Anonim

Um link simbólico, geralmente abreviado para symlink, é um tipo de link que é armazenado em um local em sua máquina e aponta para outro local na mesma máquina. Você pode pensar nisso como um atalho para um aplicativo. Mesmo que o arquivo do aplicativo real esteja localizado dentro de suas pastas, basta clicar duas vezes no atalho do aplicativo em sua área de trabalho para iniciá-lo.

Um link simbólico é um tipo de atalho, mas funciona de maneira diferente dos atalhos comuns. É menos um atalho e mais o arquivo real para o qual está apontando. Qualquer aplicativo que você fornecer com seus links simbólicos pensará nesses links como arquivos reais, em vez de arquivos de atalho normais.

Estes são extremamente úteis, pois você não precisa ficar preso a uma pasta específica para que um aplicativo funcione. Você pode ter seus dados armazenados em outras pastas e pode criar um link simbólico na pasta original apontando para a nova pasta que você criou. Seu sistema e seus aplicativos pensarão que você realmente não fez nenhuma alteração e funcionarão normalmente, embora as coisas sejam diferentes.

Criando um link simbólico usando o terminal

Fazer um link simbólico em um Mac é extremamente fácil. O aplicativo Terminal integrado tem um comando que permite criar facilmente quantos links simbólicos você quiser no seu Mac.

Tudo o que você precisa saber é o local onde deseja criar o link simbólico e o caminho para o qual o link simbólico deve apontar. Depois de obter essas informações, veja como criar um link simbólico no Terminal.

Inicie o aplicativo Terminal usando sua maneira preferida no Mac.

Digite o seguinte comando na janela do Terminal e pressione Enter Certifique-se de substituir destination com a pasta para a qual deseja que o link aponte e location com o caminho onde deseja salvar o link. ln -s local de destino

Para criar um link simbólico em sua área de trabalho que aponte para a pasta Documentos, use o seguinte comando: ln -s /Users/Mahesh/Documents /Users/ Mahesh/Desktop

Um link simbólico será criado e salvo em sua área de trabalho. Clique duas vezes nele e abrirá a pasta Documentos (se for o que você especificou acima) no Finder.

Se o diretório para o qual você deseja criar um link simbólico tiver espaços em seus nomes, coloque os nomes dos caminhos entre aspas duplas para evitar erros.

Agora você pode usar este link simbólico em qualquer um de seus comandos e aplicativos e ele será considerado como a versão real de sua pasta ou arquivo.

Use um aplicativo para criar um link simbólico

O terminal não é a única maneira de criar links simbólicos no seu Mac. Se você não é um cara do Terminal, você tem um aplicativo disponível para permitir que você crie links simbólicos em sua máquina.

O que este aplicativo faz é adicionar uma opção ao seu menu de contexto para que você possa criar links simbólicos apenas clicando com o botão direito do mouse em seus arquivos e pastas.

Vá para a página do SymbolicLinker no GitHub, baixe e abra o pacote no seu Mac.

Copie o arquivo SymbolicLinker.service.app do pacote, mantenha pressionada a tecla Option , clique no menu Go no Finder, selecione Library , abra a pasta Services e cole o arquivo que você copiou.

Clique duas vezes no aplicativo para abri-lo. Ele não mostrará nada, mas adicionou secretamente uma opção ao seu menu de contexto.

Encontre o arquivo ou pasta para o qual deseja criar um link simbólico, clique com o botão direito do mouse e selecione Serviços seguido deCriar Link Simbólico.

Ele criará o link simbólico na mesma pasta que o arquivo/pasta original. Você pode movê-lo se quiser.

Criar links simbólicos usando um serviço Automator

O método Automator para criar links simbólicos funciona praticamente da mesma forma que o método acima. Mas este é adequado para aqueles que não confiam em nenhum aplicativo aleatório na Internet e preferem criar algo sozinho para saber exatamente o que ele contém.

Inicie o aplicativo Automator no seu Mac.

Selecione Serviço seguido de Escolha para criar um novo Automator service no seu Mac.

Defina as opções na parte superior da seguinte forma: Serviço recebe selecionado – arquivos ou pastas em – qualquer aplicativo

Na lista de ações, procure a ação chamada Executar Shell Script e arraste-a para o painel direito.

Configure a ação e os comandos da seguinte forma: Shell – /bin/bash Pass input – como argumentos while ; do ln -s “$1” “$1 symlink” shift done

Salve o serviço clicando no menu Arquivo na parte superior e selecione Salvar . Digite um nome significativo para o serviço e clique em Salvar.

Para criar um link simbólico com o serviço Automator recém-criado, clique com o botão direito do mouse em seu arquivo ou pasta e selecione Serviços seguido de seu serviço nome.

Você também pode criar um atalho de teclado para o serviço para tornar a criação de links simbólicos ainda mais fácil em sua máquina.

Como excluir um link simbólico no Mac

Symlinks não ocupam muito espaço de memória, pois são apenas atalhos para arquivos e pastas em sua máquina. No entanto, se você quiser remover um ou alguns deles de sua máquina, há duas maneiras de fazê-lo.

Inicie o aplicativo Terminal, digite o seguinte comando e pressione Enter . Certifique-se de substituir symlink pelo caminho do link simbólico no seu Mac. rm symlink

Outra maneira de excluir um link simbólico é usar a opção do menu de contexto. Clique com o botão direito do mouse em seu link simbólico e selecione Mover para Lixeira. Isso removerá o link simbólico do seu Mac.

Certifique-se de esvaziar a Lixeira depois de remover o link simbólico para garantir que ele foi removido para sempre do seu Mac.

Conclusão

Symlinks são muito mais poderosos do que aliases regulares, pois funcionam em todos os aplicativos e comandos como se fossem arquivos reais.

Como criar links simbólicos no seu Mac