Os computadores Apple são muito apreciados. Eles ostentam a qualidade de construção líder do setor. Um ecossistema de software amigável e design praticamente universalmente elogiado. Infelizmente, eles também vêm com alguns dos preços mais atraentes da indústria de computação pessoal.
A boa notícia é que você pode comprar um Mac diretamente da Apple com um desconto significativo. Frequentemente na faixa de 15-20%. A única coisinha é que o Mac em questão já pertenceu a outra pessoa antes. Esses Macs “recondicionados” podem ser muito tentadores, mas você deveria comprar um Mac recondicionado?
Novo Vs. Mac recondicionado?
Em primeiro lugar, neste artigo, estamos nos referindo ao programa de reforma interna da Apple. Não reforma por terceiros. Então, como isso funciona?
Apple aceita produtos usados de várias fontes. Por exemplo, eles oferecem descontos de troca para clientes que estão comprando novos produtos. Se esses Macs forem bons o suficiente para serem reformados, a Apple os incluirá no programa. Caso contrário, eles são devidamente reciclados.
A Apple limpa, testa e repara ou substitui o que for necessário. Uma vez feito, o produto parece ser novo. Está embalado em uma nova embalagem, inclui seus acessórios e vem com garantia de um ano. Sim, o desconto é muito pequeno no esquema geral das coisas, mas, de acordo com todas as contas, o programa de recondicionamento da Apple é bastante completo.
Então, se você decidir seguir esse caminho, quais são os prós e os contras a considerar?
Pro: Melhores especificações pelo mesmo dinheiro
Macs geralmente têm especificações bastante modestas, apesar de serem muito caros. Isso significa que o Mac que você deseja pode ter que dar lugar a um um pouco mais lento que caia na sua faixa de preço.
Como a Apple costuma demorar quando se trata de atualizar suas linhas de Mac, optar por um Mac recondicionado pode resultar em um Mac um nível superior ao que você poderia pagar com novos preços. Isso pode significar a diferença entre uma experiência de usuário OK e uma excelente.
Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de armazenamento integrado. A Apple cobra uma quantia significativa de dinheiro apenas pelo armazenamento, o que significa que a economia que você obtém em um modelo recondicionado pode muito bem ser suficiente para lhe render uma quantidade de espaço mais confortável pelo mesmo preço.
Pro: Garantia de um ano
Você tem a mesma garantia com um Mac recondicionado que tem com um novo. A Apple trata esses computadores da mesma forma em termos de garantia e suporte.
Isso certamente é melhor do que obter uma garantia mais curta, como alguns outros fabricantes de computadores podem ter feito, mas também é uma faca de dois gumes. Como deixaremos claro quando chegarmos aos contras desta decisão.
Pro: é (fisicamente) limpo
Comprar um Mac usado diretamente do proprietário anterior pode gerar grandes economias, mas também pode trazer novos amigos para casa que você não convidou. Sim, de baratas a germes, a pessoa comum não vai entregar um Mac impecável para você.
A culpa nem é deles. Os Macs, em geral, não podem ser reparados pelo usuário. A Apple tem as ferramentas e os técnicos treinados que podem abrir o Mac e fazer uma limpeza profunda. Isso por si só já é um negócio melhor.
Pro: pode ser mais barato do que comprar um Mac usado em outro lugar a longo prazo
Se você comprar um Mac usado diretamente de seu proprietário anterior ou (por exemplo) de uma loja de penhores, provavelmente obterá um desconto muito maior do que a rota recondicionada. No entanto, se esse Mac precisar de algum tipo de reparo profissional, você terá uma conta enorme para fazer o trabalho por um reparador certificado.
Se você arriscar e algo der errado, geralmente não vale a pena consertar, o que significa que você ficará sem o seu Mac usado e o dinheiro que gastou para comprá-lo.
Como um Mac recondicionado vem com uma garantia de um ano e é elegível para o AppleCare opcional, você tem uma maneira de acessar os serviços de reparo da Apple por um preço único e previsível que você pode incluir no custo de propriedade . Desse ponto de vista, faz muito sentido, a menos que o negócio usado seja incrivelmente bom.
Con: Garantia de um ano
O que é isso? Não acabamos de dizer que isso pertence à coluna "profissional"? Bem, esta é uma faca de dois gumes. Os Macs recondicionados podem ser bastante antigos, especialmente porque a Apple raramente os atualiza.
Em outras palavras, embora as garantias tenham a mesma duração, o novo produto tem uma vantagem inicial em termos de desgaste, o que nos leva ao próximo ponto.
Contra: Você geralmente obtém um dispositivo mais antigo
Como mencionado acima, a Apple tem sido bastante lenta com as atualizações do Mac ao longo dos anos. Isso cria uma situação interessante em que um dispositivo recondicionado pode ser do mesmo modelo do modelo atual ou anterior, mas é bastante antigo em termos absolutos. Isso significa que ventiladores, dobradiças, interruptores de teclado e similares podem ter sofrido desgaste significativo.
Os discos rígidos mecânicos e SSDs também apresentam mais falhas à medida que envelhecem e componentes como a luz de fundo da tela também se tornam mais propensos a morrer com o tempo. Esses componentes podem não ser considerados um problema durante o processo de reforma, mas podem acabar falhando fora da garantia de um ano incluída no preço base.
Uma maneira de contornar isso é comprar apenas versões recondicionadas de modelos de Mac que receberam uma atualização recente. Então você sabe que a data de fabricação não pode ser anterior à atualização.
Resumindo: VOCÊ deve comprar um Mac recondicionado?
No final, você precisa avaliar se o pequeno desconto que essas máquinas obtêm vale a pena apostar na qualidade de construção da Apple. Se algum componente que a Apple perdeu estiver à beira da falha, você deve esperar que ele falhe durante a garantia de um ano ou desembolsar o dinheiro extra para o AppleCare.
Se você não iria adquirir o Apple Care com um novo Mac, isso acabaria com o custo-benefício. No entanto, se você for obter o iCare de qualquer maneira, comprar um modelo recondicionado ainda representa a mesma economia geral. Portanto, recomendamos sinceramente obter um Mac recondicionado junto com a garantia estendida da Apple sob essa condição.
Por outro lado, se você planeja usar apenas a garantia de um ano incluída, a pequena economia obtida com um modelo recondicionado não compensa o aumento do risco de falha de alguns componentes a médio prazo.
Outro fator que vale a pena considerar é o programa de troca da Apple. Se você tiver um produto Apple antigo qualificado, poderá obter um desconto muito maior em um novo Mac, em comparação com o pequeno desconto que os Macs recondicionados geralmente oferecem. Como você não pode trocar seu dispositivo por uma reforma, este é provavelmente o melhor negócio geral.
Então, no geral, uma reforma é relativamente segura de comprar. É um negócio melhor do que comprar um Mac usado em outro lugar e deve ser considerado seriamente se o seu orçamento depender do pequeno desconto que eles recebem. Se você não vai comprar o Apple Care ou pode usar uma máquina com especificações um pouco mais baixas, geralmente é muito melhor comprar o melhor Mac novo que puder.