Anonim

A cada grande lançamento do iOS, há aqueles que já estão usando a versão Beta há meses, aqueles que atualizam assim que a versão final fica disponível e aqueles que adiam a atualização conforme o maior tempo possível.

É a última categoria de pessoas que deve ler este artigo em particular, porque você precisa decidir se deseja adiar a atualização ou se os novos sinos e assobios valem as possíveis desvantagens.Avaliamos o iPadOS do ponto de vista do uso diário e ficamos impressionados.

O Departamento de Looks

No nosso iPad Pro de 9,7”, a impressão imediata que você obtém do iPadOS13 é de espaço. No iOS12, usar um iPad ainda parecia muito com um brinquedo. Ícones grandes e grossos que pareciam proporcionalmente com uma interface de telefone, otimizados para uso com uma mão. Uma incompatibilidade óbvia para a tela muito maior do iPad.

Agora há muito espaço para respirar e nenhum impacto perceptível na legibilidade. Por fim, a enorme tela retina dos iPads modernos faz justiça e você gastará menos tempo passando entre as telas para acessar seu software.

O mais importante é que o dock recém-introduzido finalmente se destaca, com mais espaço para aplicativos e pastas. À medida que você adiciona mais ícones ao encaixe, ele muda de forma, encolhendo os ícones.Em nosso modelo de iPad cabem 16 ícones, incluindo os três “aplicativos recentes” à direita da divisão do dock.

Com todo esse espaço, o iPad agora parece um computador “sério” e uma alternativa aos MacBooks básicos.

Multitarefa

De longe, a maior mudança que o iPadOS traz da perspectiva do usuário é a multitarefa aprimorada. Abrir vários aplicativos, dividi-los na tela ou alternar entre eles nunca foi tão fácil ou melhor.

A lista de recursos multitarefa é muito longa para ser lida aqui, mas a nova visualização dividida para aplicativos individuais vale o preço de entrada. É aqui que você pode abrir o mesmo aplicativo em ambos os lados da tela.

Isso é muito útil para o aplicativo Arquivos bastante recente, porque você pode copiar arquivos rapidamente entre pastas arrastando-os.Assim como no lançamento do recurso de tela dividida original, são principalmente os aplicativos nativos da Apple que oferecem suporte a esse recurso no momento, mas você pode ter certeza de que os desenvolvedores terceirizados entenderão rapidamente.

A única desvantagem é que você terá que aprender um novo conjunto de gestos e convenções. Demoramos um pouco para descobrir como recuperar a funcionalidade de tela dividida após a atualização. Especialmente porque não há um menu pop-up do tipo toque e segure que não existia antes.

Depois de pegar o jeito, você se perguntará como já usou seu iPad para trabalhar antes.

Atuação

A Apple é frequentemente acusada de sobrecarregar dispositivos mais antigos com novas versões do iOS. Com as primeiras gerações do iPad, isso parece um pouco verdadeiro. Em seu último suporte, os dispositivos de atualização do sistema operacional, como o iPad de 3ª geração, eram tão lentos que mal podiam ser usados.

No entanto, a Apple prometeu que haverá uma melhoria de desempenho para cada dispositivo compatível com a família iOS13. Quanto mais desempenho você obterá depende do modelo específico, mas pelo menos ninguém deve acabar com um dispositivo mais lento.

Curiosamente, com nosso próprio iPad Pro, honestamente não parece haver muita diferença. Embora os aplicativos possam ser iniciados mais rapidamente, talvez seja necessário usar um cronômetro para medir a melhoria.

Este iPad já era incrivelmente rápido no iOS12, o que diminui qualquer percepção de desempenho. Basicamente, não parece que você deva pensar no desempenho de uma forma ou de outra com o iPadOS.

Suporte ao controlador

Cronografado junto com o lançamento do Apple Arcade, o iPadOS e toda a família iOS13 agora têm suporte nativo para o controle Xbox One Bluetooth (não aquele que requer um dongle em máquinas Windows) e a maioria do Sony PS4 DualShock 4 controladores no mercado.Com exceção de algumas unidades iniciais.

Qualquer jogo que funcione com controladores MFi é imediatamente compatível e não tivemos absolutamente nenhum problema ao conectar os controladores Xbox One ou PS4.

Jogos Apple Arcade que suportam controladores já têm prompts de botão PS4 prontos para uso, mas se você estiver jogando jogos de controlador MFi que não foram atualizados, ainda receberá os prompts do Xbox. Portanto, esperamos que o desenvolvedor do seu jogo favorito o atualize se você preferir o gamepad da Sony.

Nós nos deparamos com um grande problema com nosso controle do Xbox. Parece ter um leve desvio no stick analógico esquerdo; quando o stick está centralizado, ele ainda capta uma pequena quantidade de entrada. No jogo, isso é exibido como o personagem caminhando para a esquerda mesmo quando o controle não está sendo usado, tornando tudo impossível de jogar.Confirmamos que o problema é de fato com o controlador, mas esse é um problema bastante comum.

Não apareceu em nossa máquina Windows, pois você pode calibrar qualquer controlador usando o utilitário integrado. Não foi possível encontrar nenhum utilitário de calibração do controlador no nível do sistema operacional no iPadOS, o que significa que, se o seu controlador desenvolver um leve desvio, você terá que repará-lo ou substituí-lo muito mais cedo do que em outras plataformas que permitem a calibração.

No entanto, nosso controle do PS4 funcionou perfeitamente e jogar no iPad com os controles adequados é uma revelação. Para os jogadores de iOS, que provavelmente já têm um desses controladores por aí, o iPadOS quase compensa a grande eliminação de 32 bits que nos roubou os jogos que os desenvolvedores abandonaram.

O veredicto final

Não conseguimos pensar em muitos motivos para evitar a atualização para o iPadOS. Esta é de longe a revisão mais abrangente do que este dispositivo de computação fino e leve pode fazer.

O iPad não recebeu tal aumento de produtividade desde que começou a multitarefa em tela dividida. Em um mundo que contém ultrabooks e o Microsoft Surface, o iPad precisava absolutamente de uma revisão e, como um dispositivo de produtividade leve a moderada, o iPadOS finalmente torna o iPad um substituto viável para um laptop.

Se você é um jogador iOS, iPadOS é um acéfalo. O Apple Arcade e o suporte ao controlador o conquistam. Se você é alguém que usa seu iPad para qualquer tipo de produtividade ou quer tentar seriamente, o iPadOS é essencial.

Se você usar seu iPad apenas para navegar na web, assistir à Netflix e ler e-books, quase não notará nenhuma diferença. Nesse caso, não há motivo convincente para atualizar imediatamente.

Dito isso, o iOS13 já recebeu três patches principais, então a Apple está claramente empenhada em eliminar quaisquer rugas que possam aparecer. Isso significa que os mais cautelosos entre nós podem não ter que esperar muito até que o iPadOS seja uma aposta segura.

Análise do Apple iPadOS: primeiras impressões