Anonim

Todo mundo gosta de ridicularizar alguns dos softwares pré-instalados que vêm como padrão em todos os computadores macOS. Concedido, alguns deles são ruins (Ações? Painel?) Mas também há alguns que são incrivelmente bons.

Até minha esposa (que é extremamente anti-Apple em seus pontos de vista) teve que admitir relutantemente outro dia que o iMovie é um software incrível. Fale sobre me derrubar com uma pena.

Portanto, hoje eu gostaria de dar uma olhada em alguns dos softwares macOS pré-instalados com os quais a Apple fez incrivelmente bem.

iMovie

Vamos começar com o iMovie porque este deve ser meu software favorito da Apple. É extremamente fácil de entender e, embora você veja rapidamente suas limitações ao tentar fazer algo de que não é capaz, ainda assim é capaz de produzir alguns vídeos incríveis.

Quando você inicia um novo projeto, ele fornece modelos para trabalhar ou você pode começar do zero e projetar tudo sozinho.

Então é o caso de importar todos os seus vídeos e fotos, arrastá-los para o fundo e editá-los como quiser.

Você pode clicar com o botão direito do mouse em uma parte do filme para obter opções como dividir o vídeo naquele ponto, adicionar efeitos de fade-out e “desconectar o áudio” que você pode usar para descartar o áudio totalmente e substitua-o por outra coisa, como música de fundo.

Editores de vídeo realmente profissionais não ficarão satisfeitos com o iMovie, pois ele tem limitações sobre o que pode fazer. Ele também tem alguns aborrecimentos, como fundos e títulos realmente cafonas (e não há como importar nenhum da web). Mas para coisas básicas, como vídeos de férias em família, o iMovie funciona muito bem.

Notas

O próximo que eu gosto muito é o Notes. Eu costumava ser um grande fanático do Evernote, mas então eles aumentaram seus preços a um nível ridículo e a qualidade do produto começou a sofrer, especialmente com todos os recursos desnecessários. O Notes é uma alternativa gratuita para usuários de Mac e a funcionalidade ficou muito melhor com as últimas versões do MacOS.

O Notes é sincronizado em todas as plataformas iOS e macOS via iCloud e as alterações são extremamente rápidas. As imagens podem ser coladas em notas e você pode “fixar” notas importantes no topo para uma referência mais fácil.

Você também pode bloquear uma nota para que qualquer pessoa que queira visualizá-la tenha que digitar a senha. Essa senha pode ser definida nas opções do Notes, mas se você esquecer a senha, nunca mais poderá ver as notas bloqueadas. Portanto, escolha sabiamente.

Fotos

Levou muito tempo para eu gostar de Fotos, pois geralmente vejo minhas fotos no meu iPhone ou iPad. A ideia de vê-los no Macbook simplesmente não atrai por algum motivo. Mas depois de brincar com as fotos, tenho que admitir que estou começando a mudar de ideia.

Como no Notes, todas as fotos são sincronizadas em todos os seus dispositivos iOS e macOS. Você pode classificar suas fotos em álbuns, bem como fazer edições nas fotos. Se você tem dedos grandes e gordos como eu, é muito mais fácil fazer essas edições no MacBook do que em um iPhone.

Você também pode definir imagens como papel de parede da área de trabalho do Mac diretamente de Fotos e editar os metadados.

Tempo rápido

Sou a única pessoa que gosta do QuickTime? Certamente parece que às vezes. Claro, o VLC Player também é ótimo, mas parece que tenho um apego estranho e inexplicável ao QuickTime. Ele não apenas reproduz arquivos de mídia muito bem (bem, MP4 e MOV), mas também possui alguns outros recursos bacanas sob o capô.

Após abrir o Quicktime, clicar no menu Arquivo abre três recursos – Nova Gravação de Filme, Nova Gravação de Áudio e Nova Gravação de Tela.

Se você conectar seu iDevice ao seu MacBook e executar o QuickTime, poderá escolher o iDevice –

E transmita a tela do seu telefone para a tela do seu MacBook.

QuickTime também é capaz de outras tarefas úteis, como corte de vídeo, combinação de vídeos, rotação de clipes e muito mais. Em suma, um software muito robusto que é subestimado e negligenciado.

Siri

Por fim, seria muito negligente não mencionar a Siri. Em breve escreverei um artigo comparando a Siri com o Google Now e a Cortana, mas posso dizer agora com absoluta certeza que a Siri é a melhor das três. Ela entende meu sotaque escocês perfeitamente, mesmo que eu tosse, fale baixinho ou tropece nas minhas palavras. Agora ISSO é uma conquista.

Eu meio que tenho uma relação de amor e ódio com a Siri, pois já tenho duas mulheres na minha vida que me incomodam. Mas a Siri se mostra extremamente útil se você precisar digitar um SMS, fazer uma ligação ou ser lembrado de algo e estiver fraco demais para tocar nas teclas do telefone……

E ela também sabe contar piadas. Apenas não muito bons…..

Siri melhorou aos trancos e barrancos ao longo dos anos e gosto de como ela está completamente conectada a todos os outros serviços da Apple. O dia em que colocaram a Siri no MacBook, permitindo que você ditasse endereços de sites e softwares a serem abertos, foi quando a Siri realmente se tornou indispensável.

Os que eu perdi….

Antes de me enviar um e-mail, um tweet, um pombo-correio, ou qualquer outra coisa, me dizendo quais incríveis eu perdi, deixe-me esclarecer alguns.

iTunes não foi mencionado porque, embora eu o adore, com o próximo sistema operacional – Catalina – o iTunes está sendo retirado em favor de dois novos aplicativos separados. Dizer que estou extremamente chateado seria dizer o mínimo.

Todo mundo me diz que o GarageBand é um ótimo aplicativo – e tenho certeza que é – mas eu pessoalmente não o uso para poder falar sobre isso. O mesmo vale para Pages, Numbers e KeyNote. As pessoas adoram, mas eu não uso.

E tenho certeza de que existe uma pessoa solitária por aí que adora Ações e não fala mais comigo...

Software MacOS pré-instalado que é realmente muito bom