No Windows, você tem o Bitlocker. Plataforma cruzada, você também tem o VeraCrypt (sucessor do TrueCrypt). Mas se você deseja criptografar uma pasta rapidamente no MacOS, a maneira mais rápida e fácil é usar o Utilitário de Disco.
O Utilitário de Disco é uma função incorporada ao sistema operacional macOS e pode fazer coisas como limpar e formatar discos rígidos macOS e mídias removíveis, como pendrives. Mas também pode pegar uma pasta em um macOS e criptografá-la usando o formato DMG.
Formato DMG
Se o formato DMG lhe parece familiar, provavelmente é porque também é o formato de arquivo padrão para arquivos de instalação de software macOS.Arquivos DMG são imagens de disco montáveis que compactam os arquivos dentro deles, da mesma forma que um arquivo Zip compacta arquivos do Windows em uma pasta.
Além de compactar arquivos, o DMG também pode criptografá-los. Veja como.
Criando uma pasta criptografada no utilitário de disco
Crie uma nova pasta em seu computador e coloque todos os arquivos que deseja criptografar nessa pasta.
Agora abra o Disk Utility, que você encontrará em Applications–>Utilities.
Vá para o menu no topo e escolha File–>New Image–>Image From Folder.
Agora navegue até o local da sua pasta de arquivos secretos, que no meu caso está na área de trabalho. Destaque a pasta e clique em “Escolher”.
Na caixa que aparece, confirme o seguinte:
- O nome do arquivo para a pasta criptografada.
- Onde você deseja salvar.
- O padrão de criptografia (128 bits geralmente é suficiente).
- Defina “Formato da imagem” para “Ler/Gravar”.
Ao definir o padrão de criptografia, uma caixa de senha aparecerá solicitando que você digite a senha desejada.
Se você já possui uma senha que deseja, digite-a duas vezes e clique em “Escolher”. No entanto, se você não tiver certeza de sua senha, o pequeno ícone de chave preta ao lado da caixa “Verificar” é um Assistente de senha. Clique na chave para abri-la.
Abaixe o menu e escolha o tipo de senha que deseja. Ao fazer isso, uma senha será preenchida automaticamente para você nas caixas fornecidas.
Você também pode especificar o tamanho da senha e a barra de qualidade será atualizada em tempo real.
Vale ress altar que, se você optar por uma opção de senha aleatória, precisará copiá-la e colá-la em algum lugar para se lembrar dela. Ou melhor ainda, use um gerenciador de senhas. A última coisa que você precisa é ser bloqueado em sua própria pasta criptografada.
Quando você tiver a senha que deseja, feche o Assistente de Senha e você voltará a esta janela.
Clique em “Salvar” para iniciar o processo de criptografia. O tempo que levará dependerá do tamanho da sua pasta criptografada.
Quando o arquivo DMG for criado, a pasta original não criptografada ainda estará lá. Ele não é excluído pelo Utilitário de Disco. Portanto, você pode querer excluir essa pasta, mas como eu disse agora, certifique-se de ter uma cópia da senha primeiro. Caso contrário, você será permanentemente bloqueado.
Se você acessar seu arquivo DMG criptografado recém-criado e clicar duas vezes nele, ele solicitará sua senha. NÃO marque a opção Chaveiro.