Anonim

macOS tem um sistema eficiente para ajudá-lo a procurar arquivos e pastas em seu armazenamento. Você pode fazer pesquisas que contenham palavras específicas ou outros critérios para encontrar os itens que procura. O que torna as coisas ainda mais fáceis de encontrar é o recurso Smart Folders que vem embutido no Finder.

Smart Folders, como o nome indica, é um tipo de pasta que permite encontrar rapidamente os itens que você está procurando. Mas dizendo isso, uma Pasta Inteligente não é realmente uma pasta. É mais uma busca com determinados critérios que você salvou na sua máquina.

Apesar de ser tão útil, não é amplamente utilizado e você está perdendo por não aproveitar esse recurso.

Criando uma pasta inteligente no MacOS

Criar uma nova pasta inteligente em um Mac é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é clicar em uma opção no Finder e abrirá a janela para criar e salvar sua nova Pasta Inteligente.

  • Para começar, verifique se você está dentro de uma janela do Finder. Em seguida, clique no menu Arquivo na parte superior e selecione a opção que diz Nova Pasta Inteligente .

Em vez do prompt de nome de pasta usual, você verá uma tela solicitando que você defina os critérios para sua Pasta Inteligente. Aqui você pode especificar os critérios que serão aplicados, e apenas os arquivos que atendem aos critérios aparecerão aqui nesta pasta.

  • Clique no sinal + (mais) para adicionar um critério e, em seguida, use os menus suspensos para especificar as opções atuais.

  • Ao especificar suas opções, você precisa salvar a pasta. Clique no botão Salvar na tela, digite um nome para sua pasta inteligente, selecione onde gostaria de salvá-la e clique em Salvar.

  • Você pode marcar a opção Adicionar à barra lateral se quiser que a pasta apareça na barra lateral do Finder janelas.
  • Depois que a pasta for salva, você pode abri-la como qualquer outra pasta e ela exibirá todos os arquivos que atendem aos seus critérios de pasta inteligente.

Se você é completamente novo neste tipo de pasta e gostaria de algumas sugestões, aqui estão alguns usos úteis da Pasta Inteligente que você gostaria de experimentar.

Localizar arquivos criados recentemente com pastas inteligentes

Se você frequentemente precisa acessar os arquivos recentes em seu Mac, você pode criar uma Pasta Inteligente que recupera automaticamente todos os seus arquivos recentes com um único clique.

  • Crie uma nova pasta inteligente como faria normalmente. Quando a tela para perguntar os critérios da pasta aparecer, digite o seguinte e clique em Salvar.
 Pesquisar > Data de criação deste Mac > é > nos últimos > 2 > dias 

Você pode alterar “2” para qualquer número de dias que desejar.

Salve a pasta e, ao iniciá-la, ela exibirá os arquivos que foram criados nos últimos 2 dias em todo o seu Mac.

Encontre arquivos grandes com pastas inteligentes

Se estiver ficando sem espaço de memória no seu Mac, você pode usar os critérios da Pasta Inteligente que listarão todos os arquivos grandes do seu Mac.

Desta forma, você pode encontrar os arquivos grandes que ocupam uma parte significativa do seu armazenamento, mas estão armazenados em pastas aninhadas em sua máquina.

Crie uma nova Pasta Inteligente e use os seguintes critérios para ela.

 Tamanho do arquivo > é maior que > 1 > GB 

Ele listará todos os arquivos com tamanho maior que 1 gigabyte no seu Mac. Você pode então se livrar de qualquer um desses arquivos grandes que você não usa mais em sua máquina.

Ver arquivos de aplicativos baixados

A maioria dos aplicativos que você baixa para o seu Mac de vários sites vem como um pacote DMG. Depois de instalar esse aplicativo e ele começar a aparecer no Launchpad do seu Mac, você não precisará mais desses arquivos do pacote DMG.

Você pode criar uma pasta inteligente para localizar esses arquivos e excluí-los do seu Mac.

Para os critérios da Pasta Inteligente, selecione o seguinte:

 A extensão do arquivo > é > dmg 

Ele encontrará e listará todos os arquivos dmg existentes no seu Mac. Você pode se livrar desses arquivos movendo-os para a Lixeira.

Encontre arquivos duplicados no seu Mac

Os arquivos duplicados não apenas criam confusão desnecessária, mas também ocupam o precioso espaço de memória do seu Mac.

Portanto, é importante que você encontre esses arquivos e os exclua permanentemente do seu Mac.

Como a maioria dos arquivos duplicados tem números como (1), (2), etc, no final de seus nomes de arquivo, você pode usar os critérios abaixo para encontrar arquivos duplicados em seu Mac.

  • Mantenha pressionada a tecla Option e clique na tecla + (mais) sinal para adicionar um critério. Em seguida, selecione as outras opções como a seguir:
 Qualquer > dos seguintes são verdadeiros Nome > contém > (1) Nome > contém > (2) Nome > contém > (3) 

Você pode continuar com esses números para encontrar o maior número possível de arquivos duplicados em seu Mac.

Encontre aplicativos não utilizados no Mac

Pode haver alguns aplicativos que você instalou no seu Mac, mas não os usa mais. Veja como você pode encontrar esses aplicativos não utilizados em sua máquina com Pastas Inteligentes.

Digite os seguintes critérios, salve e abra a Pasta Inteligente.

 Tipo > é > Aplicação Data da última abertura > é > antes de > 19/08/2017 

A pasta inteligente acima listará todos os aplicativos que você não abriu após 19 de agosto de 2017 (ou qualquer data que você escolher para entrar). Isso lhe dá uma ideia clara dos aplicativos não utilizados em seu Mac.

Encontrar fotos tiradas em determinados dispositivos

Se quiser recuperar uma lista de todas as fotos que foram capturadas em um determinado dispositivo, digamos um dispositivo OnePlus, você pode fazer isso usando uma pasta inteligente no seu Mac.

  • Use os seguintes critérios para encontrar todas as fotos tiradas com um dispositivo OnePlus no seu Mac. Se você não encontrar uma ou mais das opções mencionadas abaixo nos menus suspensos por padrão, clique na opção Other no menu suspenso e habilite essas opções.
 Kind > is > Image > All Device make > matches > OnePlus 

Ele digitalizará os dados EXIF ​​de suas imagens e mostrará as imagens em que o fabricante do dispositivo corresponde ao OnePlus.

Como criar & Use pastas inteligentes no MacOS