Embora a maioria dos sites que você encontra sejam geralmente informativos e o ajudem com as tarefas nas quais você está preso, outros sites o distraem principalmente do trabalho que você está fazendo. Esses sites geralmente funcionam como ímãs e mantêm você preso a eles por longos períodos.
Se você estiver vagando por esses sites por longas horas, convém bloqueá-los em sua máquina. Dessa forma, você está indiretamente impondo restrições a si mesmo e tornando esses sites inacessíveis.
O recurso também ajuda a bloquear sites que você não deseja que seus filhos vejam. Podem ser sites adultos ou outros sites que você não considera apropriados para seus filhos.
Independentemente do raciocínio, bloquear sites no Safari em um Mac é um processo bastante fácil e pode ser feito usando três métodos diferentes. Sinta-se à vontade para conferir nosso vídeo também que fizemos para nosso canal irmão no YouTube, que segue as etapas e não requer leitura de sua parte!
Use o controle dos pais para bloquear sites no Safari no Mac
Se você deu uma olhada no painel de Preferências do Sistema em seu Mac, provavelmente já viu este menu chamado Controle dos Pais . Ele permite que você restrinja a exibição de determinado conteúdo no seu Mac e também permite que você bloqueie os sites escolhidos.
Clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela e selecione System Preferences.
Quando o painel abrir, localize e clique na opção que diz Parental Controls.
Selecione a conta de usuário para a qual deseja ativar as restrições na barra lateral esquerda.
Quando um menu aparecer no painel direito, clique na guia que diz Web.
Ative a segunda opção que diz Tente limitar o acesso a sites adultos e clique em Personalize botão próximo a ele.
Na tela a seguir, clique no botão + (mais) abaixo de Nunca permitir estes websites seção para adicionar um novo site à lista de bloqueio.
Digite a URL do site que deseja bloquear e pressione Enter. Sinta-se à vontade para adicionar quantos sites quiser à lista. Clique em OK quando terminar.
O usuário não poderá acessar os sites especificados na lista de bloqueio.
A lista é personalizável e você pode adicionar e remover sites a qualquer momento. Existe até uma seção que permite especificar os sites sempre permitidos. Pode conter os sites educacionais de seus filhos e coisas do tipo.
Ajuste o arquivo Hosts para restringir o acesso a sites no Safari no Mac
Se você já tentou bloquear sites em um PC com Windows, já está familiarizado com o arquivo hosts. Este arquivo pode ser usado para restringir o acesso a determinados sites em sua máquina e também está disponível na plataforma Mac.
Você usará o aplicativo Terminal para abrir e editar o arquivo.
Inicie o aplicativo Terminal no seu Mac, digite o seguinte comando nele e pressione Enter .sudo nano /etc/hosts
Como é um comando sudo, você será solicitado a inserir sua senha de administrador. Digite a senha e pressione Enter.
Quando o arquivo abrir, pressione Enter após a linha que diz 127.0.0.1 localhost . Isso permitirá que você adicione uma nova linha ao arquivo.
Aqui vem a parte em que você bloqueia um site. Digite 127.0.0.1, pressione Barra de espaço e digite o endereço do site você deseja bloquear. Por exemplo, se você deseja bloquear bing.com, use a seguinte linha:127.0.0.1 bing.com
Você pode adicionar quantos sites quiser à lista de bloqueio. Apenas certifique-se de colocar cada site em uma nova linha e não altere o prefixo que é o endereço IP local do seu Mac.
Depois de inserir os URLs de todos os sites que deseja bloquear, pressione as teclas Control + O do teclado para Salve o arquivo.
Saia do modo de edição de arquivo pressionando as teclas Control + X.
De volta à janela normal do Terminal, digite o seguinte comando para liberar seu cache DNS:sudo dscacheutil -flushcache
Ele removerá os arquivos de cache DNS para que esses arquivos não interfiram nas funções do arquivo hosts.
Seus sites especificados permanecerão bloqueados enquanto estiverem em seu arquivo de hosts.
Use um aplicativo para bloquear sites no Safari no Mac
Ambas as maneiras mostradas acima usam as ferramentas integradas disponíveis no seu Mac para realizar a tarefa. Se você não os achar convenientes e preferir uma opção mais simples, pode usar um aplicativo de terceiros para bloquear sites em seu Mac.
Enter SelfControl, um aplicativo gratuito para máquinas Mac que permite que você recupere seu foco bloqueando sites improdutivos em seu computador. Com este aplicativo, você pode até definir a duração pela qual deseja que seus sites especificados permaneçam bloqueados. Após esse período de tempo, seus sites especificados ficarão acessíveis novamente.
Baixe o aplicativo, mova-o para a pasta Aplicativos e inicie o aplicativo.
Na interface principal, clique no botão Editar lista negra para especificar seus sites.
Clique no sinal + (mais) na tela a seguir para adicionar sites à lista de bloqueio. Opcionalmente, você pode até importar os sites a serem bloqueados da Internet.
Arraste o controle deslizante na interface principal para ajustar a duração do bloco. Em seguida, clique no botão Iniciar para iniciar o período de bloqueio.
Seus sites selecionados permanecerão inacessíveis pelo período de tempo escolhido no aplicativo.
Um recurso adicional que este aplicativo fornece é uma lista chamada lista branca. O que essa lista faz é permitir que você especifique os sites que deseja acessar, mantendo todos os outros sites da Internet bloqueados. Seja cauteloso ao usar esse recurso e use-o apenas em determinadas circunstâncias em que apenas alguns sites escolhidos devem ser permitidos na máquina.