O modo “Picture in picture” está disponível há muito tempo para muitos dispositivos, exceto para o Apple Mac. Se você ainda não sabe o que é, é um modo que permite reproduzir um vídeo (ou qualquer outro conteúdo) em uma janela que flutua sobre as janelas de aplicativos existentes. Você pode assistir seus vídeos favoritos enquanto trabalha com outros aplicativos em sua máquina.
Quando a Apple anunciou o macOS Sierra, as coisas mudaram. Eles trouxeram o modo “picture in picture” com esta versão do macOS. Portanto, se você estiver executando pelo menos o macOS Sierra, poderá usar o modo PiP e assistir aos seus desenhos animados favoritos, palestras TED ou qualquer outro vídeo enquanto trabalha.
Ao contrário de muitos outros recursos, você não pode ativar este modo nas Preferências do Sistema ou em qualquer outro painel do seu Mac. Em vez disso, você terá que seguir um procedimento específico para usar o modo com seu serviço favorito em sua máquina. Felizmente, é bastante fácil.
Também criamos um pequeno vídeo em nosso canal do YouTube, onde mostramos como assistir ao Youtube no modo picture-in-picture no Safari e no Chrome:
Use o modo 'Picture in Picture' para vídeos do YouTube
Se há uma coisa que eu gostaria de ativar o modo primeiro, é o YouTube. Com milhões de vídeos disponíveis na plataforma, ela tem praticamente qualquer vídeo que você gostaria de assistir em um navegador flutuante no seu Mac. Ativar o modo PiP nesta plataforma é apenas uma questão de alguns cliques.
Para começar, acesse o YouTube e reproduza o vídeo com o qual gostaria de usar o modo PiP. Quando a página do vídeo abrir e o vídeo começar a ser reproduzido, clique com o botão direito do mouse no vídeo, mas não selecione nada no menu que aparece na tela.
Clique com o botão direito em mais uma vez em qualquer área vazia do vídeo e você verá um novo menu na tela. Selecione Picture in Picture neste menu. O vídeo se destacará da tela e aparecerá como uma janela flutuante.
Você pode arrastar o vídeo e colocá-lo em qualquer parte da tela para que ele se encaixe bem com outros aplicativos nos quais você está trabalhando. Você pode até redimensionar a janela passando o cursor sobre os cantos da janela e arrastando-os para fora.
Para desativar o modo, basta clicar no ícone que aparece no canto inferior direito da janela do vídeo. Você estará de volta ao site do YouTube.
Use o modo 'Picture in Picture' para vídeos do Vimeo
Ao contrário do YouTube, o Vimeo não oferece a opção de ativar o modo PiP clicando com o botão direito do mouse em um vídeo. No entanto, a opção está disponível se você usar o navegador Safari para acessar o site.
Se você deseja mudar seu navegador do Chrome ou qualquer outro navegador para o Safari, você tem a opção de usar o modo PiP para vídeos do Vimeo. Veja a seguir como funciona no Safari em um Mac.
Inicie Safari no seu Mac e acesse o site do Vimeo. Pesquise e reproduza um vídeo.
Assim que o vídeo começar a ser reproduzido, você encontrará um ícone para o modo PiP no canto inferior direito do vídeo. Clique nele e ele transformará o vídeo em uma janela flutuante para você.
Quando terminar de assistir ao vídeo, clique no ícone na janela do vídeo e ele fechará o navegador flutuante e o levará de volta ao site do Vimeo.
Assista à Netflix no modo 'Picture in Picture' no Mac
Se você não conseguiu terminar suas séries favoritas no Netflix porque estava sobrecarregado de trabalho, agora você pode assistir a série em uma janela flutuante e continuar com o trabalho.
Para começar, você precisa instalar uma extensão Safari da App Store. A Netflix, infelizmente, não é um dos sites com suporte nativo para o modo PiP do macOS, portanto, você precisará usar uma extensão de terceiros.
Vá até a Mac App Store, baixe e instale a extensão PiPifier no seu Mac. Inicie o aplicativo depois de instalado, embora não haja nada que você precise configurar no aplicativo. Vá para a próxima etapa para aprender a usar o aplicativo com o Safari.
Launch Safari no seu Mac, clique em Safari menu na parte superior, selecione Preferências e vá para a guia Extensões.
Marque a caixa de seleção ao lado de PiPifier Button.
Acesse a Netflix e faça login na sua conta, caso ainda não o tenha feito. Reproduza o vídeo de sua escolha, pause o vídeo e reproduza-o novamente. Você deve interagir com o vídeo pelo menos uma vez para que a extensão PiPifier funcione.
Em seguida, clique no ícone da extensão localizado na parte superior e seu vídeo sairá da janela atual do Safari.
Assista a vídeos do iTunes em uma janela flutuante
iTunes é construído pela Apple, então é óbvio que vai suportar nativamente o modo picture in picture do macOS. A ativação do modo no aplicativo leva apenas um clique e veja como fazer isso.
Launch iTunes e selecione e reproduza qualquer um dos seus vídeos. Quando o vídeo começar a ser reproduzido, você notará um pequeno ícone com uma seta no canto inferior direito do vídeo.
Clique nele e seu vídeo será reproduzido no topo das janelas do aplicativo.
Reproduzir vídeos locais e vídeos de outros sites no modo PiP
Se você tem seus vídeos armazenados localmente em seu Mac e eles ainda não foram adicionados ao iTunes, você ainda pode reproduzi-los em uma janela flutuante em sua máquina.
Para fazer a tarefa, você pode usar um aplicativo chamado Helium que permite reproduzir arquivos locais, bem como sites em janelas flutuantes no seu Mac.
Obtenha o aplicativo instalado da Mac App Store em sua máquina. Inicie o aplicativo, clique em Localização na parte superior e escolha uma das duas opções disponíveis:
- Abrir URL da Web – permite abrir um site em uma janela flutuante
- Abrir arquivo – permite abrir um arquivo local armazenado em seu Mac
Dependendo da opção que você escolheu, o aplicativo mostrará seu conteúdo em uma janela que flutua em sua tela. E, assim como qualquer outra janela, você pode arrastá-la para qualquer local que desejar e até mesmo redimensioná-la se quiser que ela seja maior ou menor que o tamanho original.
Conclusão
Se você é um multitarefa e não quer perder seu entretenimento enquanto trabalha, você pode habilitar o modo imagem em imagem que continuará a alimentá-lo com seu conteúdo favorito sobreposto suas janelas de trabalho.