Anonim

Depois do Microsoft Windows, o macOS é o sistema operacional de desktop mais popular. Você pode pensar que isso se deve simplesmente à popularidade relativa dos computadores Apple Macs e MacBook, que estão vinculados ao macOS, mas o macOS X se destaca como um ótimo sistema operacional de desktop moderno.

Há muitos motivos para amar o macOS no Windows ou Linux, mas uma grande barreira à entrada é o alto custo do hardware da Apple. No entanto, como os computadores Macs e Windows atuais compartilham essencialmente o mesmo hardware subjacente, é possível executar o macOS X em um computador que não seja da Apple, uma prática conhecida como construir um “Hackintosh”.

Se você já ouviu falar sobre Hackintoshes e está pensando se vale a pena aprender a fazer um Hackintosh, aqui estão alguns dos prós e contras mais importantes a serem levados em consideração antes de seguir esse caminho.

Pro: é a maneira mais barata de obter macOS

Macs são caros, embora haja muitos argumentos a serem feitos para justificar seu custo. O que significa que, se você deseja a experiência do macOS, mas não pode desembolsar milhares de dólares em um dos computadores brilhantes da Apple, fazer um Hackintosh pode ser a única opção na mesa.

Isso é especialmente verdadeiro se você já possui um computador que atende aos requisitos de compatibilidade do Hackintosh.

Pro: você pode superar as especificações da Apple por uma fração do custo

Se você comparar os computadores Apple com seus equivalentes Windows em termos de especificação, muitas vezes há uma grande diferença do ponto de vista do desempenho por dólar. Claro, esta não é a única maneira de comparar essas máquinas e o preço premium que a Apple cobra por seus computadores também vai para aspectos como design e qualidade de construção.

No entanto, se você pegar o mesmo orçamento que gastaria em um Mac e usá-lo para fazer um Hackintosh, o computador resultante deve estar em um universo de desempenho diferente.

Pro: A flexibilidade de um PC

Com exceção do Mac Pro mais recente, os computadores modernos da Apple não podem ser atualizados. Com os computadores da Apple, você geralmente precisa encomendar um com as especificações corretas, ou sua única opção pode ser comprar um novo computador quando atingir as limitações da máquina.

Como um Hackintosh é apenas um PC comum rodando o macOS, esse problema está amplamente resolvido. Se você precisa de uma CPU, GPU ou mais RAM mais rápidas, tudo o que você precisa fazer é instalar os componentes e aproveitar o desempenho extra.

Pro: acesso ao software exclusivo macOS

Este é possivelmente o motivo mais popular para qualquer um considerar a construção de um Hackintosh. Existem alguns pacotes de software, especialmente nas profissões criativas, que estão disponíveis apenas no macOS. Isso cria um incentivo para que algumas pessoas que estão começando nesses setores construam Hackintoshes, já que não é financeiramente viável comprar Macs genuínos.

Isso também é impulsionado pelo fato de que muitas instituições que ensinam profissões como edição de filmes, produção musical ou design gráfico treinam alunos em Macs.Portanto, embora possam existir aplicativos alternativos para Windows ou Linux, a transição representa muito esforço e aprendizado adicionais. Em vez disso, é mais fácil construir um Hackintosh como paliativo.

Con: É complicado e técnico

Não se engane, fazer um Hackintosh não é fácil. Você não apenas precisa garantir que construiu seu Hackintosh a partir de uma lista muito específica de hardware, mas o processo de instalação real também não é para os fracos de coração.

Mesmo seguindo as instruções perfeitamente, não há garantia de que funcionará. Você também precisa ter cuidado com as atualizações e geralmente precisa adicionar hardware redundante por motivos de compatibilidade. Em outras palavras, ele joga fora todo o apelo “simplesmente funciona” dos computadores Apple rodando macOS.

Mesmo quando você executa seu Hackintosh de forma confiável, uma única atualização pode interromper sua instalação. É por isso que muitos Hackintoshes são isolados de quaisquer alterações quando estão funcionando bem o suficiente.

