Anonim

A Apple prefere que você baixe apenas aplicativos aprovados da App Store, mas isso nem sempre é possível. Se você encontrar um aplicativo adequado online que não tenha sido aprovado para instalação, o macOS impedirá que ele seja iniciado. Esse recurso de segurança é bem-intencionado, mas você precisará ignorá-lo para instalar aplicativos de terceiros.

Felizmente, é um processo muito fácil executar aplicativos não verificados em um Mac. Antes de começar, lembre-se de que essa medida de segurança existe por um motivo. Considere instalar apenas aplicativos de fontes confiáveis, ou você pode colocar seu Mac em risco, mesmo com o software antivírus Mac instalado.

Permitir aplicativos não verificados nas preferências do sistema

Quando você tenta abrir um aplicativo de um desenvolvedor não verificado pela primeira vez, a Apple o bloqueia, exibindo uma caixa de alerta. O macOS sempre impedirá que aplicativos não reconhecidos sejam iniciados sem a sua aprovação.

Também é possível que as configurações de segurança do macOS impeçam a inicialização de aplicativos que não sejam da App Store. Isso inclui aplicativos de desenvolvedores verificados que foram baixados diretamente da Internet.

  • Se não conseguir iniciar um aplicativo não verificado (ou um aplicativo verificado que não seja da App Store), você precisará acessar Preferências do sistema . Você pode acessá-lo diretamente do Dock ou iniciá-lo no Launchpad.

  • Em Preferências do Sistema, clique em Segurança e Privacidade >Geral e, em seguida, clique no botão Bloquear para permitir que você faça alterações em suas configurações. Você precisará fornecer sua senha ou usar o Touch ID para desbloquear isso. Se seu aplicativo for de um desenvolvedor verificado, mas não for da App Store, na categoria chamada Permitir aplicativos baixados de, selecione App Store e desenvolvedores identificados

  • O último aplicativo que você tentou abrir será listado abaixo das opções de segurança da App Store. Para iniciar o aplicativo (ou melhor, o arquivo de imagem DMG que contém seu aplicativo), clique em Abrir assim mesmo.

Você precisará fazer isso para cada aplicativo não verificado que iniciar, pois a Apple removeu a opção de permitir isso automaticamente em uma versão anterior do macOS. No entanto, você só precisará fazer isso para um aplicativo específico uma vez.

Se você clicou em Abrir assim mesmo, o arquivo de imagem DMG contendo seu aplicativo não verificado será iniciado. A maioria dos arquivos DMG contém o arquivo do aplicativo incluído, bem como um atalho para a pasta Aplicativos.

Para instalar este aplicativo não verificado, arraste o ícone do aplicativo e solte-o no atalho Aplicativos na janela do Finder. Isso copiará o aplicativo do arquivo de imagem DMG para a instalação do macOS, permitindo que ele seja acessado a partir do Launchpad ou da pasta Aplicativos no Finder.

  • Depois de instalado, se você ainda não abriu o aplicativo, o macOS avisará que você está tentando abrir um aplicativo da Internet. Você precisará aprová-lo para o lançamento, então clique no botão Abrir para fazer isso.

Abrir aplicativos não verificados sem instalação

Entre as muitas coisas que o Finder permite que você faça está a capacidade de visualizar o conteúdo de um arquivo de imagem DMG antes de instalar um aplicativo. Em vez de arrastar o aplicativo incluído para o atalho Aplicativos (geralmente fornecido), você pode abrir o aplicativo diretamente do arquivo DMG sem instalá-lo.

  • Para fazer isso, abra seu arquivo DMG. Para fazer isso, você pode clicar duas vezes no ícone do aplicativo ou clicar com o botão direito do mouse no arquivo do aplicativo na janela do Finder e clicar no botão Abrir.

  • Aparecerá um aviso sobre o aplicativo não verificado. Isso informará que você está tentando abrir um aplicativo da Internet. Clique em Open para permitir que ele seja iniciado.Você também pode marcar a caixa de seleção Não me avise ao abrir aplicativos nesta imagem de disco para permitir que todos os aplicativos em seu arquivo DMG sejam iniciados sem aviso.

Seu aplicativo será iniciado neste ponto. Como ele não será instalado em seu sistema, você precisará repetir este processo para iniciá-lo novamente depois de fechá-lo.

Usando o Homebrew para executar aplicativos não verificados no Mac

Embora a Apple prefira que você instale aplicativos por meio da App Store, você pode ignorá-la completamente com o Homebrew. A vantagem de usar o Homebrew para instalar aplicativos macOS é que ele ignora os mecanismos de segurança que a Apple usa para “proteger” você de aplicativos não verificados.

Essa é uma faca de dois gumes, pois, embora seja possível instalar aplicativos não verificados, você precisará garantir a instalação apenas de aplicativos e softwares confiáveis.

Homebrew age como um gerenciador de pacotes da mesma forma que o APT faz no Linux. Ele permite que você instale aplicativos usando o terminal macOS, individualmente ou usando-o para criar um instalador em massa para instalar vários aplicativos de uma só vez.

Isso pode ser útil para instalar vários aplicativos em novos dispositivos macOS, por exemplo.

  • Para instalar o Homebrew, comece abrindo uma janela do aplicativo macOS Terminal. Você pode encontrar o aplicativo Terminal em Launchpad > Other folder, ou procurando por Terminal no Spotlight, que você pode acessar clicando no ícone de pesquisa na barra de menu superior.

  • Para instalar o Homebrew, digite /usr/bin/ruby -e “$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master /install)” na janela do Terminal e clique em Enter duas vezes. Isso implantará o script de instalação automatizada criado pelos desenvolvedores do Homebrew.

  • O processo de instalação do Homebrew deve ser concluído automaticamente. A janela do Terminal será atualizada com a mensagem Instalação bem-sucedida após a conclusão. Depois que o Homebrew estiver instalado, você poderá pesquisar possíveis aplicativos Homebrew digitando brew search appname, substituindo appnamecom um nome de aplicativo parcial ou completo. Você também pode procurá-los no site do Homebrew.

  • Depois de localizar um pacote de instalação adequado para um aplicativo, você pode digitar brew cask install appname, substituindo appname com o aplicativo. Por exemplo, para instalar o Firefox, digitar brew cask install firefox baixaria e instalaria o pacote relevante para o Firefox.

Depois que o processo de instalação for concluído, seu aplicativo estará disponível para inicialização a partir do Launchpad ou da pasta Aplicativos no Finder, juntamente com seus outros aplicativos do Mac.

Como executar aplicativos não verificados no MacOS