Na WWDC 2019, a Apple apresentou aos participantes e espectadores o novo recurso "Entrar com a Apple" que está sendo implementado em todos os dispositivos. Embora esse recurso não seja necessariamente inovador ou o ponto de venda para comprar um MacBook ou iPhone, ele se tornou uma parte apreciada do conjunto de recursos de dispositivos da Apple.
O Apple Pay foi lançado cinco anos antes e é provavelmente o recurso mais relacionado e comparável.Tanto o Apple Pay quanto o "Entrar com a Apple" são duas maneiras pelas quais a Apple continua a promover uma experiência mais simples e intuitiva, não apenas do ponto de vista do hardware e do sistema operacional, mas agora até mesmo em aplicativos de terceiros.
O que é 'Fazer login com a Apple'?
Nos últimos anos, os formulários de inscrição na Web foram simplificados de várias maneiras diferentes. Uma das formas mais comuns de simplificar o processo é por meio do uso do OAuth, um protocolo aberto que permite autorização segura em aplicativos da Web, dispositivos móveis e desktop.
Você provavelmente já visitou sites nos quais teve a opção de se inscrever com um endereço de e-mail ou vincular uma conta de serviço popular, como Google ou Facebook. Na maioria dos casos, isso é OAuth em ação.
O recurso "Entrar com a Apple" da Apple funciona de maneira muito semelhante ao OAuth. Se você já viu o botão Apple Pay em qualquer site ou aplicativo móvel, o novo botão de login da Apple é muito semelhante.
Se o seu dispositivo estiver executando o iOS 13 ou superior, você poderá usar as informações de login da Apple do seu dispositivo para criar uma conta instantânea e facilmente. O único requisito é que você tenha a autenticação de dois fatores ativada em seu ID Apple.
'Sign in with Apple' tem algumas vantagens muito interessantes que você não encontrará ao usar OAuth e serviços semelhantes. Um exemplo é o recurso "Ocultar meu e-mail" da Apple.
Com Ocultar meu e-mail, a Apple gerará um endereço de e-mail aleatório no nome de domínio privaterelay.appleid.com que encaminhará para sua conta de e-mail real do iCloud e o usará durante a inscrição da conta. Com a taxa em que os sites estão sendo invadidos, esse é um ótimo buffer de segurança que pode evitar que sua conta do iCloud seja potencialmente violada.
Criar uma conta com o novo recurso de login da Apple permitirá que você faça login usando o Face ID, Touch ID ou senha do seu dispositivo. Em um mundo que tenta ir além das senhas baseadas em texto, este é um passo na direção certa.
Como usar 'Fazer login com a Apple'
O novo recurso de login da Apple ainda é relativamente jovem e está disponível apenas em alguns aplicativos selecionados na App Store - Instacart e Bird são dois exemplos. Se quiser experimentar o Sign In With Apple, você pode baixar qualquer um desses aplicativos.
Na página de inscrição de qualquer aplicativo com suporte, você verá o botão Fazer login com a Apple, preto e com a marca Logotipo da Apple.
Tocar neste botão abrirá um prompt que mostra as informações atuais do iCloud do seu dispositivo, permitindo que você selecione se deseja se inscrever com seu endereço de e-mail real do iCloud ou mascará-lo com o Hide My Email da Apple funcionalidade.
O botão para entrar será Continue with Passcode ou mencione a biometria que você usa para proteger seu Apple ID – Face ID ou Touch ID.Continuar e verificar sua senha, Face ID ou Touch ID criará sua conta e permitirá que você faça login nela no futuro em dispositivos vinculados ao seu ID Apple.
Quão seguro é 'Fazer login com a Apple'?
O novo serviço de login da Apple é um dos métodos mais seguros de criação de contas para acessar a web convencional. Requer um dispositivo Apple com autenticação de dois fatores habilitada e você precisará passar na verificação de segurança padrão do seu telefone para acessar sua conta. Existem muito poucos outros sistemas na web em que suas informações de login estão associadas a um dispositivo físico.
Além disso, embora serviços de e-mail descartáveis e encaminhadores de e-mail não sejam novidade, a integração do Hide My Email da Apple agiliza o processo e abre a possibilidade de mascaramento de e-mail para usuários que, de outra forma, nem saberiam ou entenderiam a existência de tal medida de segurança.
No que diz respeito à privacidade do usuário, a Apple promete o seguinte em sua página oficial de suporte de login: “Entrar com a Apple não rastreará ou criará seu perfil enquanto você usa seus aplicativos e sites favoritos e A Apple retém apenas as informações necessárias para garantir que você possa fazer login e gerenciar sua conta.”
No geral, a Apple elevou a fasquia com seu novo serviço de login. OAuth economiza muito tempo há anos, mas Entrar com a Apple oferece muito mais se você conseguir encontrar um aplicativo compatível e tiver um ID Apple protegido por autenticação de dois fatores. Este é um grande passo para uma web sem senha.
Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o novo serviço de login da Apple, deixe-nos um comentário abaixo!