Con: muitas vantagens da Apple desaparecem

O que torna os Macs e macOS tão populares? A facilidade de uso e a interface intuitiva são uma grande parte disso. O macOS também funciona muito bem, mesmo em Macs de baixa especificação e, claro, é um sistema operacional superestável. Isso é o que o torna tão popular entre profissionais criativos e programadores, que não podem se dar ao luxo de travamentos constantes interrompendo ou destruindo seu trabalho.

O problema é que essas vantagens não são simplesmente resultado do próprio macOS. A Apple tem um ecossistema de hardware fechado. Eles sabem exatamente qual hardware está em seus computadores e o macOS é escrito e testado explicitamente para essas máquinas. Como a Apple controla todo o ecossistema do computador de ponta a ponta, você terá uma experiência inerentemente mais estável.

Quando você constrói um Hackintosh, isso simplesmente não é mais verdade.Alguns hardwares simplesmente não funcionarão, mas, talvez ainda pior, outras configurações funcionarão apenas algumas vezes. Além disso, você não pode aproveitar as atualizações imediatamente e definitivamente não pode entrar em contato com a Apple para obter suporte, pois você não é um de seus clientes! Despojado de seu lugar na imagem maior, o macOS perde muito de seu brilho.

Con: é legalmente duvidoso

Este pode ser o golpe mais importante de todos. O fato é que, ao contrário do Windows, o macOS não é vendido separadamente como um produto de software. A Apple apenas licencia o uso do macOS em seu hardware. Lembre-se, você não possui o software que você compra. Você só tem uma licença para usar sob certas condições.

Hackintoshes são explicitamente excluídos desse contrato de licença. Se a Apple quisesse, eles poderiam vir atrás dos Hackintoshers. Em geral, isso não acontece com pessoas que fazem isso em particular, com a Apple indo atrás apenas de pessoas que vendem computadores Hackintosh.No entanto, sua bússola moral terá que guiá-lo e há poucas dúvidas de que a Apple tem o direito de proibir computadores Hackintosh.

Con: Apple pode estar deixando a Intel para trás

Este último grande golpe tem uma visão de longo prazo do movimento Hackintosh. A única razão pela qual os Hackintoshes são possíveis é que a Apple se afastou das CPUs não Intel e começou a usar o mesmo hardware dos PCs com Windows e Linux. Há uma longa lista de motivos para essa mudança, mas esses motivos estão desaparecendo.

Graças ao investimento da Apple em sua tecnologia de CPU, encontrada em seus iPads e iPhones, a empresa pode estar pronta para migrar seus Macs e MacBooks para esses mesmos chips. Isso significará o fim do movimento Hackintosh.

Se você está pensando em aprender a fazer um Hackintosh a longo prazo, este é um grande motivo para fazer outros planos, pois em algum momento no futuro qualquer caminho de atualização de software chegará a um fim da linha.

Você Deve Fazer um Hackintosh?

A resposta a esta pergunta para a maioria das pessoas será “não”. Fazer um Hackintosh sempre foi mais um projeto caseiro e amador do que algo que visa oferecer uma alternativa séria à compra de um Mac propriamente dito.

Se você já possui hardware compatível e deseja experimentá-lo de uma perspectiva de hobby, isso é uma coisa. No entanto, não podemos recomendar especificamente a compra ou construção de um computador com o objetivo expresso de carregar o macOS nele. Se você estiver realmente em apuros, considere comprar um Mac recondicionado ou dar uma olhada na última série de MacBooks, que oferecem uma relação custo-benefício bastante decente.

Você fez um Hackintosh? Como foi a experiência? Adoraríamos se você pudesse compartilhar conosco nos comentários, incluindo por que você acha que alguém deve ou não seguir a rota do Hackintosh.

Para Fazer um Hackintosh &8211; Prós & Contras