Anonim

Quando você cria ou copia um arquivo para o seu Mac, é atribuído a ele um caminho que é a localização real do arquivo no seu Mac. Os caminhos permitem que você acesse facilmente qualquer pasta ou arquivo em sua máquina, pois representam o endereço completo do arquivo salvo em sua máquina.

Às vezes, você pode querer revelar o caminho de um arquivo no seu Mac por vários motivos. Talvez você esteja escrevendo um programa que usa o caminho do arquivo como entrada. Ou talvez você tenha instalado um aplicativo no seu Mac e ele pede para você inserir o caminho do seu arquivo.

Independentemente do motivo pelo qual você deseja revelar o caminho de um arquivo, existem várias maneiras de fazer isso em sua máquina. O macOS vem com várias opções para ajudá-lo a visualizar e até copiar o caminho completo de qualquer arquivo salvo em sua máquina.

Se isso não for fácil para você, você pode até criar seu próprio serviço Automator que copia o caminho do arquivo selecionado com um único clique.

Também sinta-se à vontade para conferir nosso canal do YouTube em nosso site irmão, onde abordamos os diferentes métodos em um pequeno vídeo.

COMO REVELAR O CAMINHO DE UM ARQUIVO: No macOS

Revelar caminhos de arquivo usando a caixa de informações

Se você usa um Mac há algum tempo, provavelmente já deve ter visto a opção Obter informações que aparece quando você clica com o botão direito clique em um arquivo.

Esta opção abre uma caixa onde são mostradas todas as informações referentes ao seu arquivo. Essas informações incluem o nome do arquivo, tipo de arquivo, tamanho do arquivo e o mais importante - caminho do arquivo.

Para ver por si mesmo, abra uma janela do Finder, clique com o botão direito do mouse em qualquer um dos seus arquivos e selecione Obter informações.

Na tela seguinte, procure o rótulo que diz Onde e você verá o caminho completo do arquivo selecionado no seu Mac . Ele mostra em quais pastas e pastas aninhadas seu arquivo está localizado.

Embora funcione muito bem para ajudá-lo a encontrar o caminho do seu arquivo, ele não permite que você copie o caminho do arquivo como texto simples, se é isso que você deseja fazer. Você pode verificar alguns dos outros métodos mencionados abaixo se quiser copiar o caminho de um arquivo para a área de transferência.

Copiar caminhos de arquivo do menu de contexto

O menu de contexto no seu Mac é uma ferramenta realmente poderosa, pois permite que você faça muito mais com seus arquivos do que apenas renomear ou excluir seus arquivos.

Uma das opções úteis e ocultas do menu de contexto permite que você copie diretamente o caminho de um arquivo para a área de transferência.

Como está oculto por padrão, não aparecerá quando você clicar com o botão direito do mouse em um arquivo no seu Mac. No entanto, exibir a opção é muito fácil e basta pressionar e segurar a tecla Option. Isso tornará a opção visível em seu menu de contexto.

Para usar a opção, clique com o botão direito do mouse em um arquivo no Finder, mantenha pressionada a tecla Option do teclado e você Você verá a opção Copy “file-name.ext” como Pathname. Clique nele para copiar o caminho do seu arquivo.

Ele terá copiado o caminho do arquivo selecionado como texto simples para a área de transferência.

Use o localizador para ver os caminhos dos arquivos

Você pode pensar que, se o Finder é um aplicativo de gerenciamento de arquivos, por que ele não oferece o recurso para copiar caminhos de arquivo? Infelizmente, a versão atual do Finder não tem uma opção já visível para copiar caminhos de arquivo.

No entanto, isso não significa que realmente não há como visualizar seus caminhos de arquivo usando o Finder. Existe de fato um recurso – não desenvolvido para revelar caminhos de arquivo – mas ajuda você a visualizar seus caminhos de arquivo em sua máquina.

É chamado de recurso Ir para a pasta e foi criado para ajudá-lo a ir para um local no seu Mac. Mas você pode usá-lo para revelar caminhos de arquivo conforme mostrado abaixo.

Em uma janela do Finder, clique em Ir na parte superior e selecione Ir para Pasta.

Quando a caixa de diálogo abrir, arraste e solte um arquivo no campo de entrada e ele será preenchido com o caminho do seu arquivo. Você pode copiar o caminho para a área de transferência usando Command + C.

Visualizar caminhos de arquivos usando o terminal

Muitos usuários podem pensar que o aplicativo Terminal em seu Mac é apenas para programadores ou para pessoas que amam codificação. Embora isso seja verdade e o aplicativo permita que você execute vários comandos, ele também pode ser usado para tarefas básicas, como copiar caminhos de arquivos.

O aplicativo ajuda a revelar os caminhos dos arquivos e é muito fácil fazer isso. Inicie o aplicativo no seu Mac e arraste e solte um arquivo em sua janela. O caminho completo do arquivo selecionado aparecerá na janela do Terminal.

Também é útil quando você está escrevendo um comando e precisa digitar o caminho completo de um arquivo. Em vez de digitar, você pode arrastar e soltar o arquivo e ele preencherá a entrada necessária para você.

Crie um serviço Automator para copiar caminhos de arquivo

Se você usa uma versão do macOS que não oferece a opção de copiar caminhos de arquivo do menu de contexto, você mesmo pode adicionar a opção ao menu usando um serviço Automator. Um serviço do Automator é um conjunto de tarefas definidas pelo usuário que são executadas quando o serviço é invocado.

Isso pode soar muito programático, mas fazer isso na prática não é tão difícil. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar uma ação daqui para ali e você terá seu serviço pronto com o Automator.

  • Inicie o aplicativo Automator e selecione Serviço seguido deEscolher. Isso permitirá que você crie um serviço personalizado em sua máquina.

Configure as opções na parte superior do painel principal da seguinte forma:

Serviço recebe selecionado - arquivos ou pastasin - Finder 

  • Procure a ação chamada Copiar para a área de transferência no painel esquerdo e arraste e solte-a no painel principal.

  • Seu serviço está pronto e é hora de salvá-lo. Clique em File na parte superior e selecione Save. Digite um nome para o serviço – isso é o que aparecerá quando você clicar com o botão direito do mouse em um arquivo – e pressione Salvar.

Agora você está pronto para copiar caminhos de arquivo usando o menu de contexto do seu Mac. Encontre o arquivo para o qual deseja copiar o caminho, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Serviços seguido do nome do seu serviço.

O caminho completo do arquivo será copiado para a área de transferência em formatação de texto simples.

Dica de bônus: atribua um atalho de teclado ao serviço Automator

Se quiser facilitar ainda mais a cópia de caminhos de arquivo, você pode atribuir um atalho de teclado ao seu serviço Automator personalizado. Então, quando você pressiona esta combinação de teclas, o caminho do arquivo selecionado será copiado automaticamente para a área de transferência.

Para fazer isso, vá para Preferências do Sistema > Teclado > Atalhos > Serviços, encontre o seu serviço na lista e escolha o seu atalho de teclado.

5 maneiras de revelar o caminho de um arquivo no MacOS