, se você segurar Control no teclado e clicar com o botão esquerdo, ele se transformará em um clique com o botão direito.

Se estiver usando um Magic Trackpad ou Mouse, você também pode usar gestos para se locomover. Por exemplo, deslizar com dois dedos para a esquerda ou para a direita no trackpad rolará horizontalmente. Um deslizar de três dedos moverá você entre as áreas de trabalho.

No Magic Mouse, você pode subtrair um dedo. Um para rolagem direcional e dois para alternar entre os espaços da área de trabalho. Claro, você pode alterar isso nas preferências.

O cais é tudo

O encaixe reside na parte inferior da tela, ocultando-se se você não passar o mouse em sua zona. Aqui você pode armazenar seus aplicativos usados ​​com frequência e os aplicativos recentes aparecem à direita do separador do dock.

Se você clicar com o botão direito do mouse no ícone de um aplicativo, obterá um menu sensível ao contexto muito útil para esse aplicativo. Quando um aplicativo deseja chamar sua atenção do dock, seu ícone s alta da parte inferior da tela.

Finder é Explorer, Launcher é como Start

Falando no dock, por padrão, você encontrará um estranho ícone de rosto sorridente na extremidade esquerda do dock. Esse é o Finder e é o explorador de arquivos para macOS. Também funciona mais ou menos da mesma forma, então não precisamos entrar em muitos detalhes.

Ao lado, por padrão, deve haver uma pequena imagem de um foguete. Este é o Launchpad. Se você clicar nele, todos os aplicativos instalados serão exibidos, não apenas os do dock.

Gerenciamento de Windows e Desktops

É provavelmente aqui que o maior choque cultural ocorre para os usuários do Windows que chegam ao macOS. Os controles das janelas estão no canto superior esquerdo de cada janela. O botão vermelho fecha a janela, o amarelo a minimiza e o verde a maximiza.

macOS também usa vários desktops virtuais. Se você maximizou uma janela, ela terá seu próprio espaço de trabalho. Se você quiser dividir a tela entre duas janelas, há duas maneiras de fazer isso.

Se ambas as janelas estiverem no mesmo espaço de trabalho e não estiverem maximizadas, clique e segure o botão verde e selecione a divisão esquerda ou direita.

Uma vez dividida a primeira janela, você pode escolher a outra.

Se uma janela já estiver maximizada, você pode dividi-la com outra janela, mas indo para o espaço de trabalho da janela menor, agarre-a e mova-a para o meio superior da tela, arraste-a para a janela maximizada espaço de trabalho do aplicativo no pop-up e solte-o na metade esquerda ou direita.

Essa barra que mostra várias áreas de trabalho é conhecida como Mission Control e você pode usar atalhos de teclado ou gestos do mouse para usá-la com eficiência. Verifique as configurações do Mission Control em System Preferences para os atalhos de teclado, mas os gestos do mouse provavelmente são mais úteis.

Em um Magic Touchpad, deslize para cima com três dedos para revelar todos os espaços de trabalho de cada tela. Com um Magic Mouse, toque duas vezes com dois dedos. Depois de aberto, você pode mover, excluir e gerenciar todos os seus espaços de trabalho

Spotlight Search é a melhor coisa desde o pão fatiado

O último recurso que temos que destacar para mudar do Windows para o Mac é possivelmente o melhor truque em todo o macOS. É conhecido como Spotlight Search e permite que você encontre instantaneamente qualquer coisa no seu Mac. incluindo aplicativos.

Honestamente, preferimos muito mais usar o Spotlight Search em vez do Launchpad, pois é muito mais rápido. Tudo o que você precisa fazer é pressionar Command e a barra de espaço juntos. Agora digite o que você está procurando na barra de pesquisa. Se o primeiro hit já for o desejado, basta apertar enter para selecioná-lo.

Por exemplo, se digitarmos “calc” e pressionarmos enter, o aplicativo da calculadora será iniciado imediatamente. Você vai se perguntar como conseguiu viver sem o Spotlight Search.

Mac & Me

Há muito mais para aprender sobre o macOS se você estiver migrando do Windows para o Mac, mas os recursos acima são os que você precisa para começar a navegar rapidamente e usar seu computador macOS.

O resto é com você, mas não se esqueça de que existem milhares de artigos úteis aqui mesmo sobre Mudando para Mac que o transformarão em um mestre do Mac antes mesmo que você perceba.

Mudando do Windows para o macOS: o que você precisa saber