Você se lembra de como era a vida antes de comprar seu primeiro iPhone? O pequeno dispositivo móvel da Apple percorreu um longo caminho e mudou muitas vidas no processo.
Os avanços na tecnologia continuam a gerar nova criatividade e explorar novas formas de usar um iPhone. Infelizmente, isso também traz um potencial maior para comprometer sua segurança e privacidade.
Quando você pensa em todas as coisas que pode ter no seu iPhone, tenho certeza de que o spyware nem faria parte da lista, mas é uma ameaça muito real.Parece que tudo com bateria e tela pode sucumbir a um ataque digital hoje em dia. Na era das mídias sociais, isso apenas fortalece a necessidade de entender o que você está enfrentando e a melhor forma de lidar com isso.
Os diferentes tipos de spyware
Existem três tipos principais de spyware que você precisa observar quando se trata do seu iPhone. Um aplicativo espião oculto seria a forma mais comum, seguida por um ataque mascarado.
Ambos são códigos maliciosos que podem se infiltrar em seu dispositivo por meio de aplicativos e vários links. O terceiro atacará seu iPhone usando os dados que você fez backup no iCloud.
O Aplicativo Espião
Um aplicativo espião é um tipo de spyware que precisa ser instalado no seu iPhone. Isso pode ser feito por você ou por um estranho que por acaso põe as mãos no seu telefone.Antes que você surte, os aplicativos da App Store não têm spyware. A Apple é muito boa em examinar aplicativos maliciosos, para que eles não cheguem ao público.
Em vez disso, você terá que baixar e instalar um aplicativo de um site obscuro de terceiros. Isso também significa que seu iPhone terá que ser desbloqueado antes que qualquer coisa aconteça. Então, se você decidiu recentemente que um aplicativo não confiável parecia bom demais para deixar passar, você pode ter inadvertidamente convidado spyware para o seu iPhone.
Este spyware em particular é incrivelmente difícil de detectar sem o uso de uma ferramenta anti-spyware como Certo iPhone.
A Masque Attack
Ao contrário de um aplicativo espião, um ataque mascarado chega ao seu iPhone a partir de uma fonte confiável. A Apple é ótima em impedir que esse tipo de coisa aconteça, mas não é infalível. Às vezes, o spyware pode se infiltrar como um ninja, ganhando tempo e atacando apenas durante uma atualização recente.
A Masque Attack é incrivelmente sorrateira, pois geralmente parece apenas mais uma atualização de aplicativo. Leva apenas uma atualização comprometida para virar seu iPhone do avesso. Para se proteger melhor de um desses ataques, certifique-se de realizar uma verificação completa das informações de atualização. Se um nome ou título parecer um pouco duvidoso, diga apenas “Não”.
iCloud Infiltrator
O acesso ao seu iPhone não é necessário para que ocorra um ataque de backup do iCloud. Em vez disso, esse tipo específico de spyware é resultado de uma segurança insatisfatória com suas credenciais do iCloud. Tudo o que um hacker precisa fazer é descobrir seu nome de usuário e senha para sua conta do iCloud, e tudo o que você fez backup no servidor está disponível.
Este spyware específico é ainda mais difícil de detectar do que os outros, a menos que você fique de olho em cada coisa que você já fez backup no iCloud. Desde que seu dispositivo esteja configurado para fazer backup no iCloud, todas as suas mensagens de texto, registros de chamadas e histórico de aplicativos serão expostos.
Se você acha que foi comprometido dessa forma, altere sua senha imediatamente. Você também se beneficiaria ao habilitar a autenticação de dois fatores.
Depois, mesmo que você sinta que está tudo bem, sugiro informar o Suporte da Apple. Informe-os sobre o que aconteceu, pois eles podem rastrear qualquer coisa fora do comum no futuro.
Sintomas comuns de spyware
Os sintomas de um ataque de spyware podem imitar outros problemas com seu iPhone. Dito isto, qualquer um dos seguintes pode ser uma indicação de que seu telefone pode estar comprometido:
- Spyware pode sobrecarregar o processador de um iPhone, drenando rapidamente seus recursos e causando o superaquecimento da bateria. Uma bateria que está esquentando constantemente, mesmo sem executar aplicativos com muitos recursos, pode indicar um problema de spyware.
- Aplicativos nocivos são uma preocupação real, portanto, se você descobrir que seu iPhone está constantemente se conectando à Internet sem sua permissão, um aplicativo pode ter se instalado. Preste muita atenção a isso, pois é bem possível que o aplicativo em questão tente se atualizar, causando mais problemas no futuro.
- O recebimento constante de solicitações de login para sua conta da Apple pode e deve ser motivo de preocupação para você. Mesmo que não seja um problema de spyware, isso pode indicar que há algum tipo de problema com seu dispositivo. As chances são de que, se for uma situação de spyware, alguém tenha suas credenciais e esteja tentando usá-las. Se você perceber isso, altere sua senha imediatamente (de um dispositivo diferente) e entre em contato com o Suporte da Apple.
Dicas de Prevenção
Todos os dispositivos estão sujeitos a ataques ocasionais de spyware, não importa o quanto a Apple tente impedir que isso aconteça. A melhor proteção é fazer a devida diligência.
Nunca deixe seu iPhone sem vigilância, mantenha sempre o iOS atualizado para a versão mais recente e opte pelo Touch ID ao invés do uso de uma senha. Pratique essas medidas de proteção e evite problemas futuros.