Muitas vezes, quando você baixa arquivos da Internet ou copia arquivos de uma unidade USB, os formatos de nomenclatura nem sempre são os esperados. Isso é especialmente verdadeiro para os arquivos de imagem capturados em câmeras digitais, pois geralmente têm nomes que não descrevem nada (DSC_01.jpg não me diz nada sobre a imagem) .
Embora você sempre possa renomear facilmente seus arquivos para que tenham nomes significativos, fazer isso manualmente para um grande número de arquivos não é o ideal. Levará uma eternidade para você renomear todas essas imagens ao seu gosto se fizer a tarefa manualmente.
Felizmente, a tarefa não será tão tediosa se você usar um Mac. O Mac possui maneiras integradas e de terceiros para renomear rápida e facilmente vários arquivos de uma só vez. Basta fornecer seus arquivos ao Mac e ele os renomeará do jeito que você quiser.
Como usar o Finder para renomear arquivos em lote no Mac
Até agora você pode ter usado o Finder para renomear arquivos individuais em seu Mac, mas pode fazer mais do que isso quando se trata de renomear arquivos. O Finder foi desenvolvido com o recurso renomear arquivos em lote para que você não precise usar nada além do Finder para dar um novo nome aos seus arquivos.
O recurso não está escondido em nenhum lugar e está no seu menu de contexto o tempo todo. Vamos revelá-lo rapidamente e ver o que ele pode fazer por você.
Abra a pasta onde os arquivos a serem renomeados em lote estão localizados no Finder do seu Mac.
Ao abrir a pasta, selecione todos os arquivos que deseja renomear. Pressione Command + A para selecionar tudo ou use o botão Command para fazer uma seleção múltipla personalizada.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer um desses arquivos e você encontrará uma opção que diz Rename X Items (onde X é o número de arquivos que você selecionou) no menu de contexto. Clique nisso.
Em vez do efeito de renomeação usual, você obterá uma caixa de diálogo que permite especificar a maneira como deseja renomear seus arquivos. Aqui está cada uma das opções explicadas resumidamente para você:Substituir texto – isso permite que você encontre um texto existente e substitua-o por algo de sua preferência.Adicionar texto – permite que você acrescente texto antes ou depois do nome do arquivo atual.Format – aqui você pode formatar o nomeação como você pode incluir um texto personalizado seguido por um número crescente para seus nomes de arquivo e assim por diante.
Depois de clicar no botão Renomear, você verá que todos os seus arquivos selecionados agora têm seus novos nomes. O efeito é instantâneo, então você não precisa esperar que seus arquivos sejam renomeados.
Usando um aplicativo Automator para renomear arquivos em massa
O método integrado do Finder faz um ótimo trabalho ao renomear seus arquivos em massa, mas pode não ser uma solução ideal quando você deseja aplicar determinados nomes pré-selecionados aos seus arquivos.
Neste caso, um aplicativo Automator será uma boa escolha, pois você pode pré-personalizá-lo com os nomes escolhidos e, em seguida, basta jogar arquivos neste aplicativo para renomear os arquivos.
Inicie o aplicativo Automator no seu Mac, selecione Workflow como um novo documento e clique no botão Escolher. Ele permitirá que você crie seu aplicativo para renomear arquivos.
Na tela seguinte, você precisará adicionar uma ação ao seu fluxo de trabalho. Pesquise a ação chamada Obter itens selecionados do Finder na lista de ações e arraste-a para o seu fluxo de trabalho.
Outra ação que você precisará adicionar ao seu fluxo de trabalho é chamada Renomear itens do localizador. Arraste-o também para o seu fluxo de trabalho.
Ao adicionar a segunda ação, você será perguntado se deseja fazer cópias de seus arquivos antes de renomeá-los. Selecione Não adicionar e ele renomeará seus arquivos originais.
A tela a seguir é onde você define como deseja nomear seus arquivos. Selecione as opções apropriadas nos menus suspensos autoexplicativos. Depois de personalizar esta parte, salve o fluxo de trabalho pressionando File seguido de Save.
Digite um nome significativo para seu aplicativo, selecione Aplicativo em Formato de arquivo menu e clique em Salvar.
Para renomear arquivos com o aplicativo recém-criado, basta selecionar todos os arquivos a serem renomeados e arrastá-los e soltá-los no aplicativo no Finder.
O aplicativo Automator personalizado renomeará instantaneamente seus arquivos usando suas opções predefinidas.
Se quiser tornar o aplicativo mais acessível, você pode arrastá-lo e soltá-lo no Dock. Você pode então arrastar seus arquivos para o aplicativo no Dock para renomeá-los.
Usando um aplicativo de terceiros para alterar nomes de arquivos em massa
Na maioria dos casos, os dois métodos acima farão o trabalho para você. No entanto, se você tiver demandas especiais para renomear seus arquivos, convém usar um aplicativo de terceiros para realizar a tarefa.
Há vários aplicativos para Mac que ajudam você a renomear arquivos em lote em sua máquina e você pode usar qualquer um deles para realizar sua tarefa. Aqui mostramos como você pode usar o aplicativo Transnomino.
- Baixe e mova o aplicativo para a pasta Aplicativos no seu Mac. Em seguida, inicie o aplicativo.
- Arraste todos os arquivos que deseja renomear do Finder e solte-os no aplicativo. Seus arquivos aparecerão na lista.
- Use o menu suspenso na parte superior para selecionar como deseja renomear seus arquivos em massa. Você pode substituir o texto, prefixar o texto e até usar expressões regulares para alterar os nomes dos arquivos. Por fim, quando estiver satisfeito com sua escolha, clique em Rename na parte superior para realizar a tarefa de renomeação.
O melhor de usar este aplicativo para renomear seus arquivos é que ele mostra o resultado final antes mesmo de você clicar no botão renomear. Dessa forma, você sabe como os nomes dos arquivos ficarão e pode modificá-los, se necessário.
Conclusão
Anteriormente, costumava ser muito difícil renomear vários arquivos de uma só vez, pois não havia recursos de renomeação em lote disponíveis. Hoje em dia, porém, a maioria dos sistemas operacionais tem pelo menos um recurso incorporado para ajudá-lo a alterar seus vários nomes de arquivo de uma só vez.